Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Master Review - Masters of Combat (1993)

                                        


Olá, sou eu de novo, Rodrigo do "Devaneio de Rute" com novo post. Quem diria que depois de anos, eu voltaria a jogar games e postar sobre eles? Estreando este espacinho que dedico a uns jogos memoráveis, escrevi sobre um dos meus preferidos: Masters of Combat, conhecido como Buster Fight no Game Gear. Lançado no ano de 1993, ele causou frisson nos jogadores de Master System. Enfim, um jogo de luta adequado para o console.

Um mapa da cidade e um desafio prévio do oponente era super legal.
Mas eu desconfiava que a estradinha passava perto de um prédio quadrado...



A HISTÓRIA
Na cidade de Megalo City na Nova Jersey, um OVNI caiu causando medo nos cidadãos. Uma equipe foi ver o caso, incluindo o próprio prefeito. O caso foi esquecido. Um ano depois, o prefeito que estava cada vez mais estranho, decide fazer um torneio na cidade prometendo um prêmio espetacular! Lutadores considerados os melhores do mundo topam a empreitada. Hora de pegar o joystick e vamos à luta. =D

GRÁFICOS E SONS
O game é bem Master System, naquela época os programadores pareceram descobrir mais e mais recursos que o console poderia fazer. O gráfico é bem colorido, na medida que um game de luta pode ser. Os sprites são pequenos, mas convenhamos que isso é uma possibilidade para todos os jogos de Master. Os lutadores menores foram os escolhidos pra usarem máscaras, pra disfarçar a resolução. Uma boa sacada! O cenário, diferente de Mortal Kombat ou Virtua Fighter é animado por luzes, ventiladores, fábricas funcionando, e a tradicional torcida se mexendo. Rola até uma fase de bônus a la Street Fighter.

Dica: No bonus use golpes multiplos e Charge Moves sem errar!

Os gestos antes da luta são divertidos. A paleta de cores capricha no azul, verde, amarelo e roxo. O vermelho que os personagens ficam ao receber os golpes, por mais ingênuo que pareça, maximiza a sensação de dano. E os personagens tem um aparente volume, principalmente os maiores. O som também ajuda neste caso, pois sentimos o peso quando ouvimos as quedas dos personagens, por exemplo, Wingberg e seu corpo ciborgue. Os efeitos sonoros são muito bem escolhidos, dado os limites do Master. As músicas são muito empolgantes, a trilha de Hayate é hiperativa, e a introdução de Gonzales é ótima. A da ultima fase bem sombria.  

<><><><><> <>
A torcida da fábrica saúda a vitória de Wingberg!

JOGABILIDADE E PERSONAGENS.
Aqui começam as queixas. O botão 1 é de soco e chute, o botão 2 é de pulo e dash. Muitos se queixam. Mas essa opção permite uma velocidade que dificilmente vi em outros games. Você é capaz de ficar louco com táticas de fuga-e-ataque. Os especiais são feitos com comandos de diagonal. O charge move é um golpe fatal que não precisa de KI, nem de energia baixa. Apenas tem um tempo de preparo que fica vulnerável. Pra ser fera nesse game, uma dica é treiná-lo até fazê-lo automatico, fazendo ⇖ ⇙⇘ + 1 (o chefão faz o contrário: ⇘ + 1), conseguindo este, qualquer golpe sai.
O que torna o game tão bom é a variedade de estratégias. O tamanho e o peso influencia na luta, seja na defesa alta e baixa, seja na distancia que um arremesso lança o inimigo. Há magias que um personagem baixo pode se agachar, mas um grande não. Isso combinado com a velocidade do dash e os pulos duplos dão a sensação do jogador estar num anime de lutas como Yuyu Hakusho! O equilibrio é muito forte, todos os personagens podem dar uma bela dor de casbeça no jogador e terríveis se bem usados. Todos os personagens tem magias, golpes anti-aéreos (feitos com ⇙ + 1) e charge moves (feitos com ⇖ ⇙⇘ + 1), mas bem diferentes... Vamos aos nossos campeões!

Só 4 lutadores? Não importa, vale a pena!



HAYATE
Jogo de luta tem que ter um karateca ou um ninja, não é? Hayate é um shinobi que possui uma missão secreta. É o mais rápido dos personagens e tem pulo duplo, e seu repertório é bem parecido com o de Ryo Sakazaki de Art of Fighting. Ele cai da tela a cada nova luta, e suas armas são uma katana e seus shurikens. Porém, é o mais fraco e com a pior defesa. Seu voo katana é o antiaéreo mais terrível do game. Seu charge move, o Corte de katana deve ser acionado assim que o inimigo cair em camera lenta, isto é, vai levantar tonto. Às vezes é possível atravessar o inimigo antes dele cair. Só use o flash kick a distância, muito perto fica vulnerável.


