domingo, 8 de julho de 2012

Phantasy Star - How to Use



Phantasy Star dispensa apresentações como uma das obras primas do Master System. Primeiro RPG traduzido pro Brasil, com milhões de fãs no mundo inteiro e início de uma série que prosseguiu no Mega Drive e em outros consoles.  
Conta a saga de Alis e seus amigos, na luta para libertar o sistema solar de Algol contra a ditadura de Lassic.
Já tratado este game no nosso Diário de Bordo com o Leo e no catálogo de RPG's com o Adinan, tratarei aqui de facilitar a vida do jogador na jornada de Alis. 
Desnecessário falarmos sobre os gráficos lindos e coloridos com destaques para os labirintos e batalhas em primeira pessoa e as músicas que mesclam trilhas tanto épicas quanto de ambientação futurista.
Para entender os mecanismos e ambientações do jogo precisamos nos reportar à 2 influências do seu enredo: a série Star Wars e o RPG AD&D.
Tudo começa com a morte de Nero nas mãos
dos Guardas de Lassic, eles irritaram a pessoa errada...

O jogo AD&D misturava interpretação com jogos de dados num cenário de fantasia medieval. Os personagens eram divididos em classes (papéis) entre eles: haviam os guerreiros (que podiam usar todas as armas e proteções, e eram os melhores em luta), os magos (não podiam usar armadura e escudo, eram péssimos em luta, mas podiam usar magias que eram automáticas em combate) e os clérigos (eram um meio termo: tinham magias, mas só eram curativas e defensivas; lutam bem, mas tem limites de armas por serem sacerdotes). Esses personagens aperfeiçoam seu nível a cada batalha. Fora das cidades os personagens de jogo eles podem encontrar com monstros aleatórios (escolhidos por um lance de dados de acordo com o ambiente). Dentro das dungeons (masmorras) esses encontros se tornam cada vez mais perigosos quanto mais fundo entramos no nível da dungeon, em especial, os dragões são os mais poderosos. E quanto mais perigoso, melhor é o tesouro e a experiência.
Deixei Darth Vader, para fazer um bico com Lassic...

Já a série Star Wars misturava ficção científica de povos alienígenas, robôs e armas laser com fantasia, como um império corrompido por um ditador, Dath Vader. Este mesmo ditador tem uma força que o domina ocultamente, Dath Sith.

Sou um padre politeísta!

Phantasy Star conjuga harmoniosamente esses elementos. A lógica do jogo segue de perto AD&D, os personagem tem muitas semelhanças com classes: Alis seria uma guerreira-maga, o bichinho Myau, uma espécie de clérigo, Odin um guerreiro e Noah um mago. As opções com os encontros estão em lutar, usar magias, tentar conversar ou fugir. Eles tem segurança nas cidades e vilas, em terreno aberto encontram monstros aleatórios e nas dungeons o perigo é constante de acordo com o nível de profundidade. E a ambientação é baseada em Star Wars com seres da mitologia (ex: Manticoras, Medusa ou Dragões) misturados com robôs e aliens (Hapbsy, um R2D2 genérico ou Slime, uma gosminha). O engraçado é que com tanta poesia, os alimentos são o mais trash da galáxia: colas e burguers são os alimentos que te ajudam a recuperar sua energia (mas não seu poder de magia, que só acontece no Hospital). Os Templos também são outra pérola do jogo: são Igrejas com direito a cruz na parede!! O "padre" (que fala em "deuses") está lá para reviver os personagens e dizer o nível de experiência do jogo. Engraçado que em Dezoris, é um dezoriano com roupas típicas que te atende na Igreja.  
Merchanzinho da Tec toy...

Um por todos e todos pelo jogador!

1- PERSONAGENS
Eis a equipe que vai te ajudar nesta jornada:
Alis - Primeira personagem, teve seu irmão Nero morto por guardas de Lassic e seu pai morreu quando era muito nova. Decide buscar forças para se vingar. Nero fala que um rapaz chamado Noah poderá ajudá-la.
Myau - Um gatinho que fala com poderes místicos e inteligencia surpreendente.
Odin - Guerreiro da cidade de Scion criado em homenagem à Arnold Schwaznegger. Ele era o companheiro de aventuras de Myau, hoje desaparecido.
Noah - Misterioso vidente que habita Motávia, dotado de incríveis poderes e vontade pra derrotar Lassic.

