Páginas

sábado, 11 de agosto de 2018

GG Review - Sonic Triple Trouble (1994)



Salve pessoas!
Calcemos os Tênis de Impacto que vamos correr muito nesta Pérola do Game Gear! Se liguem que vamos cobrir Sonic the Hedgehog Triple Trouble.

Que podemos falar do Ouriço mais amado dos Games? Você já deve ter conferido aqui as matérias sobre Sonic 1 e Sonic 2 de Master System feitas pelo Adinan.
Decidi investigar uma série de jogos Sonic menos amados ou conhecidos pelo público.

TRIO PARADA DURA
Neste problema Triplo, há a estréia de Knuckles nos 8 Bits. Ainda era um personagem misterioso quando Sonic 3 era lançado no Mega Drive, não sabendo nós se era amigo ou inimigo, marcado pela risada debochada. Ele rouba as Esmeraldas do Caos e Sonic e Tails tentam resgatá-las. Robotnick aproveita a confusão e rouba a Esmeralda Amarela. A Confusão tá armada.


Pela primeira vez nos 8 Bits, há os 3 personagens que se tornaram canônicos: Sonic e Tails são jogáveis, Knukcles é um NPC que no fim das fases, faz uma graça com Sonic semelhante ao Sonic 3, apertando um botão que incendeia o cenário.


GRÁFICOS E SONS
O que temos nesse jogo de diferente? Não houve mudança na qualidade gráfica do jogo, apenas a inclusão de elementos novos. Vemos o cenário verde correspondente a Green Hill na primeira fase, temos os elementos tecnológicos no Sunset Park e há a bela opção de um Céu rosado na paisagem de neve do Robotnick Winter. O Sonic volta a ficar esguio, uma vez que pouco agradou o Sonic Hi-Tech de Sonic Chaos. A velocidade é que é um pouco menor que outros jogos Sonic especialmente nos loopings e Hard Dash. Herança do Sonic 3 de Mega, você vê as animações de Knuckles apertando um botão e incendiando tudo. (exceto em Robotnick Winter que cai uma avalanche).  


A música sem nenhum acréscimo é gostosa de ouvir, talvez dê sono quando Tails pilota (sim!! Ele pilota neste jogo!) e os efeitos sonoros são os mesmos com seus barulhinhos de anéis ganhos e perdidos. Não há vacilo quando o assunto é música em Sonic. Vacilo foi não ter os tradicionais bichinhos pra salvar. Mancada também de Sonic Chaos.


EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO...
O sistema de jogo é o mesmo, só há algumas inovações. Temos loopings, Sonic e Tails herdam os movimentos de Sonic Chaos: Os 2 personagens tem spin dash, o Ouriço ganha uma disparada (mais lenta que antes) e Tails voa por curto tempo, o que lhe dá acesso a caminhos diferentes.
Além dos itens tradicionais, as caixinhas de itens incluem os jatinhos e molas para Sonic voar e saltar. (A mola desaparece se você pular em outra mola). 
 além do item do jatinho, Tails tem um turbo que permite voar por uns segundos com alta velocidade.  As Esmeraldas encontram-se nas fases, em geral pontos secretos que você só percebe quando é tarde demais. A fase bonus (que surge ao pegar as esmeraldas) é medonha, a pior coisa do game. 

Os cenários trazem surpresas, o desafio aqui é achar as saídas bem mais intrigadas que outras versões 8 bits.
Great Turquoise é que substitui a Green Hill do jogo com palmeiras que quicam e tem as tartarugas com molas, semelhante às joaninhas de Sonic Chaos.
Em Sunset Park, o maquinário contra com carrinhos (como Sonic 2) e aparelhos que te atrapalham os movimentos (como na primeira fase de Sonic & Knucles) deixando Sonic e Tails vulneráveis no meio de um salto e um mosquitinho pode por tudo a perder.
Meta Junglira parece inspirada na fase Jungle de Sonic 1, mas há elementos dinâmicos, como o Alcatrão  que você pode quicar por um tempo pra não morrer e os cestinhos que funcionam como canhão.  Em Junglira também há bolhas que fazem Sonic quicar como um Pimball



Em Robotnick Winter, as neves que afundam e os ventos podem te surpreender te levando pra  lugares inesperados mas também perigosos. Aqui há o item de snowboard. Os pinguins que aparecem também surgem em Tails Adventure
Pidal Planet é a famigerada fase aquática, um infernal labirinto cheio de dutos e a falta d'ar é irritante. Você morre várias vezes quando está um pé de terminar a fase. Curiosamente além das bolhas de sempre, há um botão que libera uma bolha que te transporta e um submarino pra pilotar.
O jogo fecha com Atomic Destroyer, um labirinto infernal inspirado no Electric Egg de Sonic Chaos,  repleto de canhões, e para alcançar algum lugar deve tentar entrar nos túneis menos óbvios.


CHEFES CRIATIVOS
Os chefes são criativos e seus combates não são previsíveis. Sonic precisa pular nas tartarugas pra atingir o primeiro chefe Tartaruga Gigante.   Destaque pro Chefe Locomotiva na Fase 2, que você se mantém correndo (como na fase 1 de Sonic 3) pra enfrentá-lo. O chefe da Floresta é a Centopéia de Sonic Chaos, mas ela tem um ataque secreto. Os pinguins da fase de neve tem sua mãe como chefe. 


A surpresa está na fase aquática, em que o boss é o próprio Knuckles e você deve manter o ar pra não morrer. Na ultima fase, o Metal Sonic te espera guardando o caminho para Robotnick. 

Dica: O Metal Sonic torna-se invencível quando está em chamas!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se você é fã de Sonic das versões 8 bits, vale a pena olhar nesta versão Game Gear. Tão divertido que fãs estão desenvolvendo uma versão Mega Drive com Gráficos e Sons melhorados. Como fã, gostei do jogo, apenas achando cansativas as fases finais, embora gostei dos personagens que aparecem no jogo, inclusive um que não daremos spoilers. O jogo não é muito longo, mas tem um grau de desafio  e a diversão é garantida.
É também interessante pra nós retrogamers vermos Knuckles, como surge um personagem que acaba ficando canônico.



4 comentários:

  1. Gosto muito das versões 8-bit do Sonic. Uma pena a Tectoy não ter portado esta pro Master na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo esse jogo não ter sido portado como o Chaos.
      Vale a pena ver.
      Abraços!

      Excluir
  2. Já ouvi falar dessa versão do Game Gear e lendo esse post achei bem interessante o jogo quero dar uma conferda depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De tudo o que vemos, quem é fã do ouriço deve dar uma olhada neste jogo, Rock!
      Abração!

      Excluir