CONTRA HAYATE: É o inimigo mais dificil do Game, então torça pra ele não ser o último (Se Gonzales foi o primeiro, tenho uma péssima notícia). Nunca dispute velocidade contra ele. Ele só está esperando você pular pra mandar o voo katana. A melhor tática é esperar, defender seus golpes mais fortes para antigi-lo com golpes fortes e arremessos. Evite o Dash alto de Highvoltman, pois dificilmente acerta. Highvoltman pode abusar das magias altas contra voadoras e baixas pra desarmar outros golpes. O CPU adora pular, então espere-o com anti-aéreos ou voadoras com pulo duplo. Shuriken ⇙ + 1
Shuriken duplo ⇙ + 1
Soco multiplo 1 repetido
Voo katana ⇙ + 1

Flash kick ⇖ + 1
Charge move: Flash Katana ⇖ ⇙⇘ + 1

GONZALES

Gonzales é um fanfarrão da América Central, está no torneio atrás de dinheiro. É o mais forte do game, seus golpes normais são mais fortes, e seus arremessos são terríveis. Porém, é o mais lento, principalmente seus especiais. O seu chute faz ele se aproximar pra compensar. Deve preferir combate em terra e golpes normais. Agarrar sempre que houver possibilidade. Sua magia é baixa, poucos persongens fortes e lentos possuem, passando por baixo da maioria das magias do game. O soco multiplo permite se aproximar, mas nunca faça-o colado, pois favorece contra-ataques. Seu Charge move é um esterotipado golpe de Luta livre, uma voadora dupla, afinal ele é latino. Perto atinge em cima, longe atinge em baixo, o que é bom pra confundir. Colado, não atinge. Um bom combo é mandar charge move e depois o Upper atrás dele.

CONTRA GONZALES: Nosso latino deve ser evitado o confronto direto com personagens menores. A melhor opção são voadoras, as baixas com pulo duplo principalmente nas costas dele. Hayate pode esperar zerar o tempo com esta tática. As magias baixas, de Higvoltman principalmente, o mantém longe, mas as as altas o CPU está esperando pra mandar uma rasteira com dash baixo. É o personagem que mais usa o dash.

Onda de fogo ⇙⇘ + 1

Soco multiplo 1 repetido
Upper (Gordo Voador) ⇙ + 1
Charge move: Voadora Dupla ⇖ ⇙⇘ + 1

HIGHVOLTMAN
Alguns o vêem como um misto de Guile com Sagat do Street Fighter. Este é um campeão da SWAT. Quer lutar para mostrar seu poder. Seus punhos descarregam ondas elétricas. É o maior lutador do game. É forte, e seus pulos duplos lhe dão mobilidade. Tem uma voadora horizontal, boa pra combates aéreos. Porém seu tamanho o torna alvo fácil. Suas ondas de choque alta e baixa e a magia mais rápida e fraca, boa pra desarmar especiais (baixa) e voadoras (alta). O arremesso pra frente deixa-o vulnerável se feito no canto. Mas seu arremesso pra trás é um exibicionismo de doer a espinha do jogador adversário! O charge Move, o 10.000 Volts, é feito apenas perto. Seu anti-aéreo, a Bicicleta, deve ser bem mirada pois ele cai no chão, mas pega o inimigo longe e tem bom alcance pra apagar magias.


CONTRA HIGHVOLTMAN: Ele é extremamente vulnerável embaixo, abuse dos ataques baixos. E também é presa fácil ao Voo katana de Hayate, podendo fazer um combo de voadora nas costas+voo katana. como ele não tem especiais de investida, o soco multiplo de Gonzalez e o Flash kick de Hayate devem ser usados pra tirar life, mesmo sob defesa. O chute à distancia de Gonzales e Wingberg também furam seus golpes que falham o alcance.

Onda elétrica alta + 1
Onda elétrica baixa ⇙⇘ +
Bicicleta ⇙ + 1
Charge move: 10.000 Volts ⇖ ⇙⇘ + 1


WINGBERG
Um personagem chamado "Berg", seria judeu?... Este ciborgue parece que veio ao torneio em busca de vingança, mas de quem? Wingberg foi apelidado de "Dhalsim" do Game. Ele não é rápido como Hayate ou forte, mas suas pernas tem o melhor alcance do Game, bastando segurar mais tempo o botão de chute. Seus especiais fazem malabarismo de corpo inteiro.
A pirueta apaga bem magias, atinge alto de perto, por trás em curta distancia, e baixo e longa distancia. O torpedo é um anti-aéreo de alcance horrível pra um inimigo no chão, mas seu chute alto é bem mais eficiente. Se caído no canto, consegue levantar aplicando um throw no oponente. Wingberg tem um dash pra frente ruim, o baixo fica bem vulnerável. O Charge é sua própria magia, um tiro de bazuca que joga o ciborgue pra trás.Se acertar, invista de novo no golpe.


