Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Especial: As Piores Capas!


Saudações, pessoal! Nosso tema de hoje é aquele que agrada muito os colecionadores, mas também nos faz dar algumas risdadas, as capa dos cartuchos. Desde o Atari, nos deparamos com capas de arte inspiradas e bonitas, mas outras bem bizarras. 



Algumas te confundem sobre como é o jogo, esperando que numa época de pouca capacidade gráfica, o jogador não esperasse muito do jogo. Selecionamos uma listinha com os que mais nos deixaram perplexos feitas para os consoles da SEGA: 




23º: YS III - Da série do jogo de um RPG bom que assume um jeito estranho na capa ocidental. Não parece nem o herói nem o game com o que você vê na tela.


22º: GOLDEN AXE - A famosa capa de Catuaba em todas as versões, mas essa versão europeia nós destacamos. Parece que escolheram modelos fisioculturistas besuntados no óleo pra tirar essa foto.



21º: SECRET COMMAND -  Esta capa dá uma sensação que o herói está incompleto. Um rascunho que nunca foi terminado. O Master investiu no Ocidente com capas minimalistas então dão a sensação que falta algo.




20º: SPACE HARRIER - Mais um caso do minimalismo que fica engraçado. Um homem pequenininho que atira num monstrão. Sensação que algo está faltando e ele voa balançando numa corda imaginária.


19º: FANTASY ZONE - A jornada de Opa-Opa nunca foi um dos jogos mais pretensiosos, mas parece que nem na hora de montar a capa foram ambiciosos, fazendo uma capa que você nem sabe a que se refere, talvez bactérias e anticorpos brigando.




18º: ACTION FIGHTER - A capa me sugere um jogo de Detetive, mas é um jogo de corrida, com um nome que parece de luta. Fica uma informação confusa que você compraria gato por lebre.




17º: ALEX KIDD IN THE ENCHANTED CASTLE - Adoramos Alex e até aceitamos a adaptação do rosto do personagem no Ocidente. Mas sinceramente, não conseguiria entender o que é o jogo e seu objetivo pela imagem.



16º: ALISIA DRAGOON - Um jogo muito bonito que a capa ocidental descaracterizou totalmente. Retiraram o elemento anime e trocaram a heroína por uma Red Sonja genérica, enquanto a heroína do jogo era até elegante com sua roupa mística, talvez pra lembrar do sucesso Golden Axe. Virou outro rótulo de Catuaba.



15º: SHOW DO MILHÃO - Nem é por qualquer esquisitice da capa, mas é pelo simples fato de ir na locadora e achar o próprio Homem do Baú apresentando seu programa no Mega Drive. Já vem na mente o "Mah-Oi!" ecoando nas nossas cabeças.



14º: STREETS OF RAGE 3 -  Nem acho tão ruim as capas de Streets of Rage pelo mundo. A primeira da versão americana até gosto, mas essa europeia aqui é muito estranha. Ganha daquela do Final Fight do SNES, em que o Haggar parece o Tom Selleck num cara-a-cara suspeito com um bandido.

 


13º: QUARTET  - Este foi um dos casos mais engraçados de conversão de Arcade. Os personagens ficaram atarracados por causa da capacidade dos sprites e a capa reproduz a imagem atarracada com tiros geométricos.




12º: STRIDER - Este clássico da Capcom tem seus fãs, mas todos concordam em ver o Edson Celulari nessa foto. Alguém já contou ao ator que foi homenageado?


11º: ZILLION - Um jogão divisor de águas e peça fácil de achar aqui no QG. Mas o que era uma capa baseada no anime no Oriente parece um simples forno de Microondas na versão Ocidental. Não dá pra entender.



10º: BLACK BELT - A SEGA americana devia ser muito fã de minimalismo. Mas quem não conhecia karatê não devia entender nada um pé com calça branca com um impacto. Este jogo teve o milagre de criar uma geração de fãs com a capa não ajudando mesmo.

 

9º: GREAT SOCCER (Cartão) - Uma capa segurando outra, no caso o Cartão SD. Algo semelhante ocorreu em Ghost House com aqueles morceguinhos. 



8º: GREAT SOCCER (Cartucho) - A Capa é idêntica à Black Belt, mas é de Futebol!! Parece que Riki só botou uma meia e chuteira e posou de novo. Haja preguiça pra fazer uma arte criativa.



7º: DYNAMITE DUKE - Apenas pergunto: Pra quê isso?! Naquela época brucutus faziam sucesso, mas essa cara de mamão macho assustado deve ter assustado muito jogador.



6º: ALTERED BEAST - Este jogo tem várias capas para gostos diferentes, mas esta é a mais bizarra. Parece aquelas danças de clipes indianos. Só consigo pensar em "Golimar"! 




5º: TOMMY LASORDA BASEBALL - Já vi jogos estrelados por atletas reais. Mas essa cara de pastel é constrangedora, Nem quero ver o jogo.


4º: EL VIENTO - Mais um jogo de arte anime que a versão ocidental pagou mico em "traduzir" a imagem. A heroína cercada de gangsters parece que usa roupas indígenas com um penteado de cantora de Disco Music. Eu teria medo de jogar se não conhecesse. 


