Páginas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A história dos Lemmings

Feriadão quebrando a semana, eu aqui de boa, nada pra fazer (compromissos cancelados de última hora: chácara, piscina e churras... snif, snif), resolvi começar meu empenho para a Redenção Gamística, iniciando pelo querido Donkey Kong, mas... calma, ainda é cedo pra falar sobre isso, logo trarei novidades completas.
O que me traz aqui hoje é outro assunto. Na verdade, pensei até em inaugurar no blog o primeiro Master Review, seção que será definida como uma das mais importantes aqui. Mas no desenvolver do meu texto resolvi mudar o rumo da prosa, descartando qualquer análise do jogo em si. Em suma, eu me interessei por falar sobre o assunto a seguir quando estava lendo a revista Mundo Estranho do mês corrente - Abril (Aliás, que capa sinistra, me amarrei!).

Em uma das matérias chamada "Os animais também cometem suicídio?" - pág 48, vi algo sobre roedores suícidas chamados Lemingues. Já ouviu falar? Não te lembra nada? Alguma semelhança?


Obs.: Não se assuste! Não recortei a revista para tirar
a foto, fiz no Photoshop mesmo :)


Sim, são eles sim: Os Lemmings!!! Que do francês significa: Lemingues.



Na matéria diz o seguinte: "Os lemingues são pequenos roedores herbívoros, com até 15 cm de comprimento, que vivem na Escandinávia e em áreas próximas ao Polo Norte, reproduzindo-se com facilidade. Quando a população aumenta muito, eles se suicidariam pulando de penhascos..."

Hum, interessante né? Já leu o que diz o verso da caixa do game (versão Master System, ok? Obviamente eu sou mais indicado a falar desse console né?). Dá um bico:


scan: smspower


Leu? Tem aquele parte: ...os Lemmings são pequenas e adoráveis criaturas que vivem perto do Pólo Norte." e também: "Uma vez por ano, sua população aumenta muito..." e por fim: "...cair de penhascos e se esborrachar no chão..."


Mas fala aí... por que do cabelo verde?


Voilà! Os queridos lemmings do jogo tem sua origem baseada em roedores que existem de verdade e apresentam um comportamento bem fiel ao real. Mas não se assemelham nada na aparência.


Olha o bichinho aí.


Em minha completa ignorância, nunca pude imaginar isso. Acreditava que o criador tivesse se baseado em sei lá... Smurfs? Nuossa, totalmente fora de prumo não? hahaha.


Não obstante, busquei mais informações e achei facilmente no Wikipédia o seguinte trecho sobre os Lemingues, na parte que fala do "mito" do suicídio em massa dos bichinhos: "...e alguns populares videogames, dentre eles opiniões de todos num rumo de conseqüência potencialmente perigosas e fatais." Sim, ele se refere ao jogo homônimo "Lemmings" lançado para diversas plataformas, dentre elas o Master System, presenteado com uma belíssima versão.

Falando em versão para o Master System, este chegou em 1991, desenvolvido pela empresa DMA Design Limited em conjunto com a SEGA Enterprises Ltd. Outras plataformas que foram presenteadas com esse game são: 3DO, Amiga, Amiga CD32, Amstrad CPC, Atari ST, CD-i, Commodore 64, DOS, Game Boy, Game Boy Color, Game Gear, Genesis, J2ME, Lynx, Macintosh, NES, SNES, Windows 3.x, ZX Spectrum | Combined View. No site MobyGames você pode se interar melhor sobre todas elas.


Lemmings para Master System


Lemmings é um jogo diferente, inteligente, divertidíssimo e viciante. De início parece muito fácil, temos apenas que conduzir os pobres e indefesos lemmings até um portal que leva a outro nível. Porém, a cada nível novos obstáculos aparecem e é então que uma a uma, as habilidades dos roedores vão aparecendo. Seja escalando um morro (não fale penhascos perto deles), seja cavando ou escavando, bloqueando passagens e até se explodindo (sim, existente Lemmings bombas, mas não são terroristas, são bonzinhos e fazem por um bem maior, acredite!).


No Master System os cenários estão bem desenhados e coloridos.


Ok, talvez você já sabia tudo isso. Talvez o fato dos roedores chamados Lemingues serem conhecidos no mundo todo seja mais comum do que eu imaginei. Mas não devo estar sozinho nesse mundo, muita gente não deve conhecer até hoje essa história, que achei muito interessante por sinal. Estes últimos por favor, me acompanhem, vamos pular de um penhasco juntos.

Por hoje é só pessoal, um bom feriado a todos!

3 comentários:

  1. Cara, eu não sabia que o jogo era baseado em uma criatura real, o jogo é tão legal que nem pude imaginar isso. Passei e passo horas jogando isso!

    ResponderExcluir
  2. Fala Felipão! Que bom que alguém comentou sobre essa matéria tava com medo que ninguém tivesse visto ou gostado... e eu curti muito fazer ela, rsrs
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Vida difícil essa dos Lemmings não? vivem só para se reproduzirem e depois se suicidam? mas cada um na sua como já dizia o comercial he he. mais uma notícia que eu desconhecia obrigado pela informação.
    Abraço !
    http://quemtaai-logan.blogspot.com/
    http://mastersystemgames.blogspot.com/

    ResponderExcluir