CONTRA WINGBERG: A melhor tática é o bate-e-sai. Se cercá-lo, prepare-se pra defender suas costas pois é provavel que ele use a pirueta. De longe principalmente, Hayate e Gonzales devem investir no Charge move, pois é quase certo que a CPU use o dash, ficando vulnerável.

Pirueta + 1
Torpedo + 1
Charge move: Bazuca ⇙⇘ + 1


BOSS: THE ALIEN

Sim! Se você enfrentar todos os lutadores no modo Normal ou Hard, o prefeito se apresentará como o ultimo lutador e se transformará: eis o prêmio misterioso, lutar contra o Alien, que quer usar o corpo do maior lutador da Terra.
Sua bolinha aérea, o Alien Slash pode ser vencida por uma voadora pra trás, ou se preferir defendendo no canto para arremessá-lo. Seu arremesso pra frentefaz combo com voadora, os personagens menores devem defende-la embaixo e os maiores em cima, no canto da tela Hayate não tem defesa, mas Highvoltman e Wingberg escapam, podendo atingi-lo.

Alien deve ser combatido com as mesmas táticas de Gonzales e Hayate. Com Wingberg e Hayate, use de Voadoras, mande o soco baixo contra sua bolinha no chão, e escape a todo custo da sua Cauda Giratória.

Já Gonzales e Highvoltman, devem defender seus golpes, e ao cometer um erro, arremesse-o. Mesmo assim é bem dificil. Nunca desperdice Charge moves quando ele ficar tonto, pois é muito curto o tempo.



USANDO ALIEN: Se conseguir derrotá-lo, ele estará disponível nos modos Extra (mais dificil) e NTSC (velocidade dobrada)

Usando o Alien você não tem muita vantagem com a CPU nos modos Extra ou NTSC, Hayate e Wingberg parecem virar monstros quando você joga com ele!

Ele tem a força de Gonzales e seus especiais tem a velocidade de Hayate. Seus socos e dash baixo podem ser usados em combo. Ele pode escalar na parede usando ⇖ 2 no canto da tela.



Ácido + 1
Alien Slash + 1
Escalar: Encostado na parede
2 quando cair 1
Air Alien Slash - Execute o Escalar, e antes de chegar ao alto e aperte 1
Charge Move: Hiper Turn Attack (Cauda Giratória ) + 1


DICA: Use o modo Easy, e quando acabar o game, digite KEY no ranking. Estará nas opções disponíveis os modos Enemy Zero (facílimo), Extra (Muito dificil) e NTSC (50% mais rápido) todos com a opção de usar The Alien.
A arte da capa chamou a atenção de muitos Mastergamers em 1994. Linda!

TODOS CONTRA UM

Acredito que o ponto fraco do jogo, poucos lutadores, tenha sido devido à pressa de fazer o game, ou o plano de fazer uma continuação, afinal se o jogo tinha 2 Mega, dava pra dobrar o número de personagens. Eu tinha minhas sugestões de novos lutadores. Mas Masters of Combat promete com apenas 4, ou melhor 5 lutadores, diversão por muitas horas.

Com certeza este entra nos meus 10 jogos preferidos do Master!

13 comentários:

  1. Excelente matéria Rodrigo!!!!
    Chegou detonando no QG já com post duplo =D
    Muito legal mesmo!

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Leo!!
      Mas o mérito é teu em ter visto meu post e chamado pra participar! Ainda tô devendo outros!

      Excluir
  2. Como disse lá no post sobre o Top 5 jogos de luta, nunca nem soube da existência desse jogo. Mas pelo que vc postou e pela impressão que tive, ele parece um jogo muito bom mesmo! Vou ver se procuro a rom pra testar. Se gostar eu talvez até procure o cartucho, mas acredito que ele deve ser muito raro.
    Mais um belo post, parabéns! Espero ver mais textos seus por aqui!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, e você verá vários posts, o game vale a pena! Abraços!

      Excluir
  3. Este Master Review está caprichadíssimo, me deu saudades dos bons tempos das revistas de games que disponibilizavam os golpes dos personagens no decorrer das análises dos jogos de luta. Parabéns pelo ótimo post!