  
2- OS MUNDOS DE ALGOL
Antes da jornada conhecer o Sistema de Algol, precisaremos atravessar os planetas para termos todo o poder e ajuda necessária para destronar Lassic. 
Palma: De bela vegetação e com muita similaridade ao nosso planeta Terra. Local de início do primeiro jogo onde vivem os "Palmanos", que são humanos comuns. A aventura começa no distrito de Camineet.
Motávia: Com um gigantesco deserto cheio perigos. É onde se situa a Capital de Paseo onde vivem colonos palmanos, e os Farmers e Barbrians, os Motavianos nativos, seres com o corpo coberto de pelos, semelhantes aos roedores.
Dezoris: O mais longe do Sol, de neve e gelo (Isso até conhecermos um quarto planeta durante a série). Local inóspito, cheio de cavernas e labirintos. Os colonos habitam a caverna de Skure e os Dezorianos nativos são seres de pele verde e aspecto reptiliano;

3- MAGIAS
Abaixo está a lista das magias de acordo com o nível por personagem. As magias de Alis são mais fracas e Odin como guerreiro puro não consegue usar magia. Basicamente existem magias de Cura (Rest, Cura); Para retornar à ultima Igreja que visitou (Esc) ou fugir de dentro da dungeon (Sai), para se comunicar (Dica, Tele) e evitar lutas inúteis; desativar armadilhas (Arm) e até mesmo abrir portas mágicas (Abre) e ressuscitar colegas (Ress). Magias de combate incluem ataque com elementos naturais (Fogo, Vent, Raio), aumentar a força do aliado (Forc) e defesas para impedir o ataque inimigo (Cord, Pard). Lembrando, alguns monstros também tem magia e por isso podem fazer dano automático em todos os personagens do seu grupo.

ALIS
4- Rest 5- Esc 
6- Dica 12- Fogo 
14- Cord 16- Voa 

MYAU
6- Cura 9- Medo 
12- Pard 15- Arm 
17- Sai 20- Forc 

NOAH
1- Fogo(comb)/Cura (Camp)
6- Sai 8- Tele 
12- Vent 14- Prot 
17- Abre 18- Raio 
20- Ress 

Mulheres longe de Shoppings? Nem em outro planeta!

4- FAZENDO COMPRAS
Como todo RPG, é preciso fazer compras e se armar. Disponibilizamos aqui as armas por personagem que pode usá-las e qual o poder de ataque e defesa. Armas sem preço, (em mesetas, antigo dinheiro espanhol) são aquelas que encontramos protegidas por monstros específicos.

EQUIPAMENTOS DE BATALHA
É interessante ressaltar que os personagens tem suas limitações. Odin sendo mago não consegue usar armaduras. Myau é um animal e só pode usar itens pro seu tamanho. Alis não consegue usar armas muito pesadas.
ARMAS
ALIS, ODIN, NOAH
Cajado  Ataque 3, 25$ (Inicial de Noah)
Espada pequena (ESP. P)  Ataque 4, 30$ (Inicial de Alis)
Bastão (BAST) Ataque 10, 1200$
ALIS, ODIN
Espada de ferro (ESP. F)  Ataque 12, 75$
Espada de titânio (ESP. T) Ataque 21, 320$
Espada de cerâmica (ESP. C) Ataque 31, 1220$
Light Saber (Sabre L.) Ataque 46, 2.980 $
Espada laconiana (ESP. LC) Ataque 60 
ODIN
Machado de ferro (MACH. F)  Ataque 10, 64$ (Inicial de Odin)
Machado laconiano (MACH. LC)  Ataque 80
Pistola de agulhas (PIST. A)  Ataque 18, 100$
Pistola quente (PIST. Q)  Ataque 30, 1540$
Pistola laser (PIST. L)  Ataque 50, 4.120$
MYAU
Bumerangue de ferro  Ataque 10
Bumerangue de prata (BUMER. P) Ataque 30, 1.620$  
ESCUDOS
ALIS, ODIN
Escudo de couro (ESC. COU) Defesa 3, 30$  
Escudo de ferro (ESC. FE)  Defesa 15, 520$
Escudo de cerâmica (ESC. CER) Defesa 23, 1400$
Escudo de lacônia (ESC. LC) Defesa 50
  
