Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Master Catálogo - Jogos de Corrida (3° parte)


Saudações galera!

Enfim, chegamos a terceira e última parte deste Master Catálogo de corridas! Caso não tenha lido os posts anteriores, é só clicar aqui para ler a primeira parte e aqui para ler a segunda parte.

Foi muito legal testar todos esses jogos! Descobri muito game divertido, me deparei com algumas porcarias, bons ports de arcade e até de PC/MS-DOS. Neste post, adiciono mais 7 jogos para finalizar o catálogo, e deixo as minhas impressões sobre a biblioteca de jogos de corrida para o Master System.




Títulos da terceira parte
  • Road Rash
  • Special Criminal Investigation
  • Super Mônaco GP
  • Super Mônaco GP 2 (Ayrton Senna's)
  • Super Off Road
  • Super Racing
  • World Grand Prix
A Fórmula 1 reina disparada neste último post. São 4 jogos inspirados na modalidade mais popular de automobilismo, sendo que um desses títulos ficou restrito aos gamers japoneses. Temos também mais um híbrido de tiro e corrida, um divertidíssimo jogo multiplayer e mais um port de um clássico.

SEGA Classic Jukebox deste post

Antes de começar a leitura, que tal uma musiquinha para acompanhar o post:


tu-tu-ru-tu, tu-tu tu-tu, tu-ruuuu..... DAYTONAAAAAAAAAA....

A idéia é que nos próximos Master Catálogos eu mencione e utilize a trilha sonora de um clássico da SEGA, de arcade ou de outro console, para acompanhar o post.
E aqui nada mais justo do que homenagear este clássico dos arcades, lembrado pela trilha sonora marcante e excelente jogabilidade. Daytona USA foi lançado para os arcades, sendo um dos pioneiros dos jogos de corrida poligonais. Teve ports para Saturn e Dreamcast, e há a possibilidade de relançarem o jogo para os consoles atuais (porém sem a licença Daytona).

De qualquer forma, clique no play, e Let's Go Away!



Road Rash (1993)


Mais um port incrível de um clássico! Road Rash no Master System é uma conversão perfeita. Tive que comparar com a versão do Mega Drive para notar as diferenças. Assim como Micro Machines, notamos apenas a perda gráfica e sonora, mas a essência do jogo está intacta. Podemos socar os corredores rivais, cair da moto, ser atropelado pelos carros. A única coisa que senti falta foi a polícia, mas no geral temos uma ótima versão do bom e velho Road Rash.

Special Criminal Investigation (1992)


O mesmo estilo perseguição do Chase H.Q., aliás este jogo também foi desenvolvido pela Taito, sendo uma continuação espiritual do jogo mencionado anteriormente. Além dos gráficos e da trilha sonora estarem melhores, podemos também atirar nos criminosos, o que torna o jogo ainda mais divertido.

Super Mônaco GP (19XX)


Esse aluguei esperando algo parecido com o clássico do Mega Drive (Hoje sim! Hoje sim!), mas no final é um jogo bem diferente do original (hoje nãão...!). A visão é em terceira pessoa, e o modo arcade não existe. Possui uns lances legais envolvendo upgrade do veículo e modo para dois jogadores, mas achei a jogabilidade bem estranha. Enfim, sou muito mais o Super Mônaco do Mega.

Super Mônaco GP 2 (Ayrton Senna's) (1992)


A continuação de Super Mônaco com a benção do nosso querido Ayrton Senna. Aliás, a participação de Senna neste jogo foi mais que bem vinda, já que seus conselhos e experiência melhoram bastante a jogabilidade. Além disso, os gráficos ficaram ainda melhores, com mais detalhes na pista e nos carros. A única falha é o som do motor dos carros rivais que parece mais uma ambulância, mas no geral este jogo é uma ótima opção para os fãs de fórmula 1, e um grande avanço em relação ao jogo original.

Super Off Road (1993)


Mais uma grata surpresa! Não deixe os gráficos te enganarem, apesar de ser um jogo onde temos a visão da pista toda em uma tela e carros bem pequenos, o jogo é muito divertido! É como um Smash Bros de corrida, são 4 carros na pista e uma verdadeira bagunça, mas com ótima jogabilidade. Fico imaginando a festa que deve ser jogar este game em multiplayer. É uma pena que não seja possível jogar com 4 jogadores, mas de qualquer forma vale a pena conferir.

Super Racing (1988)


Mais um jogo exclusivo do Japão e com suporte ao Paddle Control. Aqui temos o tradicional jogo de fórmula 1, inclusive as equipes possuem nomes bem sugestivos para evitar problemas de copyright (Williuns, McRalen), mas o jogo em si é bem legalzinho de visão aérea. Embora seja bem parecido com o BMX Trial Alex Kidd, aqui temos um jogo mais completo com direito a Pit-stop e corridas classificatórias. É um jogo bem simples, mas divertido e desafiante.

World Grand Prix (1986)


Para finalizar, um joguinho de fórmula 1 no estilo Hang On, onde qualquer colisão explode o veículo. O jogo em si lembra muito o F1 do NES (o joguinho de F1 que acompanha todo Polystation) e o objetivo é similar ao do Excite Bike: passar pelo circuito no tempo limite fornecido no início da corrida. É um jogo bem arcade e por ser um dos primeiros games do Master, é bem simples em termos gráficos, mas é muito divertido e na minha opinião quebra fácil o primeiro Super Monaco.

