Páginas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

MD REVIEW - Mortal Kombat (1993)


PREPARE YOURSELFS!
Hoje vamos cobrir mais um Review que já conferimos no Master System,  mas ainda precisamos ver no Mega Drive. 
Venha ver como ficou a versão SEGA do primeiro Mortal Kombat.


Quem acompanhou aqui, já viu a história original de Mortal Kombat. O lendário torneio Shaolim de Artes Marciais, a usurpação de Shang Tsung de 500 anos atrás, quando o seu campeão Goro derrotou o monge Kung Lao. 
Ainda não tínhamos as complexas informações sobre Shao Khan e o Outworld.

Mortal Kombat tinha como diferencial os atores digitalizados e o alto nível de violência (fichinha pros dias de hoje), compensando que a jogabilidade de Street Fighter II e outros concorrentes era mais interessante.

Dica: o cheat de violência era super conhecido, 
Mas para quem não lembra: digite na tela "Codes of Honor" ABACABB

Também comentamos sobre o lançamento simultâneo em 5 plataformas (SNES, Mega, Master, G. Boy e G. Gear) chamado de Mortal Monday em 1993. 

A versão SNES foi mais fiel em gráficos e sons devido à enorme paleta de cores e bons canais de áudio, mas a versão Mega, apesar de menos detalhes e cores e barras de energia "finas", ganhou pela jogabilidade e o sangue/fatalities que poderia ser ativado com um cheat.


Como tradição da época, havia as fases bônus que às vezes eram mais difíceis que os próprios inimigos.


OS KOMBATENTES


 JOHNNY CAGE
Como o jogo foi inspirado nos antigos filmes de Artes Marciais de Hong Kong, é claro que deveria ter um personagem ator. Diz a lenda que Van Damme teria sido convidado, mas recusou. Logo, Daniel Pesina foi chamado assumindo o nome de Johnny Cage.

Cage é quase um lutador-base do jogo. A chama verde é a fireball padrão. O chute sombra tem a vantagem de vencer outros golpes de investida.
O Splits, o soco baixo, atinge inimigos de surpresa,  com exceção óbvia de Sonya. O único golpe normal diferencial é o usado no Fatality, o Uppercut que tem mais alcance.

JOHNNY CAGE

T, F + soco baixo - Green Flame

T, F +chute baixo - Shadow Kick

Defesa+soco baixo - Splits

FATALITY - F, F, F + Soco alto



                                              

KANO
Dos personagens normais, Kano poderia ter o epíteto de aprendiz de vilão, tendo o Fatality mais violento.  Membro da Black Dragon,  entra no torneio pela glória e fortuna, sua máscara é inspirada no "Fantasma da Opera", que também é vinheta do game.

Por ter comandos especiais usando Defesa, seus golpes tem características diferentes como parar sua bolinha no ar. Não tem poderes misticos ou ki, seu projétil são facas. De perto, vai de cabeçada.

KANO

(Defesa) T, F - Knife Throw

(Defesa) 360º - Canon Ball

soco alto (perto) - Head Press

FATALITY - T, T, T + Soco alto





RAYDEN 
O nome está relacionado ao deus japonês do trovão. Tsung,  para ostentar seu poder, decidiu convidá-lo para esta edição do torneio. Foi inspirado num trio de personagens do filme "Aventureiros do Bairro Proibido".

Rayden parecia lento no Arcade, mas só sua animação. Seu projétil, é claro, é o relâmpago. O Teleport nem sempre é tão útil contra a CPU em Mortal Kombat,  mas com antecedência pode ajudar o jogador. O Super Man é um golpe de investida muito rápido,  porém pode ser congelado por Sub Zero e vencido pelos golpes de Johnny e Liu.

RAYDEN

B, B/F, F+soco alto - Lighting Throw

T, T, F - Super man

B, C - Teleport

FATALITY - F, F, T, T, + Soco alto







LIU KANG
É o protagonista do jogo, um monge membro da Super secreta Sociedade da Lotus Branca. 
Nesta versão, ainda tinha um design inspirado em Bruce Lee. Tem a Fatalidade menos violenta do game, a Estrela. 

Como Johnny Cage,  também é lutador-base. A Fireball só muda a cor de Cage, mas o Flying Kick atravessa o inimigo muito perto. A melhor tática é a alternância entre a Fireball e o Flying Kick.

LIU KANG

F, F+ Soco alto - Orange Fireball

F, F+ Chute alto - Flying Kick

FATALITY - 360º no direcional






SUB ZERO
É um ninja do clã Lin-Kuei, que existiu milenarmente na região da Manchúria, nordeste da China. 
Possuía uma Aura de mistério,  que depois sabemos que não era o último deles, e que seu objetivo era a cabeça de Shang Tsung.
Seu poder mais característico leva seu codinome, o domínio sobre o frio. O Freeze era o primeiro poder paralisante que muitos se afeiçoaram pelo Ninja, e o Slide é um golpe de investida baixo que dá para contra-atacar magias. 