ODIN
Escudo de bronze (ESC. BRO) Defesa 8, 310$
Escudo de espelho (ESC. ESP)  Defesa 40 - Útil para tipos específicos de monstro 
MYAU
Garra - Defesa 40, 3300$
ALIS, ODIN, NOAH
Escudo de laser (ESC. LAS)  Defesa 30, 1120$
ARMADURAS
ALIS, ODIN
Armadura de couro (ARM. COU) Defesa 5, 28$ (Inicial com Alis) 
Armadura leve (ARM. LEV) Defesa 15, 290$ 
Armadura de zircônio (ARM. Z) Defesa 30, 1000$ 
Armadura de diamante (ARM. DIA) Defesa 60, 15000$
ODIN
Armadura de ferro (ARM. FER) Defesa 20, 320$ (Inicial com Odin)  
Armadura laconiana (ARM. LC) Defesa 80
NOAH
Manto branco (MANTO BR) Defesa 5, 78$ (Inicial com Noah)
Manto de frad (MANTO FR) Defesa 40 
MYAU
Pele compacta (PELE. G) Defesa 30, 630$

ITENS:
MISCELÂNEAS ÚTEIS:
Tapete - Leva à ultima igreja como na magia VOA
Chapeu - Substitui a magia Dica habilitando a falar a lingua de alguns monstros
Esfera - É mais forte que o chapéu substituindo a magia Tele para falar com monstros inteligentes.
Manto - Permite ficar temporariamente invisível e fugir
Flauta - útil para fazer adormecer monstros nos labirintos
Gás - Máscara que protege seus personagens automaticamente em campos envenados.
Tocha - tem poder de fogo como o Sol, encontrado no gelado mundo de Dezoris
Pote Laconiano - Feito de um material caríssimo é útil para Myau, mas por quê?
COMIDA:
Cola - restaura 10 PF
Burguer - restaura 40 pf
Alsulin - Está misteriosamente preso na coleira de Myau
Polymetral - Serve como alimento de máquinas e dissolve qualquer metal e sucata, menos laconian, também tem propósitos misteriosos.
Noz de Laerma - Tem propriedades mágicas, em especial para animais. Rumores dizem que essa iguaria é encontrada em Dezoris.
JÓIAS:
Olho de Ambar - Encontrado na cabeça dos dragões de Casba
Cristal - útil para encontrar e vencer Lassic
Prisma - Localiza o que veículos comuns não conseguem ver, e avistando mesmo outros mundos.
PASSAGENS:
Lanterna - Item necessário para entrar em dungeons escuras, mas é descartável.
Lampada Mágica - Tem o poder da lanterna mas possui vida infinita.
Bussola - útil para atravessar uma floresta muito densa
Chave C. (calabouço) - abre qualquer porta com fechadura
Chave M. (Milagrosa) - abre qualquer porta mágica
Passe - Útil numa ditadura, um passe livre de ir e vir.
Passapor - permite viajar de um planetas pra outro sem intromissões
MÁQUINAS:
Hapsby - Robozinho piloto muito valioso pra pilotar a nave luveno, feito de puro laconian. 
Landhover - Veículo veloz que permite atravessar longas superfícies.
Hovercraft - Permite navegar no mar e na lava vulcânica (fica a dica, pois poucos sabem!)
Cavador de Gelo - Mega útil pra atravessar alguns terrenos de gelo mole. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como não iremos spoilear para vocês tudo sobre o game (mas falaremos alguns detalhes como as cidades e os monstros no próximo post), deixo apenas algumas dicas básicas:
- A primeira providência é arrumar dinheiro matando monstros no início do jogo. No primeiro nível é loucura enfrentar um Owl Bear (Olho Voador), depois que subir de nível você acabará com ele num espirro.
- Você terminará o jogo mais facilmente se ao invés de acumular 300 mesetas, acumular 2000, pode acreditar... 
- A opção PROC será usada apenas algumas vezes no jogo, uma será quando você ver uma estátua...
- Cuidado nos becos sem saída, ao virar há 80% de um monstro te esperar na dungeon.
- Seja chato, o game QUER que você insista ao ouvir um "Não", talvez umas 3 vezes.
- Se caiu num buraco dentro da dungeon, vire e volte pra trás; você retornará para o último ponto que você parou antes de cair;
- Os velhinhos sempre são mais sábios que outros personagens.
- Se for fazer uma busca em Baya Malay, recomendo estar acima do 21º nível, e ir mais de uma vez para dois objetivos, pois você dificilmente poderá resistir.
-  Você não precisa explorar todos os lugares, mas claro que isso ajudará para vencer Lassic mais fácil.

