Fala Pessoal!
É dia de abandonar um pouquinho a pancadaria e as jornadas épicas, para adentrar o mundo do Esporte. Mas é lá na periferia, nas quadras de rua, que vamos conferir este clássico pra Mega Drive. Se liga em Jammit!
Jammit é um jogo que chamou relativa atenção quando foi lançado para os 16 bits da SEGA e Nintendo. A ideia era trazer para telinha o Basquete que formou craques como Shaq O'Neil e "Magic"Johnson, nas quadras de rua.
Para esta competição quente, você poderá escolher entre 3 feras: Chill, o personagem mais equilibrado. Slade, o mestre em dribles e um personagem mais pesado, e Roxy, a mais rápida. Para os jogadores mais feras, o desafio é enfrentar Judge, o "Boss" do jogo.
GRÁFICOS E SONS
O grande mote de Jammit em 1994 é justamente a técnica Gráfica que foi usada. Depois do sucesso de Mortal Kombat, muitas empresas arriscavam no uso de personagens digitalizados. Atores reais posaram e quadro a quadro foram desenvolvidos. Além dos movimentos detalhados, dignos de um jogo da Disney, existe os closes no salto até a cesta, herança do estilo desde Double Drible. Os cenários são variados e bonitos, desde uma quadra parecendo ambientada em Gotham City (o céu vermelho com silhuetas de prédios) até quadra de beira mar, separadas da praia por uma cerca.
Os sons são uma gostosa trilha Hip Hop, aliás, o cartucho original acompanhava um CD com as trilhas, muito variada. As vozes então me agradaram, mesmo no padrão Mega Drive, com direito a chamar o adversário de "sucker" e algumas gírias na hora de encaçapar as bolas. Alguns acharão repetitivo, mas dá o tom da atmosfera.
AS FERAS
Dica: Antecipe o CPU na Cesta antes do close |
CHILL
Técnicas:
Quick Slick
Jamin Slams
Rough n' Tough
Dica: Com Roxy, quando o CPU lhe passar a primeira bola, salte logo e lance uma cesta de dois pontos. |
Técnicas:
Pretty Fast
Long Shooter
Slaps most Away
Dica: Quando retomar a bola, tome cuidado pra não fazer "cesta contra". Saía da área |
SLADE
Never Tires
Fast n' Loose
Mean Streak
Fast n' Loose
Mean Streak
Judge é apelão em todos os sentidos! |
Tower of Power
Strong n' Fast
Precise Shooter
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NA PISTA
Nem preciso falar aos leitores correntes aqui do QG Master que não tenho o menor jeito com jogos esportistas. Para mim, o diferencial foi justamente o jogo ser individual e não de equipe, tendo apenas 4 personagens no jogo.
Como se não fosse suficiente o jogo simples, você tem vários modos de jogo, no 1 to 1, é mais ou menos assim: Você tem uma grana que é seu "Life", apostando $100 por partida, perde quem ficar duro.
Como se não fosse suficiente o jogo simples, você tem vários modos de jogo, no 1 to 1, é mais ou menos assim: Você tem uma grana que é seu "Life", apostando $100 por partida, perde quem ficar duro.
Há outros como um Modo que uma seta imaginária que se move no chão, te pontua se você lança sobre ela. Outro modo é que quem chega à 20 pontos, não zera a pontuação do adversário, ganhando quem fizer mais vezes o placar.
O jogo em si é desafiador. O botão A dá saltos e lances, o Botão B empurra e tenta roubar a bola, o Botão C é responsável pelos dribles.
Dificilmente o CPU erra uma cobrança de falta. |
Tendo cada personagem características diferentes, uma tática que funciona bem com um, dá fracasso total no outro. Então é bom testar com todos até sentir que um é mais confortável pra você.
Seja criativo nos controles e conseguirá lançamentos ousados como este |
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Jammit era em 1994 o que havia de mais realista nos videogames. É um jogo ligeiro, agrada a vista, mas com os gráficos 32-64 bits, perdeu seu encanto pra galera que acompanhou a próxima geração. Apesar do elenco pequeno, se torna divertido quando você descobre as manhas do seu personagem favorito, focando na habilidade pessoal de cada personagem. Para quem não curte o estilo, saibam que foi muito divertido pra mim. Até a próxima!!
Me parece ser um jogo bem diferente para época que foi lançado.
ResponderExcluirSim, ele era inovador com apenas um personagem individual e o gráfico digitalizado como MK, achei divertido!
ResponderExcluirAbraço!