Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Meu Master Collection

"Imagem meramente ilustrativa"

Quando o cabo RF do meu Master quebrou de novo, estava cada vez mais difícil arrumar um cabo que funcionasse na TV de LED. Era hora de guardar meu Master Compact III para uma oportunidade futura (ele nunca pifou). Agora minha prioridade era salvar a vida útil de minha coleção, e lá fui procurar um Master novo.



Adinan me sugeriu um Master II, com seu lindo desenho, mas a grana tava baixa para adquirir um. E lá fui eu pensando em comprar um mais barato. Na lista do ML estavam os Masters Collections com vários jogos. Minha prioridade foi um que tivesse muitos jogos e tivesse o slot pra cartuchos. Tentei dar o lance num Master 112. Pirei! O máximo de jogos lançado com slot ainda. Mas veio a surpresa: o Master que o vendedor tinha era o de 74 jogos! Consultei os universitários, e me falaram para não ficar triste. Este Master era considerado o melhor desta série, pois tem alguns jogos exclusivos desta verdadeira série de emuladores. Minha primeira surpresa foi a entrada: o Logo, SEGA aparece lembrando o Mega III, e entra uma tela com Sonic apontando a lista alfabética de jogos. Quais jogos que me fizeram pesar um balanço sobre este modelo? É o que vamos ver aqui.

Não faltou o primeiro mascote do Master.

MUITO CACIQUE E POUCO ÍNDIO
O ponto negativo é certo entulho de jogos fazendo apenas volume. O famigerado 20 em 1 demonstra exatamente no que a Tectoy recriou a imagem do Master System: uma plataforma para crianças. Os jogos terceirizados pela empresa são extremamente simplórios, com movimentos ruins e inexistindo até sons. Desculpe, mas não sei o que tinham na cabeça, pois as crianças da época dariam risada disso. Então para mim, este Master é 54 e não 74 jogos. Todos percebi de cara que são aqueles eternos na mão da SEGA, que não teriam nenhum problema de licenciatura autoral, então desistamos de qualquer Batman Returns ou Psychic Worlds.

Eis o menu do emulador.
Temos esta lista alfabeticamente:
A-B: 9 jogos
C-E: 9 jogos
M-P:10 Jogos
F-K:10 Jogos
S-T: 11 Jogos
V-W: 4 Jogos
Mas mesmo assim, ainda temos muito entulho. Além de jogos bobinhos como Penguin Land (que você tem que carregar um ovo) ou Sattelite 7 (game do Mark III), a primeira coisa que percebi foi o blocão de jogos de esporte. No setor F-K temos a coleção da série Great: Great Baseball, Great Soccer, etc. Para mim, só salva o Great Volley, meu primeiro cartucho de Master que não tenho mais (obrigado, Pai). Não que eu seja contra esportes, mas eles vão cansar rapidinho. Não bastasse a série, temos os clássicos de corrida Out Run, Enduro Racer (em português pela Tectoy!), Hang On, os Super: Super Mônaco, Super Racing e Super Tennis e os World: World Grand Prix e World Soccer. Tentei ligar no Putt & Putter na maior curiosidade, para descobrir que era um jogo de golfe... Talvez, você ria um pouco com Pro Westing (luta livre), e ligue no Parlour Games apenas pra ver as belas moças de cassino (em resolução gráfica muito boa)  Enfim, tem que gostar de corrida e esporte...
Não é só carinha bonita, o jogo de bilhar é legal.

E PARA DISTRAIR?
Se você não tem muita exigência, muitos joguinhos básicos estão disponíveis. Um grande número de shooters também aparece na coletânea, e o melhor, alguns disponíveis para dois jogadores.  Também confesso que sinto um charme em ver aqueles gráficos primeiros do Master e o Logo japonês do Mark III em alguns deles. Temos Action Fighter (2 players), o clássico Alien Storm, o Tiro de Mira Far West Bank Panic, o com selo do Mark III Machinegun Joe, Pit Pot (também 2 players), o muito bom Power Strike (confiram a matéria do Douglas no QG!), o Submarine Attack (confiram também a matéria do Adinan no QG!), o clássico de helicóptero Choplifter (só disponível neste Master Collection), outros clássicos são o arcade Double Target (que lembra os animes dos anos 80, no Ocidente era Quartet, que permite jogar em dupla ao mesmo tempo, a menina aparece na sua versão japonesa).

Quando vi este deu nostalgia, da época de moleque
quando não entendia nada de games e animes ainda eram novidade...

