Páginas

domingo, 4 de dezembro de 2016

GG Review - Yu Yu Hakusho 1 (1994)




E aí, pessoal.
Continuamos rodando no Game Gear, e vamos falar de mais um anime que já passeou aqui no Mega Drive. Vamos falar de Yu Yu Hakusho: Horobishi Mono no Gyakushuu!




A história já sabemos, tudo começa com  o Bad Boy Yusuke ao voltar a vida e ganhar a tarefa de ser um detetive sobrenatural. A série fez tanto sucesso que foi inevitável parar no Mundo dos Games. Para a SEGA, o desenho surgiu em 1994 e 1995 com duas versões no Mega Drive e no Game Gear. E o primeiro do GG que vamos falar.


ESSA NOITE O TEMPO PASSA DEVAGAR...
Em Yu Yu Hakusho: Horobishi Mono no Gyakushuu temos uma história paralela à do anime, semelhante à Saga de Suzaku. Yusuke e seus amigos vão ao mundo das Trevas (Makai) e invadem um Castelo tocando o terror nos Youkais (monstros mitológicos e fantasmas japoneses). Diferente das versões RPG e Fighting Game, aqui será no estilo Beat n' Up mesmo.

GRÁFICOS E SONS
O game tem todo aquele jeito de "Feito sobre medida" para uma jogatina rápida. E o que vejo são gráficos simples, mas vivos e coloridos, parece que quase feito pro público mais infantil. Os movimentos dos golpes são curtos, isso não estraga a diversão, mas os movimentos de Hiei (dentre todos os personagens) é que podiam ser melhor pensados. O curioso é que Kurama e Kuwabara usam o uniforme escolar, enquanto Yusuke usa o traje de luta (em Sunset Fighters, todos usavam o traje de luta). 
Já a música, é bem "GG"  mesmo, as melodias me lembram algumas musicas ocasionais do anime (fãs perceberão), mas não são "presas" às fases, é um tema pessoal do personagem que toca nas 4 primeiras fases. Elas vão do mais animadinho com Yusuke até o mais melancólico com Kurama.  

Dica: Na versão hackeada para Master, será comum ver Bugs, em especial
na Tela de Vitória. Mas eles não tiram a Diversão.

EU FICO LOUCO, E A ENERGIA E O PODER...
O esquema de jogo é assim: Existem 4 caminhos para a Torre. E você escolhe 1 personagem para uma porta (sim, a seleção podia ser graficamente melhor), anda num terreno cheio de youkais, alguns parecidos com aqueles que Yoshihiro Togashi inventava nas primeiras histórias, sem grandes pretensões e no final da Fase, enfrenta um Boss.




CONTROLES E ITENS
Pra variar vamos ensinar os esqueminhas:
BOTÃO 1 = Ataque
BOTÃO 2 = Salto
BOTÃO 1+2 = Ataque pros dois lados
BOTÃO 1+2 (carregando) = Especial ("Limpa Tela")




- Além do Life e do Score temos a Bolinha de Ki que libera os Especiais, você começa com 4 no modo Easy e 2 no Hard. 
- A Bolinha de Ki (Tama) também aparece como item no cenário.
- Outro item é o bolinho (que tem corte em Cruz) que recarrega parte do Life.
- O Leque (Butou) e o Puu (o passarinho de Yusuke) recarregam totalmente o Life.
- Outros itens apenas dão pontos ao Score.



BOSS BATTLE
Quando chega ao final, você encara o inimigo com a visão de frente. Há uma mira aleatória em que você atinge pontos que causam mais dano, menos dano, ou erram o ataque. Você pode carregar o Especial que arrebenta o inimigo na parte certa. E tem que desviar pra esquerda ou direita pra fugir do ataque do monstrão. 


Se você morrer, ainda pode "pegar" a energia de algum colega, o problema que ele já começa em desvantagem se ainda não lutou, então tem que administrar bem a troca. 