Mande um Freeze, e complete com uma voadora e mande o Slide ainda em queda.

SUB ZERO

B, B/F, F+soco baixo - Freeze

T+ Chute baixo+alto - Slide Kick

FATALITY - F, B, F+ Soco alto





SCORPION
Antes da sua história explicar a trajetória de Hanzo, apenas sabia-se que era o rival de Sub Zero.
Scorpion é o Ninja munido da primeira arma, o Arpão que caracterizou que os ninjas deveriam ter poder paralisante. 
Outra habilidade Ninja é o Teleport Punch, que atinge o inimigo que se afasta demais, mas não funciona no canto da tela.

SCORPION

T, T +soco alto - Van Damm Spear

B, B/T, T+soco alto - Teleport Punch

FATALITY - (Defesa) C, C






SONYA BLADE
Sonya era uma agente encarregada de capturar Kano, mas foi emboscada por ele com o plano de força-la à participar do torneio.
As piadas eram comuns que seu traje parecia de professora de aeróbica...

Sonya não tem golpes de investida horizontal, o Flying Punch (confundido no início com um teleport) é usado para voadoras. Em compensação,  sua magia, os Anéis são os mais fáceis de executar e tem o melhor golpe especial de perto, a Tesoura. Um bom combo é usar a Tesoura após uma rasteira.
Sua voadora é horizontal e seu uppercut tem bom alcance.

SONYA BLADE

T + soco alto - Ring Toss

F, T +soco alto - Flying Punch

B+Defesa+chute baixo - Scissor kick

FATALITY - T, T, F, F, + Defesa




ENDURANCE MODE
Após todos os inimigos serem derrotados, você enfrenta a si mesmo, no "Mirror Mode" e ainda uma das maiores atrocidades já projetadas, o endurance, em que você luta com TRÊS DUPLAS. O personagem deve economizar ao máximo o Life da primeira luta para ter fôlego no segundo oponente 



OS BOSSES


Quando todos os guerreiros do Endurance  são derrotados, entrava um dos desafios mais icônicos, Goro, o Homem-dragão, que aparece de surpresa na tela. 
Goro tem socos muito fortes, sua magia é poderosa e seu arremesso pode definir a luta. 
O desespero é quando ele agarra com as mãos de baixo e bate com as de cima. 

Além do redutor de dano, rasteiras são inúteis nele. 


Shang Tsung é o último desafio do game. 
Seu poder se resume ao disparo de Rikuro Kubi (caveiras flamejantes) e transformações. 

Não tem ataques físicos, exceto quando transformado. Sua única desvantagem é sua resistência frágil pelos 500 anos, recebendo mais dano. Tsung já me pegou em transformações oportunas, como virar Rayden para teleportar contra uma magia, no Scorpion e mandar um arpão de surpresa, ou no Goro para me apavorar de vez. 
Mas não é impossível de vencer não.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

É interessante perceber que Mortal Kombat 1 nem é um dos retrogames mais procurados, quando foi o pioneiro de muito coisa. O trabalho de Ed Boom é John Tobias é tão bem  bolado que me diverti revendo está conversão para o Mega Drive, com todas as reduções em relação ao Arcade. 

Claro que são poucos personagens e o sistema de kombat ainda tinha poucos golpes, mas vale pela nostalgia jogar em sequência o Mortal 1 para emendar para valer o Mortal 2. Pela menos, é um marco no Museu do Game.
Fica a dica.  Até a próxima pessoal!


2 comentários:

  1. Olá, Rodrigão!
    Tudo bem?
    Rapaz, você curte mesmo Mortal Kombat, hein? Qualquer hora dessas, temos que tirar uns Versus. Sei que irei apanhar mas, seria muito legal! Rss!!!
    Por falar no primeiro game na série... já viu a versão "Arcade Edition"? Hoje, só jogo ela pois, colocaram, todos os elementos (e alguns mais) da versão arcade. Em uma das fotos deste teu review, aparece o Ermac... ele também está no game. E, dando spoiler, ele é o chefe final se não perder nenhum round. Ficou um trabalho fenomenal... recomendo.
    Abraço!

    P.S.: Apareça mais!
    Seus textos são muito bons.

    ResponderExcluir
  2. Joguei muito a versão de Super Nintendo na locadora e a versão de Master System em casa adorava pois era o videogame que eu tinha naquele momento em casa bons tempos viu.

    ResponderExcluir