EDIT (28/09/2011) - O leitor gamercaduco lembrou muito bem de uma característica marcante de World Grand Prix: o modo Edit. O jogo permitia criar pistas de forma bem simples e descontraída; e apesar de ser bem arcaico, para a época era uma novidade muito bem vinda!



Considerações finais

Quando fiz uma pesquisa similar para o Nintendinho, não curti muito os títulos que tentavam usar o pseudo 3D (ex.: Rad Racer), mas curti bastante os Top down racers (jogos de visão aérea como Micro Machines). Já no Master System, as opções em pseudo 3D me agradaram bastante, embora tenham algumas reduções de velocidade dependendo da quantidade de elementos na tela. Mas no geral o console consegue oferecer jogos de corrida muito divertidos.

Um dos jogos que mais gostei da lista foi o Road Rash por causa da qualidade do port. Este jogo sempre foi diversão garantida no Mega Drive, mas conseguir manter a essência do jogo num console 8-bits foi um feito muito bacana. Vale a pena mencionar também Enduro Racer, pela diversão que proporciona, Out Run pela excelente conversão do clássico dos arcades, e os antigos Hang On e World Grand Prix, que apesar de simples são muito divertidos.

O jogo que eu menos curti foi o GP Rider por causa de sua jogabilidade prejudicada por animações quadro a quadro dos pilotos, o que o torna quase injogável. Outros jogos que decepcionaram foi o Super Monaco GP 1 e Battle Out Run, jogo que poderia até ter me agradado se eu tivesse jogado na época, mas pelo menos durante a criação deste catálogo eu não fui com a cara dele.

E você, caro leitor, qual jogo de corrida do Master System você curte mais? Tem alguma sugestão de gênero para o próximo Master Catálogo? Me deixe saber nos comentários! =)

Abraços, e até o próximo post!

9 comentários:

  1. Gostei bastante do Master Catálogo dos jogos de corrida, acompanhei os três posts conforme saíram.

    Eu sempre gostei muito do Enduro Racer (vulgo Supercross), sempre foi muito divertido. Mas também gostava de outros OutRun, Super Monaco GP II, Hang On, World Grand Prix, entre outros.

    Acho que faltou mencionar uma coisa no World Grand Prix que eu apreciava muito: o modo de criação de pistas. Era bem simples e tudo mais, mas era algo que não se via nos jogos da época.

    Fico aguardando os próximos catálogos! ;)
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Belo post esse sobre os jogos de corrido de Master System dentre esses jogos ai mencionados joguei Battle Out Run pelo que me lembro.Nem sabia que tinha o Road Rash pra ele por que peguei meu videogame muito tarde .
    Mas ai ficou muito bom esse post será que tem como fazer um de Rpgs de Master hein ficaria muito grato se fizer .
    Mas é isso ai continue com o ótimo trabalho e falow ai pra vocês .

    ResponderExcluir
  3. @gamercaduco
    Cara fico muito feliz que tenha curtido o Master Catálogo! Em breve teremos mais. =)
    Eu também curti muito Enduro Racer, é um jogo muito viciante e divertido. E quanto ao modo edit, você tem razão foi falha minha esquecer de mencionar esse modo no post. Já atualizei o post, valeu pela dica. =)
    Abraços

    @aki é rock
    Valeu, amigo! Então, RPG é um dos gêneros que quero muito explorar. Acredito que dará um único post pois os jogos de RPG do Master são poucos, mas vai valer a pena sem dúvida. =)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Descobri esse blog ontem, e dou de cara com uma lista das pérolas automobilisticas do saudoso master!!! Gostei mesmo!!!! A maioria eu ja conhecia, Enduro Racer é fenomenal, RC Gran Prix idem(controlar aqueles carrinhos de brinquedo era demais :)Mas alguns eu não conhecia, como o Buggy Run, que parece ser ótimo!!
    Estarei sempre de olho aqui, abraços!!

    ResponderExcluir
  5. @Rens
    Opa, valeu Rens, fico feliz que tenha curtido o blog! =)
    Quanto aos jogos, Enduro Racer é um dos melhores do Master! É incrível como o jogo consegue ser tão simples e mesmo assim conquista tantos jogadores. Buggy Run vale a pena conferir, é muito legal também.
    Abraços e volte sempre! =)

    ResponderExcluir
  6. Eu curto muito esse Super Racing... esse tipo de visão num jogo de corrida, não tem como errar. Quase sempre sai algo bacana.

    Muito bons os posts dessa série, Adinan, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. @Orakio "O Gagá" Rob
    Valeu, Gagá! Esse Super Racing é muito bacana mesmo, a jogabilidade é ótima e os gráficos são muito bons considerando que é um dos primeiros jogos do Master.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Cara, curti muito seus três posts do Master Catálogo, mas me corrija se eu não procurei direito: você ainda não fez nenhum outro post da série? Pro próximo Master Catálogo, gostaria de ver jogos de tiro. Que tal? Será que o Master aguenta a pegada? =D

    ResponderExcluir
  9. @Thiago Pires
    Valeu, Thiago! Estou preparando mais um catálogo de outro gênero, mas o de jogos de tiro é uma boa idéia! Incluindo os de navinha e light phaser, o Master possui em torno de 30 jogos!

    Provavelmente vou dividir entre os sub-gêneros para facilitar a classificação, mas de qualquer forma tá anotada a sugestão, vai ser bacana conferir esses jogos! =)

    Abraços

    ResponderExcluir