Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2016

GG Review - Yu Yu Hakusho 2 (1994)


Olá pessoal.
Nossa febre por Yu Yu Hakusho continua. Agora vamos conferir o último Game do Game Gear. Vamos ver agora, o último game: Yu Yu Hakusho II: Gekitou! Nanakyou no Tatakai.

Se você perdeu a versão Mega Drive, confira aqui
Se quiser conferir a primeira versão GG, confira aqui.





NÃO CONHECI O OUTRO MUNDO POR QUERER
Este game de GG, que foi lançado no mesmo ano indica bem a febre que contaminou o Japão deste mangá/anime. Por que lançar um Yu Yu II no mesmo ano?
Esta versão é totalmente diferente das outras de SEGA: O Mega Drive tinha um RPG e um Fighting Game. A primeira versão GG tinha sido bem original em criar um Beat n' Up. Esta segunda é um Fighting Game, mas imita duas das versões SNES do desenho, entre elas o Hokubetsu Hen, em que os personagens estarão em close.



Dica: No Nível Easy, você para em Toguro.

Quem entrou nesta empreitada foram sete lutadores de Sunset Fighters, os 4 principais Yusuke, Kuwabara, Kurama e Hiei, além de 3 chefes, Toguro Outoto, Itsuki e Sensui. Acredito que as limitações e necessidade de uma jogatina rápida levou a este número.

GRÁFICOS E SONS
Uma primeira percepção  que tive do Game foi o visual dos personagens e o cenário. Uma noite de tempestade dá um ar de movimentação. Você está numa angulo de costas e o inimigo de frente. Os heróis usam seus trajes de luta como no Mega, apenas Kuwabara está de uniforme escolar (não entendo o motivo). Toguro já está em sua forma 100%. Percebi o "erro" (nerd chato!) de Sensui na primeira forma ou mesmo Kurama dar socos de punho fechado direto, até perceber umas "semelhanças" de poses dos personagens. Não acredito na limitação em imitar o mesmo gesto, mas economia mesmo em usar esboços (por isso o game feito tão rápido). Sobretudo, quem destaca no visual são os poderes de Itsuki, com toda a economia. 
Já a música é mediana. Os efeitos de golpes poderosíssimos é que dão um estranho contraste, pois soam como ""blip-blip" e "Tchium!", parece que foi feito mais para um Doraemon do que para um anime de lutas tão fortes.

    

SISTEMA DE COMBATE
É semelhante ao Boss Stage do Primeiro game. Você encara o inimigo em close, ok. A cada turno uma Barra de Força (azul-vermelha) vai oscilando e você deve digitar o Comando quando ela estiver mais alta. Se for um ataque, uma mira aleatória aparece e você atinge pontos que causam mais dano, menos dano, ou erra o ataque. Você precisa de Ki pra carregar os Especiais. Quando você digita o Comando de Ki, desiste de atacar pra encher o Ki, e se passar alguns turnos sem se atingido recupera seu Life.   

Dica: Algumas Roms pausam o Game se apertar rápido os botões,
ao invés disso, segure-os. 
COMANDOS
Botão 1 = Soco 
+1 = Carregar o Ki
+1 = Esquiva
Botão 2 = Especial 1
+2 = Especial 2
+2 = Especial 3


Se aparecer uma estrela vermelha, significa a possibilidade de um Golpe crítico, para isso deve aperta o comando na hora que a mira entrar na Estrela.


PERSONAGENS PRINCIPAIS

YUSUKE

Especial 1 = Reigun - Tiro Espiritual
Especial 2 = Shotgun - Reigun Modo espingarda
Especial 3 = Maajin Strike - Transformação em Youkai

KUWABARA

Especial 1 = Reiken - Espada Sobrenatural 
Especial 2 = Reiken modo Lança
Especial 3 = Dual Weiding Reiken - Espada Dupla




KURAMA

Especial 1 = Rose Whip - Chicote de Rosa
Especial 2 = Fuukaen Bujin - Chuva de Pétalas
Especial 3 = Makai Youko Shoku Attack - Transformação em Raposa

HIEI

Especial 1 = Ja Ou Ensastu Ken - Espada das Trevas
Especial 2 = Rengogoku Shou - Chamas Negras Mortais
Especial 3 = Ensatsu Koryuha - Dragão das Trevas



OS CHEFES

TOGURO
Toguro tem um soco normal que causa Dano acima do normal, então todo cuidado é pouco, abuse das Esquivas.

Especial 1 = Shidan - Estalar de Dedos
Especial 2 = Empty Over Punch - Usa o punho com o Vácuo
Especial 3 = 120% no Chuu - Estraçalha tudo superando sua Força


Dica: Contra Itsuki deve evitar Usar de Cara Especiais como este.
Ele estará pronto pra revidar.

ITSUKI
Itsuki é bem inteligente. Ele pode usar contragolpes e se recupera com Rapidez, o ideal é atacá-lo quando descarregar o KI.

