Páginas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

TOP 5 - Jogos de Terror do Master


Salve amiguinhos! Leo S. de volta com mais um Top 5 "from hell", e este literalmente do inferno! Tirem as crianças da sala, pois a lista de hoje é macabra... nefasta... assustadora!!! huohuohuo (risada maléfica =P).
Numa época onde os jogos não tinham um nível de realidade convincente (longe disso), os pixels mal assustavam nos 16-bits quanto mais no 8-bits. Ainda seriamos surpreendidos anos depois com jogos como Alone in the Dark e Resident Evil.
Mas nem por isso os jogos de terror antigos deixavam de ser bem feitos, divertidos e levemente assustadores... portanto selecionei 5 games que deixariam Toninho do Diabo debaixo da cama e Zé do Caixão encolhidinho em posição fetal de tanto medo, hahaha. Bom, chega de exageros descabidos e vamos ao Top 5 de hoje:


5ª Lugar - Ghost House
A premissa de Ghost House é ótima para um jogo de terror: Uma mansão mal assombrada habitada por morcegos, fantasmas, monstros cospe-fogo, múmias e o temível Drácula. Você encarna Mick, um vampirinho (creio eu, pois as orelhas denunciam) e é o herdeiro das jóias da sua família. Mas para botar as mãos na herança você precisa encarar os demônios dentro da "Ghost House." Mas acredite, você não vai temer entrar nessa jornada. Ouso dizer que Ghost House é divertido apesar de massante. Assustador? Nem de longe. A começar pela trilha sonora que é bem animada e os gráficos são coloridos demais pra um jogo que deveria ser sinistro, mas é um dos clássicos do Master, lançado junto com as primeiras levas de jogos. Tem até versão brazuca que a Tec Toy lançou com o Chapolim. Ah, e tem Drácula como vilão. Ghost House é, sem dúvida, merecedor da quinta posição.



4ª Lugar
- Shadow of The Beast

Só por esse nefasto e imponente nome o jogo já merece entrar no mínimo em quarto lugar da lista. Neste game você enfrenta demônios, seres rastejantes, criaturas voadoras e muitos outros monstros bizarros enviados por ninguém menos que a própria Besta. E é ela mesmo que Aarbron, o protagonista do jogo deve encarar para vingar a morte de seu pai e a maldição que lhe foi imposta: ser o mensageiro do Tinhoso. É por isso que ele tem essa aparência de meio bode, meio homem, foi raptado ainda criança e moldado para servi-lo. O jogo tem uma trilha sonora macabra, um tom de mistério pela história não contada e um sentimento de pavor pela sensação de não saber nada, nem pra que lado ir. Fora isso o grau de dificuldade é enervante, você precisa ser rápido para atingir as criaturas que surgem do nada durante seu trajeto. Aliás é aí que mora o terror: a gente leva susto é quando um bicho aparece. Quarta posição muito justa para a Sombra da Besta.



3ª Lugar - Ghouls 'n Ghosts
Um jogo de terror bem sombrio e ao mesmo tempo divertido e dinâmico. O jogo se passa no período Medieval e é infestado de criaturas animalescas e monstruosas que deixam o jogo macabro. Porém temos alívios cômicos durante todo o trajeto, como o mágico (que o transforma em pato ou velhinho de bengala temporiamente). Aqui controlamos Artur, um cavaleiro de armadura que parte para resgatar a alma de sua amada das mãos do poderoso Lúcifer (olha o demo de volta nesse jogo). É um puta jogo animal, viciei tanto nele na época que comprei o cartucho. Com cenários bem trabalhados e uma trilha bem apropriada, Ghouls 'n Ghosts é digno de ocupar o terceiro lugar desse top 5.



2ª Lugar - Alien 3
Seres de outros planetas sempre foram uma fixação para o ser humano. Seriam hostis? Inteligentes? Evoluídos? Nos 3 filmes dirigidos por Ridley Scott, os Aliens são monstruosas criaturas grotescas e terrivelmente fortes. Assim como no longa, a heroína Ellen Ripley tem que enfrentar esses seres bizarros com muita coragem e um arsenal de armas que daria inveja a muita tropa de elite. Você tem a missão de resgatar alguns reféns que os Aliens usaram para inserir parasitas e se reproduzir. O clima criado pelo jogo é perfeito, uma obra prima para o 8-bits e consegue te levar a sensação que está sozinho no espaço junto aos monstros. E não adianta gritar, pois "Seu grito não será ouvido no espaço". E essa belezura que marcou muito minhas noites de jogatina só fica em segunda lugar por que "Yes, nos temos Castlevania"!




1ª Lugar - Master of Darkness
Um resumo honesto para esse jogo: "Castlevania para o Master System". Sai Simon Belmont e entra Dr. Social. Sai chicote e entram facas, espadas e correntes. A história é um misto de lendas urbanas e filmes de terror. Temos uma pitada de "Jack o Estripador", pois a história se passa em Londres durante os ataques a mulheres que são mortas durante a noite e amanhecem sem nenhuma gota de sangue. Temos um herói paranormal caçador de forças malignas investigando os crimes. E temos Drácula como o vilão principal. Não preciso falar muito para você sacar que é um jogo excelente com um clima realmente sinistro e uma história de terror envolvente. Se você não conhece, vale a pena jogar e entender porque este jogo está na primeira posição do Top 5. Ah e vale muito a pena conferir o especial do André Breder sobre o jogo. Primeiro lugar indiscutível para Master of Darkness.


Quase Top - Ghostbusters
Não é um jogo de terror, mas tem fantasmas a granel. Assim como o filme, o objetivo dos Caça-Fantasmas é exatamente capturar os fantasmas que assombram a cidade. Esse jogo tem várias versões para varias plataformas diferentes, todas como o mesmo esquema. O do Master System se destaca pela qualidade gráfica superior. Eu tinha o jogo e gostava muito, mas não é um jogo que todo mundo deve gostar. É bem parado, mas diverte e vale uma espiadinha.




13 comentários:

  1. Arrasou no Top!

    É muito legal ver a origem desses milhões de jogos de Survivor Horror que surgiram na era Plasytation. O seu blog me deixa muito culpado, pois não conheço praticamente nada de Master System. Foda, viu?

    ResponderExcluir
  2. Yes, eu estou do seu lado meu amigo, nós temos Castlevania!!!! Cara, gostei muito dessa seção, só jogaços, destaque para a conversão do Ghouls'n Ghost, esse sim é um jogo do mal, deve ter sido produzido por seres malígnos, pois vai ser difícil assim no inferno!

    ResponderExcluir
  3. Da lista, os meus preferidos são Ghouls 'n Ghosts e, claro, Master of Darkness. E valeu por "linkar" minha análise deste "Castlevania do Master" no seu post! Falou!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, não joguei nenhum XD, não pelo menos no Master!! Ghouls'n Ghosts, Alien 3 e Shadow of the Beast eu detonei no Mega!!
    Adorei o texto leo, só senti falta de algumas fotos para ver como são os games!

    ResponderExcluir
  5. @GLStoque
    Valeu titia! Ah e comece a se redimir, aproveite as deixas do QG e manda bala, rsrs

    @Matheus
    Fala parcerão! Ghouls'n Ghost é animal, eu sou suspeito a falar...

    @André Breder
    Boa André, seus preferidos são os melhores sem dúvida. Pra mim são esses dois e alien 3 os the best. E parabéns pra sua análise é muito boa, por isso o link.

    @Sabat
    Bixo, vc não só tem razão como já me reeditei o post colocando as fotinhas, valeu, abração Sabat!

    ResponderExcluir
  6. Oi pessoal,

    Bom, eu comprei um Dingoo e agora me interessei pelo Master System e queria começar a jogar, mas, não sei por onde começar! Se fosse NES me recomendariam Mario, Mega Man, Metroid e etc mas o MS não faço idéia dos jogos.

    Alguém me da umas dicas?

    ResponderExcluir
  7. Muito legal. Shadow of the Beast do Master não é tão assustador quanto o do Mega, ficou bem em quarto :D

    Mais uma que poderia estar nessa lista é Kenseiden. A trilha sonora é o clima do jogo me deixavam um pouco assustados na época...

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o Eric. Quando li o post, pensei em encontrar o Keiseden na lista. Ele tem um clima pra lá de misterioso...

    ResponderExcluir
  9. pô eu tmb ia falar do kenseiden....
    hahahahahaha
    master of darkness é muito bom

    ResponderExcluir
  10. Um correção: a matéria do André Breder sobre Master of Darkness se encontra no GagaGames que disponiibilizo aqui o link [http://www.gagagames.com.br/?p=5957]

    ResponderExcluir
  11. @Chapolin Colorado
    Bixo, começa com Alex Kidd in Micracle World, tb experimente Shinobi, Castle of Illusion, Black Belt, Jogos de Verão, Asterix e por aí vai. Boa sorte!

    @Eric @Thiago Zolini @Marcelo
    Sem dúvida galera, Kenseiden caberia perfeitamente nessa lista, foi mais uma falha minha não considerar esse jogão como estilo terror. =(

    @MarCel
    Valeu cara, já arrumei o link!

    ResponderExcluir
  12. Kenseiden era considerado mais luta que terror, mas na época a proposta era juntar as duas coisas no estilo "terror japonês" pra competir com Castlevania, depois veio o Master of Darkness.

    ResponderExcluir
  13. Cara tava procurando esse jogo do Master,Master of Darkness, joguei muito mas não sabia o nome, muito bom da ora dizer que eu curti mais que o castlevania

    ResponderExcluir