BOA SORTE!
A propaganda afirmava que precisávamos
de 3 meses até chegar até Lassic.


10 comentários:

  1. Rodrigão, que post maravilhoso! Adorei a comparação de Phantasy Star com Advanced Dungeons & Dragons, e a lista de itens e armas ficou show de bola, vai ser muito útil para mim que estou voltando a jogar.

    E Phantasy Star deve ser um perigo para as mães: nada de legumes e verduras, o esquema é cola e burguer para se manter saudável, forte e pronto pra batalha rsrsrsrs!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Adinan!
      Esse foi com carinho especial em fazer, vou depois falar mais sobre os mundos e as criaturas.
      Queria ter este material à mão do itens há muito tempo, por isso o fiz! hauahaua

      E quanto à comida, putz que mal exemplo! hauahaua

      Abraços!

      Excluir
    2. ...E sempre vi uma relação entre PS e Star Wars e AD&D, quando joguei pela primeira vez estava nas minhas primeiras sessões de AD&D. Impossível não comparar e ver a semelhança. Com o tempo percebi a semelhança com Star Wars. Aliás, "O Devaneio de Rute" tem muito dos 3 em suas influência de ambiente.
      Valeu!

      Excluir
  2. já o terminei. os RPGS(poucos) de hoje em dia deviam seguir o exemplo de um RPG curtinho e cativante, ao invés de bilhões de horas muito cansativas. e foi graças a esse game que passei a gostar dos outros games da série. até o Phantasy Star 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o Gagá na entrevista disse algo assim, os jogos de hoje são como filmes que depois que você termina não quer ver tão cedo!
      Amo este mundo, sua ambientação. Só lamento por não ter tido outra versão no SMS. Abraços.

      Excluir
    2. Leandro, tem como vc mandar um e-mail para mim? Meu contato é: marcelnapraia2@gmail.com. Quero trocar uma ideia com vc!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Pra que manual se podemos contar com este texto? Ficou muito bom, mesmo!
    Gostei da relação entre o jogo, AD&D e Star Wars. Apesar de eu não gostar muito de SW, está claro que muito do ambiente futurista é inspirado nos filmes.
    Só não entendi uma coisa no post, o que vc quis dizer com "Se caiu num buraco dentro da dungeon, vire e volte pra trás; você retornará para o último ponto que você parou antes de cair". Fiquei um pouco confuso, já que sempre que cai em uma armadilha de dungeon, a gente vai parar no andar de baixo.
    Ótimo texto.
    E, LÉO, CADÊ O RESTO DO DIÁRIO DE BORDO? hehehe
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lisonjeado, Caduco! hehehehe
      Algumas quedas vc cai numa espécie de nível-poço, e basta procurar atrás de vc, que para na ultima porta do nível que estava. hehehehe

      Excluir
    2. Estou lisonjeado, Caduco! hehehehe
      Algumas quedas vc cai numa espécie de nível-poço, e basta procurar atrás de vc, que para na ultima porta do nível que estava. hehehehe

      Excluir
  4. Primeiríssimo lugar nos games do Master, e com esse (quase) detonado, he he fica fácil voltar a jogar de novo. Pretendo colocá-lo no Blog futuramente, mas pelo seu tamanho terei que dividi-lo em várias partes. Muito boa a matéria e os comentários.
    Abraço!

    ResponderExcluir