Especial 1 = Demon Ilusion -  Olhos (Funciona como Contragolpe)
Especial 2 = - Yaminade Shou Kan - Mãos Espectrais
Especial 3 = Shikigamis Barrage - Lança uma Chuva de Demônios

SENSUI
Sensui é bom em todos os sentidos. Você apenas o vencerá com muita persistência.

Especial 1 = Reshu Kokyu Ha -  Chute de Bola Espiritual
Especial 2 = Aki Kou Jyu - Metralhadora Secreta
Especial 3 = Armoured Strike - Ataque com a Armadura


CURIOSIDADES
- Quando começou a Série, temos a impressão que seu criador, Yoshihiro Togashi, não sabia o que ia acontecer, apenas que de Investigações sobrenaturais, a série passaria pra Duelos de Artes Marciais. 
- Togashi reclamou da produção de sua obra-prima o quanto lhe era exigido de trabalho dormindo pouco e com problemas de saúde. Pouco esteve a parte da produção anime. Togashi é casado com Naoto Takeuchi, criadora de Sailor Moon.
- Na série anime, apesar de toda violência houveram cortes, como por exemplo, como Toguro matou um mero passarinho. Além disso, alguns trechos foram mais bem amarrados, como a presença do Sr. Koenma ser maior (e a criação de seu assistente Jorge Saotome), e Kuwabara ter se aproximado de Yusuke salvando Keiko de uma gangue da escola rival. 
- É estranho pensar quantas quase mortes e Stages Ups, Yusuke passou antes de se transformar no Makai e descobrir o seu poder verdadeiro. 
- Togashi imaginava sua série como um jogo, o próprio Sensui usa sua batalha com Kuwabara, Kurama e Hiei a um combate com um boss de RPG.
- Quando Yusuke enfrentou Hiei, ele não podia usar as Chamas Negras, e Kurama não podia se transformar em Youko. Isso significa que ele não teria a menor chance em outras situações no início da série.
- Quando apareceram no Mangá no Volume 3, Togashi quis tornar Kurama um dos principais, mas tinha dúvidas sobre Hiei.
- Suzuki, um dos inimigos do grupo que armou Kurama e Kuwabara, somente assim Kurama pôde voltar sua forma e Kuwabara pôde derrotar Toguro Ani.
-  No Mangá original, Yusuke fumava e sua mãe tinha uma vida "duvidosa" com a Yakuza. O anime apesar manter a violência, decidiu cortar estas partes.
- No Brasil, Yusuke era dublado por Marco Ribeiro, que era o Diretor da Audio News, e isso lhe deu liberdade pra "zoar" com o papel, junto com Peterson Adriano como Koenma. 
- No anime japonês, Kurama era dublado por uma mulher, e masculiniza quando se transforma. No Brasil, apenas Eduardo Ribeiro dubla o sereno personagem.
- Kurama conheceu Hiei 1 ano antes da morte de Yusuke, Kurama ainda não tinha muita energia e tentava salvar uma amiga enquanto Hiei procurava por Yukina raptada por um youkai chamado Oito Membros. 
- Yu Yu possui 4 jogos no SNES, 2 jogos no Mega Drive e 2 no Game Gear, somente o Master que ficou de fora no auge da SEGA.
- A série foi considerada a melhor de 1994 e 1995 pela Animage Anime Grand Prix e a dublagem brasileira a melhor do nosso país.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Chegamos infelizmente, ao último jogo da série pela SEGA, apesar de um mecanismo simples, é divertido inventar estratégias e criar reviravoltas. Apenas se torna um pouco cansativo se for derrotado muitas vezes pelo mesmo oponente. Outro joguinho recomendado pros fãs, aproveite!
- Não conheci o outro mundo por querer! - 



4 comentários:

  1. Saudações!!!
    Tudo certo, meu amigo?
    Esse "YuYu" é bem legal. A Sega fez o quê pôde para trazer uma experiência similar ao Tokubetsuhen do Super NES... e o resultado, ficou impressionante.
    Pena ter poucos personagens pois, o "fator replay", fica bem reduzido com o passar do tempo. Ainda assim, é um jogo divertido e vale a pena conferir.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, cheguei a jogar o Hokubetsu Hen. Era divertido, mas vc pouco visita depois de um tempo. Mas a arte ficou bem legal. Acho que uns 3 lutadores já seria muito maneiro! Abraços!

      Excluir
  2. As animações são muito bonitas mas a parte sonora eu acho um pouco irritante. No geral jogos de luta assim exigem muita paciência, eu gosto mas ainda prefiro o jeitão tradicional de combate. Mas para o Game Gear ficou muito bom.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem esta impressão. Espero um estrondo e as Chamas do Hiei parece um pó da fada TinkerBell no som... Eu também prefiro dois bonecos inteiros e visão de lado, mas esse joguinho é ótimo pra descontrair. A SEGA caprichou! Abraços

      Excluir