Saudações, pessoal! Nosso tema de hoje é aquele que agrada muito os colecionadores, mas também nos faz dar algumas risdadas, as capa dos cartuchos. Desde o Atari, nos deparamos com capas de arte inspiradas e bonitas, mas outras bem bizarras.
Algumas te confundem sobre como é o jogo, esperando que numa época de pouca capacidade gráfica, o jogador não esperasse muito do jogo. Selecionamos uma listinha com os que mais nos deixaram perplexos feitas para os consoles da SEGA:
23º: YS III - Da série do jogo de um RPG bom que assume um jeito estranho na capa ocidental. Não parece nem o herói nem o game com o que você vê na tela.
22º: GOLDEN AXE - A famosa capa de Catuaba em todas as versões, mas essa versão europeia nós destacamos. Parece que escolheram modelos fisioculturistas besuntados no óleo pra tirar essa foto.
21º: SECRET COMMAND - Esta capa dá uma sensação que o herói está incompleto. Um rascunho que nunca foi terminado. O Master investiu no Ocidente com capas minimalistas então dão a sensação que falta algo.
20º: SPACE HARRIER - Mais um caso do minimalismo que fica engraçado. Um homem pequenininho que atira num monstrão. Sensação que algo está faltando e ele voa balançando numa corda imaginária.
19º: FANTASY ZONE - A jornada de Opa-Opa nunca foi um dos jogos mais pretensiosos, mas parece que nem na hora de montar a capa foram ambiciosos, fazendo uma capa que você nem sabe a que se refere, talvez bactérias e anticorpos brigando.
18º: ACTION FIGHTER - A capa me sugere um jogo de Detetive, mas é um jogo de corrida, com um nome que parece de luta. Fica uma informação confusa que você compraria gato por lebre.
17º: ALEX KIDD IN THE ENCHANTED CASTLE - Adoramos Alex e até aceitamos a adaptação do rosto do personagem no Ocidente. Mas sinceramente, não conseguiria entender o que é o jogo e seu objetivo pela imagem.
16º: ALISIA DRAGOON - Um jogo muito bonito que a capa ocidental descaracterizou totalmente. Retiraram o elemento anime e trocaram a heroína por uma Red Sonja genérica, enquanto a heroína do jogo era até elegante com sua roupa mística, talvez pra lembrar do sucesso Golden Axe. Virou outro rótulo de Catuaba.
15º: SHOW DO MILHÃO - Nem é por qualquer esquisitice da capa, mas é pelo simples fato de ir na locadora e achar o próprio Homem do Baú apresentando seu programa no Mega Drive. Já vem na mente o "Mah-Oi!" ecoando nas nossas cabeças.
14º: STREETS OF RAGE 3 - Nem acho tão ruim as capas de Streets of Rage pelo mundo. A primeira da versão americana até gosto, mas essa europeia aqui é muito estranha. Ganha daquela do Final Fight do SNES, em que o Haggar parece o Tom Selleck num cara-a-cara suspeito com um bandido.
13º: QUARTET - Este foi um dos casos mais engraçados de conversão de Arcade. Os personagens ficaram atarracados por causa da capacidade dos sprites e a capa reproduz a imagem atarracada com tiros geométricos.
12º: STRIDER - Este clássico da Capcom tem seus fãs, mas todos concordam em ver o Edson Celulari nessa foto. Alguém já contou ao ator que foi homenageado?
11º: ZILLION - Um jogão divisor de águas e peça fácil de achar aqui no QG. Mas o que era uma capa baseada no anime no Oriente parece um simples forno de Microondas na versão Ocidental. Não dá pra entender.
10º: BLACK BELT - A SEGA americana devia ser muito fã de minimalismo. Mas quem não conhecia karatê não devia entender nada um pé com calça branca com um impacto. Este jogo teve o milagre de criar uma geração de fãs com a capa não ajudando mesmo.
9º: GREAT SOCCER (Cartão) - Uma capa segurando outra, no caso o Cartão SD. Algo semelhante ocorreu em Ghost House com aqueles morceguinhos.
8º: GREAT SOCCER (Cartucho) - A Capa é idêntica à Black Belt, mas é de Futebol!! Parece que Riki só botou uma meia e chuteira e posou de novo. Haja preguiça pra fazer uma arte criativa.
7º: DYNAMITE DUKE - Apenas pergunto: Pra quê isso?! Naquela época brucutus faziam sucesso, mas essa cara de mamão macho assustado deve ter assustado muito jogador.
6º: ALTERED BEAST - Este jogo tem várias capas para gostos diferentes, mas esta é a mais bizarra. Parece aquelas danças de clipes indianos. Só consigo pensar em "Golimar"!
5º: TOMMY LASORDA BASEBALL - Já vi jogos estrelados por atletas reais. Mas essa cara de pastel é constrangedora, Nem quero ver o jogo.
4º: EL VIENTO - Mais um jogo de arte anime que a versão ocidental pagou mico em "traduzir" a imagem. A heroína cercada de gangsters parece que usa roupas indígenas com um penteado de cantora de Disco Music. Eu teria medo de jogar se não conhecesse.