Cuidado com as barreiras elétricas; geralmente tem minas explosivas nelas.

O Status dos heróis fica assim:
Categorias
Yusuke
Kuwabara
Hiei
Kurama
Speed
B
D
A
C
Defense
B
A
D
C
Jump
D
C
B
A
Attack
A
B
C
D
S. Attack
A
C
B
D

Yusuke - Nesta versão está bem apelão em ataques e agilidade, mas seu ponto fraco são os saltos. Usa socos e voadoras, e seu Back Move é uma giratória. O S. Attack é Reigun, o Tiro com o dedo, que arrebenta legal os chefões sem esforço.  (É fiel a ideia que Yusuke só pode lançar 4 Raios nas primeiras histórias)
Kuwabara - O grandão tirando as desvantagens de velocidade e Attack em relação à Yusuke não tem diferenças em relação a seu amigo. Seu Back Move é um 'Spacatte" bem eficiente em especial contra mosquitos e morcegos. O S. Attack é o Reiken, a espada espiritual. É o que recebe menos dano dos inimigos.
Hiei - Personagem mais rápido e com saltos melhores que os anteriores, o que lhe dá vantagem em abismos e esteiras. Todos seus golpes são com sua espada o que lhe dá uma distância maior. O Back Move é um giro com a Espada. E o S. Attack só tem uma desvantagem em relação a Yusuke: o Dragão das Trevas é bem poderoso, mas consome mais energia (duas Esferas de Ki)
Kurama - A princípio parecia injustiça que o mais charmoso do grupo tivesse os valores mais baixos. Ao menos, a Velocidade deveria ser maior. Mas além de ter o melhor salto, seu Rose Whip, o chicote de rosa, tem o maior alcance de Attack, muito bom contra aqueles pedregulhos que saem rolando na tela.   Seu S. Attack é a Chuva de Pétalas.
Dica: Kurama é o personagem mais indicado
pra subir a Torre, devido às plataformas.

Você deverá escolher 1 Fase pra cada um dos 4 heróis, um corredor de gosmas, uma floresta, um corredor Hi-Tech e uma caverna vulcânica. Para os que temiam os problemas típicos do GG, as colisões são "antecipadas", evitando que os pequenos personagens atinjam os inimigos precisando ficar muito colados. 



A Quinta Fase é de plataforma, você escala a Torre, e terá de tomar cuidado com caminhos falsos. Mas mesmo que derrote o chefão no Nível Easy, ainda tem mais no Nível Hard.



CONSIDERAÇÕES FINAIS
A despeito de tudo isso, esta versão de Yu Yu não é um Best Seller. O game é bem simples, e carrega os vícios comuns dos jogos do GG. Mas se você é realmente fã do Quarteto, a diversão é fácil, aproveite!




6 comentários:

  1. Bons tempos de jogos simples e divertidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato.
      Simples, sem grandes pretensões, mas que era divertido... muito!

      Excluir
  2. Saudações, meu amigo!
    Tudo certinho?
    Há um tempão atrás, há quase 20 anos, quando passe a ter um PC e usufruir do maravilhoso mundo da emulação, endoidei baixando tudo quando era jogo e, claro, os de Game Gear não escapariam de minha "gula". Foi aí, que tomei conhecimento, dos games de YuYu para o sistema.
    Joguei bastante até, naqueles tempos. Porém, este aqui do link (https://www.youtube.com/watch?v=20cH-5Ka0ew), achei bem mais legal. Se parece com o Yu Yu Hakusho Tokubetsu Hen, do Super Nes, onde tudo rola como se fosse um "anime controlável".
    Até mais!

    P.S.: Mandou bem no review!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, sim. Foi uma revolução pra nós a emulação, uma vida inteira de gamer, agora podia se adquirida em um dia de pesquisas e downloads. Yu Yu é um anime perfeito pra se criar games, acho que até hoje eu tinha ideias pra ele. Vou procurar este! Abraços!

      Excluir