3º: TROUBLE SHOOTER -  Já fazia sucesso capas de jogos com heroínas bonitas, mas este aqui falhou miseravelmente. Além do cenário nada a ver, parece que saíram do banheiro sem tirar o gel do cabelo e uma delas foi esticada por tortura medieval.



2º: NUCLEAR CREATURE - Conhecido como Transbot na versão japonesa. Até é um jogo divertido, mas a arte de um robô tão tosco afastou muitos jogadores.



1º: PRO-WRESTLING - Não basta ser uma capa minimalista, tem que ser uma capa surreal. Um cara sem cabeça enforcando uma cabeça sem corpo?! Que charada é essa que quiseram fazer?

__________________________________________
E aí, gente? Curtiram? Mandem sugestões de outras capas absurdas e estranhas. Até mais!


10 comentários:

  1. Muito bizarro! Parece que foram feitas com preguiça e de qualquer jeito e ainda editadas no paint kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Não espalha mas muito meme na nossa página do Facebook é editada no Paint e fica melhor. É divertido lembrar disso numa época que o povo era mais ingênuo.
      Abraços

      Excluir
  2. Como ilustrador, só não posso concordar com Golden Axe, Alisia Dragoon e Ys. Afinal, essas artes não mereciam estar em nenhuma lista de piores capas. JAMAIS. Embora Golden axe não mostre o Gameplay do jogo, sua arte mostra pontos fortes em comparação à maioria da lista (e visto que a qualidade da arte foi fator de decisão). Street of Rage, por exemplo, tem uma boa arte, mas tem composição pobre. Para o lugar de Golden Axe e Alisia Dragoon as capas de Bio Hazard 1 e a versão directors cut, poderia estar na lista, pois são preguiçosas ao extremo e não mostram nenhuma informação do gameplay. A directors cut é apenas o rosto do primeiro zumbi. É uma cena icônica, mas a arte é pobre que dói. A do Bio Hazard tem um olho sangrando. Muitos acham genial e até melhor que a capa da versão americana, mas a tal capa é pobre (um olho desenhado com uma gota de sangue), não informa nada do gameplay, e é uma arte simples, coisa que qualquer ilustrador faz ao ver tutorial de olho. A capa americana é bonita, usa bem as cores, tem uma linda composição, mostra o gameplay (soldado, arma, inimigo monstruoso, local onde a ação se passa). A expressão forte do rosto do soldado mostra o gênero do jogo: terror. A arma mostra ação. É perfeita. Mas o olho sangrando é um dos clichês que agrada a maioria. Aliás, taí um bom post a ser feito um dia por alguém: capas clichezonas que muitos acham lindas, mas que são ruins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na parte de Mega drive, J League Champion Soccer, Revolution X e Probotector (EU) mereciam estes lugares.

      Excluir
    2. beyond oasis (americana) é cópia sem graça de wonder boy (game gear) que é bem mais bonita (embora tbm se pareça com muitas).

      Excluir
    3. Oi Leandro. Obrigado pela sua resposta.
      Fizemos essa amostragem baseada em opiniões de vários gamers pasme: muitos não gostam desta capa do Streets of Rage (essa realmente não vi problema) e Golden Axe é pelafamosa piada da catuaba, nem era por ser feia exatamente.
      Alisia apenas me desagradou, mas entendo quem goste.
      Mas é assim. Faz parte mesmo a opinião. E vamos conferir o jogo sugerido.

      Excluir
  3. Aliás, dá só uma olhada nas capas atuais... A de Evil Within, resident evil revelations unveiled edition (wii u). As capas atuais são piores, principalmente porque a maioria usa personagens do jogo, ou seja não precisam de uma arte desenhada, e mesmo assim falham em criam uma boa composição. Tem mais capas feias atualmente do que antigamente. O que é incrível, mas se explica porque as pessoas já conhecem o jogo da internet e não há necessidade tão forte de conquistá-las na prateleira (que quase nem existem), logo, não é muito necessário gastar com pintores, desenhistas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Voltando aqui.
      De fato, as capas atuais são pouco caprichadas. Essa parte nem sequer me ocupo já que nem jogo muito jogos após a quarta geração.
      Apenas vou lembrar que não falamos de capas feias. Quase nenhuma da lista é. O comentário do jogo do Silvio Santos é a melhor explicação disso.
      Abraços.

      Excluir
  4. Agora, o Master não tem muita capa feia, a maioria é bonita, as japonesas então... matam a pau. No entanto, algumas têm a versão ocidental e oriental ótimas, e em alguns casos, a ocidental é melhor: Golvellius. Um bom post poderia ser as melhores artes de capas de jogos do Master (tirando aí, a parte quadriculada da formatação, ficando apenas com a arte. 10 melhores capas ocidentais e 10 mellhores capas orientais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É maisa questão do minimalismo. Nós fizemos um ranking de capas bonitas. Confere lá que aceitamos mais sugestões.
      Abraços!

      Excluir