3º: TROUBLE SHOOTER - Já fazia sucesso capas de jogos com heroínas bonitas, mas este aqui falhou miseravelmente. Além do cenário nada a ver, parece que saíram do banheiro sem tirar o gel do cabelo e uma delas foi esticada por tortura medieval.
2º: NUCLEAR CREATURE - Conhecido como Transbot na versão japonesa. Até é um jogo divertido, mas a arte de um robô tão tosco afastou muitos jogadores.
1º: PRO-WRESTLING - Não basta ser uma capa minimalista, tem que ser uma capa surreal. Um cara sem cabeça enforcando uma cabeça sem corpo?! Que charada é essa que quiseram fazer?
__________________________________________
E aí, gente? Curtiram? Mandem sugestões de outras capas absurdas e estranhas. Até mais!
Muito bizarro! Parece que foram feitas com preguiça e de qualquer jeito e ainda editadas no paint kkkk
ResponderExcluirPois é! Não espalha mas muito meme na nossa página do Facebook é editada no Paint e fica melhor. É divertido lembrar disso numa época que o povo era mais ingênuo.
ExcluirAbraços
Como ilustrador, só não posso concordar com Golden Axe, Alisia Dragoon e Ys. Afinal, essas artes não mereciam estar em nenhuma lista de piores capas. JAMAIS. Embora Golden axe não mostre o Gameplay do jogo, sua arte mostra pontos fortes em comparação à maioria da lista (e visto que a qualidade da arte foi fator de decisão). Street of Rage, por exemplo, tem uma boa arte, mas tem composição pobre. Para o lugar de Golden Axe e Alisia Dragoon as capas de Bio Hazard 1 e a versão directors cut, poderia estar na lista, pois são preguiçosas ao extremo e não mostram nenhuma informação do gameplay. A directors cut é apenas o rosto do primeiro zumbi. É uma cena icônica, mas a arte é pobre que dói. A do Bio Hazard tem um olho sangrando. Muitos acham genial e até melhor que a capa da versão americana, mas a tal capa é pobre (um olho desenhado com uma gota de sangue), não informa nada do gameplay, e é uma arte simples, coisa que qualquer ilustrador faz ao ver tutorial de olho. A capa americana é bonita, usa bem as cores, tem uma linda composição, mostra o gameplay (soldado, arma, inimigo monstruoso, local onde a ação se passa). A expressão forte do rosto do soldado mostra o gênero do jogo: terror. A arma mostra ação. É perfeita. Mas o olho sangrando é um dos clichês que agrada a maioria. Aliás, taí um bom post a ser feito um dia por alguém: capas clichezonas que muitos acham lindas, mas que são ruins.
ResponderExcluirNa parte de Mega drive, J League Champion Soccer, Revolution X e Probotector (EU) mereciam estes lugares.
Excluirbeyond oasis (americana) é cópia sem graça de wonder boy (game gear) que é bem mais bonita (embora tbm se pareça com muitas).
ExcluirOi Leandro. Obrigado pela sua resposta.
ExcluirFizemos essa amostragem baseada em opiniões de vários gamers pasme: muitos não gostam desta capa do Streets of Rage (essa realmente não vi problema) e Golden Axe é pelafamosa piada da catuaba, nem era por ser feia exatamente.
Alisia apenas me desagradou, mas entendo quem goste.
Mas é assim. Faz parte mesmo a opinião. E vamos conferir o jogo sugerido.
Aliás, dá só uma olhada nas capas atuais... A de Evil Within, resident evil revelations unveiled edition (wii u). As capas atuais são piores, principalmente porque a maioria usa personagens do jogo, ou seja não precisam de uma arte desenhada, e mesmo assim falham em criam uma boa composição. Tem mais capas feias atualmente do que antigamente. O que é incrível, mas se explica porque as pessoas já conhecem o jogo da internet e não há necessidade tão forte de conquistá-las na prateleira (que quase nem existem), logo, não é muito necessário gastar com pintores, desenhistas...
ResponderExcluirOpa! Voltando aqui.
ExcluirDe fato, as capas atuais são pouco caprichadas. Essa parte nem sequer me ocupo já que nem jogo muito jogos após a quarta geração.
Apenas vou lembrar que não falamos de capas feias. Quase nenhuma da lista é. O comentário do jogo do Silvio Santos é a melhor explicação disso.
Abraços.
Agora, o Master não tem muita capa feia, a maioria é bonita, as japonesas então... matam a pau. No entanto, algumas têm a versão ocidental e oriental ótimas, e em alguns casos, a ocidental é melhor: Golvellius. Um bom post poderia ser as melhores artes de capas de jogos do Master (tirando aí, a parte quadriculada da formatação, ficando apenas com a arte. 10 melhores capas ocidentais e 10 mellhores capas orientais.
ResponderExcluirSim! É maisa questão do minimalismo. Nós fizemos um ranking de capas bonitas. Confere lá que aceitamos mais sugestões.
ExcluirAbraços!