Continuamos com Dinamite Duke, Eswat (dispensa comentários),  os games do robozinho Opa-Opa da série Zillion, Fantasy Zone e Fantasy Zone 3, Global Defense, o “Trovão Tropical” genérico Secret Commando (hackeado pelo Rambo, com 2 jogadores simultâneos também) e o meu mais novo vício, o Transbot (joguinho de nave bem simples que no Mark III vinha num card, que super-recomendo!) E olha que shooters não são meus preferidos...
Este aqui é uma pérola...
Nunca joguei por que a capa era horrível!

FEIJÃO COM ARROZ
Pois bem, bons ou ruins só falei de jogos mais genéricos de estilo. O que pode ter de obrigatório e único neste filão? Temos os mascotes da SEGA disponíveis, Sonic 1 aparece na lista, e o console entra automaticamente nele, caso você não escolha nenhum game. Já Alex Kidd, o primeiro mascote, foi bem lembrado com seus High Tech World, Miracle World e Shinobi World. Acho que já começou a ficar bom, né? Temos clássicos menores, mas memoráveis como Columns, Wonder Boy (dão pra matar um tempo), My Hero e Teddy Boy (não curto estes, mas outros gostam), o thriller cômico Ghost House, Kung fu Kid (nem acredito que não pensaram em por o Sapo Xulé! rss), o inovador Aztec Adventure (no estilo anime da Akira Toriyama de Dragonball) e o The Ninja.  
No primeiro escalão, temos satisfatoriamente jogos pra homem... Que tal Black Belt e Shinobi pra começar? Os Bonanza Brothers para quem nunca jogou? O anime Borgman aparece em sua versão em português Cyborg Hunter também. Ok, quando vi estes games já estava satisfeito, mas a surpresa de verdade são jogos de estilo totalmente diferente: temos o thriller tenebroso Vampire (Master of Darkness), um RPG como Dragon Crystal e até o melhor Fighting game do console, o Masters of Combat.

"Vei, não é este jogo de vampiro!"

"É este aqui!"

Ufa, quanta coisa! Com esta coletânea, eu poderia falar mal da inexistência de outros jogos como Rastan, Kenseiden e Golden Axe que tem no Master 112.... mas eu já tenho eles e o slot funciona. Então, bora curtir!
 

10 comentários:

  1. Saudações, Rodrigão!
    Tudo bem?
    Bela aquisição esta sua que, pode ser resumida, neste trecho escreveu: "Ok, quando vi estes games já estava satisfeito, mas a surpresa de verdade são jogos de estilo totalmente diferente: temos o thriller tenebroso Vampire (Master of Darkness), um RPG como Dragon Crystal e até o melhor Fighting game do console, o Masters of Combat.".
    Sonics e Alex Kidds nunca estiveram de fora destas coletâneas mas, os citados aí, são surpresas da melhor qualidade! Como já sabe, estou pirando - só agora em 2013 - no Masters of Combat e é um jogaço.
    Parabéns, pelo Master "novo" e pelo texto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Douglas!
      Estes games é que me animaram, pois o que só que queria era um console, isto me veia como um belo bonus!
      MoC sempre fui fã da época que lançou fui o primeiro da locadora a joga-lo, já o "paquerava" nas revistas.
      Abraços.

      Excluir
  2. Bacana, sem dúvida foi uma bela aquisição! É verdade que tem muito joguinho apenas ocupando espaço, mas pelo menos já tem alguns clássicos obrigatórios e o melhor de tudo, com slot e funcionando perfeitamente! Pretendo adquirir um desses em breve tb!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Slot e alguns clássicos da SEGA, foi o motivo da compra, os de espaço eu considero os esportes e o 20 drogas em 1, de resto até dei chance para uns que torcia o nariz.
      Adquira sim!
      Abraços!

      Excluir
  3. Gostei do seu review sobre esta versão do Master, não sabia que vinham estes jogos na memória! Parabéns pelo post e pela aquisição! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é essa. Divulgar um pouco os jogos, para fazer um futuro comprador destes modelos saber se vale a pena.
      Valeu! =D

      Excluir
  4. Muito legal, acabei encontrando uma versão de 74 jogos e comprei :-)

    Saiu uma matéria na globo hoje sobre os 30 anos do Master, achei bem legal: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/07/oculos-3d-e-games-em-portugues-estao-entre-curiosidades-do-master-system.html

    Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir