Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Master Catálogo - Jogos de Corrida (2° parte)


Saudações galera!

Antes de mais nada, peço mil desculpas pela demora em postar esta parte. Prometo que o próximo post será publicado em um intervalo menor de tempo.

Bom, hoje temos a segunda parte do Master Catálogo de corridas! No capítulo anterior, vimos alguns híbridos de corrida com tiro, e dois representantes do jogo de perseguição. Caso não tenha visto a primeira parte deste catálogo, confira neste link.

Mas vamos deixar de papo furado e bora catalogar mais 7 jogos de corrida da biblioteca do nosso bom e velho Master System! =)




Títulos da segunda parte

  • GP Rider
  • Hang On
  • Micro Machines
  • Out Run
  • Out Run 3D
  • Out Run Europa
  • R.C. Grand Prix
No post de hoje, veremos representantes do estilo de corrida que eu mais amo: a corrida contra o tempo. Nada mais divertido para mim do que tentar completar um circuito no tempo certo, respirando aliviado a cada checkpoint atingido. Esse tipo de jogo era bastante popular nos arcades, e a SEGA sabia muito bem como criar bons jogos desse estilo.



GP Rider (1993)


Enquanto Buggy Run foi uma ótima surpresa, este aqui foi um verdadeiro susto e uma péssima maneira de iniciarmos a segunda parte deste catálogo.
Que joguinho ruim esse GP Rider! A prova de qualificação até que é bacana, e os gráficos lembram um pouco os bons jogos do Commodore 64, mas o problema é quando corremos com mais pilotos na pista. A animação dos gráficos fica horrenda, com pulos de quadro grotescos, pilotos brotando na sua frente e a velocidade do jogo sendo prejudicada. Bola fora da SEGA neste jogo.

Hang On (198X)


Este aqui foi meu ticket de entrada para o blog! =)
Hang On é um ótimo port do jogo de corrida arcade para o Master. Possui limitações como a falta de subidas e decidas, e a bizarra explosão que acontece quando se encosta em qualquer coisa, mas os gráficos fluem muito bem e a diversão é garantida! No geral é uma ótima adição aos jogos de corrida do Master System, e uma boa opção para gastar uma tarde de domingo em frente à TV. Altamente viciante, altamente recomendado! =)

Micro Machines (1993)


Que port incrível! Esse jogo é um clássico do MS-DOS, e a versão do Master só perde para a qualidade gráfica e sonora. Para quem não conhece, Micro Machines consiste em pilotar carrinhos de brinquedo em pistas criativas, montadas com cereais ou materiais escolares. Só posso parabenizar a Codemasters pelo excelente port que manteve a diversão do original intacta. Minha única reclamação é que esse jogo não foi lançado por aqui se não me engano, uma pena.

Out Run (1987)


Confesso que infelizmente fui jogar este game apenas no emulador, o que é um pecado gravíssimo para quem teve um Master System. Mesmo com limitações gráficas, esta versão consegue reproduzir fielmente a experiência dos arcades, com bons gráficos, boas versões 8-bits das músicas do arcade e a jogabilidade viciante. Ainda hoje passo horas jogando este clássico, tive dificuldade de parar de jogar para continuar escrevendo este post rsrsrs. Pode não fluir tão bem quanto Hang On, mas Outrun SMS é um port competente do jogo original!

Out Run 3D (1989)


Como nunca fui rico para ter óculos 3D, não posso avaliar se o efeito 3D deste game vale a pena. Mas o legal é que aqui você pode escolher entre modo 2D e 3D, o que torna Out Run 3D jogável até para quem não tem óculos. É basicamente o mesmo Out Run, com novas pistas e músicas, mas infelizmente o jogo ficou mais lento. É legal ver mais elementos gráficos na lateral da pista como o mar e as plantações de trigo, mas esse tipo de efeito comprometeu bastante a velocidade. Vale jogar por curiosidade (ou pelo efeito 3D), mas o Out Run original é bem melhor.

Out Run Europa (1991)


Este aqui é bem estranho, mas também a SEGA sequer pôs a mão neste jogo. O objetivo é o mesmo, chegar a tempo até o final do percurso, mas aqui temos um quê de Need for Speed e Road Rash, pois temos que tomar cuidado com a polícia que está perseguindo seu personagem, e podemos até socar alguns motoqueiros. Tem gráficos legais, e embora a animação das casas não seja muito fluída, a velocidade não é comprometida e te passa a idéia de estar em um ambiente urbano. As músicas são boas também, o que não gostei foi da idéia de ficar pegando galões de gasolina para continuar correndo, o que deixa o jogo um pouco frustrante.