    E esse jogo é muito bom mesmo, pena que eu não conheci ele na época, fui jogar só no emulador mesmo. E pelo visto esse jogo deve ser bem raro de se conseguir em cartucho.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe! Eu fiz questão de disponibilizar TODOS os golpes deste game, primeiro porque ele merece. Segundo porque a maioria dos jogadores que descobrem este game, tentam comandos na linha de Street Fighter, então nunca funciona... Assim dá pra extrair toda diversão do jogo. Queria muito marcar de jogar esse game com algumas pessoas, pois o Versus Game é uma das coisas mais loucas que já joguei.
      Conheci o game em 1994. Comprei o meu em 1998, o Master já tinha expirado, mas as locadoras se desfaziam dos games porque não davam valor. Comprei a maioria dos meus poucos cartuchos nesta época, mas pra mim, levar Masters era obrigação, fiquei louco quando vi o cara se desfazendo dele por apenas 15,00. Sei dois compradores que vendem este game, se quiser me passa um e-mail que te passo o contato.! ;)

      Excluir
  4. Excelente post Rodrigo!!
    Eu fui um desses que tentou fazer algum golpe usando sequências do Street Fighter hauahauah. Há algum tempo atrás eu encontrei a edição 37 da revista Videogame e lá tem uma matéria falando desse jogo. Fiquei besta ao ver que todos os golpes eram feitos nas diagonais. Sem dúvidas é o melhor jogo de luta para o Master.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Matheus!
      Lembro duma revista que pagou o mico de por como comando de um golpe a sequencia do Hadouken! hahahaha A Supergamepower que me passou os comandos na época, todos corretos. E eles só elogiavam, dizendo que era muito bom para apenas 2Mega. Eu amo este jogo e sempre que dá vontade, mando ele pro console! abraços!

      Excluir
  5. Melhor jogo de luta para o Master, os comandos nas diagonais são realmente chatos, mas se agente parar pra pensar, o único controle dos video games que é possível faze-los de forma fácil é justamente o no master system original, pois os outros videogames é tudo a cruzetinha no direcional, o do master system tem as diagonais kkk Imaginava o jogo que poderia ser com 4MB... muito melhor! Segue scan da época... 3.8?? foi pouco viu..http://www.akagames.com.br/Games%20Digitalizados/Master%20Scans/Masters%20of%20Combat%20-%20Master%20Scan/Masters%20of%20Combat%20-%20Master%20Revista%20Super%20Game%20Power%2001,%20Pagina%2054%20-%2055.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, sempre como seria o game II, talvez na sessão Jogos Inventados. E realmente o controle original do Master ajudava muito, quando eu tinha saía bem fluído.
      Obrigado.

      Excluir
  6. Primeiramente parabens pelo review. Faz juz ao game e não é copiado de nenhum lugar, e realmente foi feito por alguem que é fã e sabe mesmo jogar. Ja favoritei o blog.
    Sou suspeito pra falar pois esse foi meu primeiro game de luta e é meu jogo favorito do master system. Jogo pelo menos uma vez a cada 6 meses pra relembrar . Infelizmente , em emuladores pois não tenho mais meu master rs. Uma pena eu nao ter possuido o jogo na epoca, tendo que me contentar em alugar todo fim de semana. Mesmo assim namorava a linda caixa do jogo na loja , por 35 reais. Bem cara na epoca. Quando desvalorizou não a encontrei mais..uma pena realmente. Todos os golpes eu aprendi na tentativa e erro , sem qualquer revista ou tutorial. Cheguei ao ponto de vicio de zerar o modo NTSC sem usar continues! Hehe..e o lance de diagonais nunca me incomodou. Tiraram isso no game gear ,no Buster Fight. Mas prefiro o gameplay do bom e velho master( ate o nome do jogo soa melhor)

    Bons tempos. Jogo sensacional e excelente post. Parabens novamente.

    Depois volto para comentar as estrategias.
    ate mais. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, pessoalmente tenho um favoritismo por este game, era o preferido nas noites de sábado pra alugar e jogar com um primo meu. O possui numa locadora se desafazendo de títulos (quando vi este esqueci de todos os outros disponíveis) e me aprofundei o máximo que pude, prefiro esta versão ao GG, até porque a tela é fixa, embora as vinhetas são melhores no portátil.
      Realmente é sensacional, abraços!

      Excluir
  7. Olá. Esse talvez seja o único jogo de luta nos 8bits que conseguiu ser funcional e dentro das mecânicas clássicas que tem nos 16bits. Gosto muito de Yie Ar Kung Fu (Nintendo) mas ele já possui uma mecânica diferente. Masters é muito bom na minha opinião.

    ResponderExcluir