R.C. Grand Prix (1989)


Esse jogo lembra bastante o Buggy Run, mas o jogo em si é bem confuso. A pista é a mesma durante o jogo todo, o que muda é o caminho a ser percorrido em cada corrida (algo similar ao Ridge Racer do Playstation 1). Muitas vezes isso pode causar uma confusão e a sensação de estar perdido, mas depois se acostuma. Talvez seja eu o problema, mas não curti muito o fato da pista ser tão estreita, deixa o jogo muito frustrante. Mas no geral não é um jogo que vai te deixar roxo de raiva por ter alugado sem saber o que era.



E assim termina mais um post deste catálogo. E então, o que estão achando dos jogos de corrida do Master System até agora? No próximo post teremos a conclusão com a série Super Mônaco GP no Master, mais um excelente port de MS-DOS e também mais um jogo exclusivo do Japão.

Abraços, e até o próximo post!

11 comentários:

  1. Desses Hang-On é o melhor! A fórmula de Out-Run (e imitada por Top Gear) não chega ser tão desafiante quanto o desafio em duas rodas.

    Quanto a RC Grand Prix assino embaixo - o jogo é estranho mesmo

    Um abraço e continue com a série

    ResponderExcluir
  2. Desses ai postados só me lembro de ter jogado o Out Run se não me engano o Hang On só vi por cima mas me parece ser bem legal o jogo .

    ResponderExcluir
  3. @MarCel'
    Fico na dúvida entre Hang On e Out Run, pois amo os dois por igual. Onde um falha o outro acerta muito bem. A Sega foi muito feliz quando desenvolveu os dois jogos. E concordo, RC Grand Prix é muito estranho.
    Abraços

    @aki é rock
    Recomendo fortemente Hang On. É um dos melhores jogos do Master, mesmo sendo um jogo mais simples. Eu também fui conhecer o jogo só por emulação, mas me arrependo de não ter jogado no meu Master na época.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Muito legal Adinan, to me amarrando nessa nova seção!
    Devo confessar que nunca tinha visto a versão do Master de Micro Machines e vou correr conferir.
    Out Run 3D, eu tinha o mesmo problema que você... não tinha o óculos =S.
    Mas ta valendo, o original ja era muito bom, mesmo sem 3D, rs
    Quanto a Hang On, nossa, esse eu me matei de jogar, pois vinha na memória do meu querido Master.
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Achei um barato a ideia desta seção, muito boa mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Adoro jogos de corrida.

    ResponderExcluir
  7. Desses jogos, eu sempre quis jogar o OutRun, mas meus amigos sempre falaram que era ruim, aí desanimei... O R.C. tinha na revista, daí ficava doido para jogar, mas nunca joguei... E o Micro Machines gostava de jogar bastante, o problema é que é muito difícil...

    ResponderExcluir
  8. Olha eu nunca imaginei que o master system tivesse tantos jogos de corrida. To impressionado.
    Bacana mesmo a ideia desta seção, parabéns Adinan.
    - Rafa Godinho.

    ResponderExcluir
  9. @Leo S.
    Valeu, Leo! =D
    Esse Micro Machines fui conhecer graças à esse post também. Eu sabia que a Codemasters publicou muitos games para o Master, como o Dizzy, mas Micro Machines foi uma bela surpresa! E concordo, mesmo sem 3D o Out Run original era muito bom!
    Abraços!

    Orakio "O Gagá" Rob
    Valeu Gagá! Fico feliz que tenha curtido essa seção, me inspirei nas cruzadas do seu blog e num post do forum retrospace.
    Abraços =)

    @Maurício de Souza
    Eu também adoro games de corrida! Todo console que eu tenho tem que ter pelo menos um representante do gênero.
    Abraços!

    @Solo Player
    Micro Machines é difícil pacas! Eu também sofro demais com ele, mas adoro! O R.C. não curti muito não, achei meio estranha a jogabilidade. Já o Out Run eu lembro que um amigo meu falava mal dele, mas era porque ele comparava com a versão do Mega, que de fato era bem melhor. Mas a Sega fez um bom trabalho portando o jogo pro Master, vale a pena conferir! =)
    Abraços!

    @Rafa Godinho
    Valeu, Rafa! Eu também fiquei impressionado, pensei que encontraria no máximo uns 8 jogos, mas o Master tem bastante opção nesse gênero.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Out Run era mais completo que o Hang-On!!! Aliás como meu master era a primeira versão, foi o primeiro game que joguei, afinal era ele que vinha na memória e eu não tive a Light Phaser para jogar Safari Hunt :(

    ResponderExcluir
  11. @Rodrigo Rodrigues
    Comigo foi o contrário, eu tinha a Light Phaser mas não tinha jogo...ela veio de brinde com o Master System II que eu ganhei de natal, mas sem jogo foi sacanagem pura!

    Realmente Out Run era bem mais completo que Hang On, com subidas e descidas, música de fundo, cenários mais elaborados. Foi uma excelente conversão dos arcades!

    ResponderExcluir