Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

MD Review - Bishoujo Sailor Moon (1995)


Olá amigos!
O QG Master inicia o seu "Outubro Rosa" um mês dedicado só às heroínas e as jogadoras, e começamos com o pé direito.
Uma análise comemorativa do jogo da Sailor Moon para o Mega Drive, vamos lá?








Sailor Moon é uma das séries japonesas mais carismáticas do Japão e precursora de muitas do gênero. Criada por Naoko Takeuchi entre 1992 e 1997, pertencia a categoria Shoujo (meninas), mas as personagens eram uma "equipe de heroínas", coisa rara na época. Chegou no Brasil logo após o sucesso  de Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco) para engrenar também o público feminino.



A história conta sobre a atrapalhada estudante Usagi Tsukino (Coelho da Lua, ou Serena na versão ocidental)  que é escolhida pra ser guardiã da Terra contra as forças do mal, assessorada pela gata Luna, que tenta reunir junto com o gato Artemis as demais guardiãs, as Sailors Senshi. Na verdade, Usagi é também a Princesa Serenity de outro mundo, o Reino da Lua ou Milênio da Prata. Cada temporada, tinha uma série de vilões bem no estilo dos shoujo, monstros femininos, bruxas poderosas e vilões bem vestidos com pinta de galã. 



Usagi também tem um protetor, o misterioso Tuxedo Mask (Tuxedo Kamen no original, que apesar de apaixonada, ele é um dos garotos que ela detesta na escola, Mamoru Chiba, ou Darien). Como o enredo era "voltado pra meninas" (conforme achavam em 1992 o que meninas queriam ver), as histórias eram menos violentas que a maioria dos mangás/animes de herói e os diálogos eram muito voltados pra questão de relacionamentos. Uma boa parte dos garotos achou cansativo, mas outros gostavam das cenas de ação, superpoderes com efeitos made in Japan sempre agradavam.
E quanto ao jogo?



O Jogo desenvolvido pela Ma-Ba e Angel e publicado pela Bandai segue a primeira temporada do desenho, com inclusive a participação das vozes das dubladoras originais e segue a linha Beat n' Up. Você enfrentará o exército da Rainha Beryl, senhora do Negaverso que despertou pela energia dos habitantes do Japão No passado, ela amava secretamente o Príncipe Endymion. Ao perceber que ele não a correspondia e estava apaixonado pela Princesa Serenity, Beryl o mata. Não desistindo de seus intentos malignos, ela funda o Negaverso ao fazer um pacto com a Sailor Galactic. E para dominar o mundo, envia seus quatro generais para atacarem as guerreiras Sailors. 





Os gráficos da versão Mega Drive, apesar das limitações é mais bem definido em resolução que a versão SNES. Os cenários pegam cenas da cidade de Usagi (Por que todo mundo acha que é Tokyo? Porque é!), usando uma boa quantidade de cores vivas e as fortalezas dos vilões são sombrias e ainda podem surpreender um pouquinho. As cutscenes das Sailors são uma gracinha, inclusive a Abertura empolgante e as telas de options capta bem a personalidade de cada Sailor, trazendo uma emoção parecida de assistir a série animada.




O melhor de tudo é que os olhos de Usagi saltam corações quando Tuxedo Mask aparece.
 As animações dos golpes são legais (parecem garotas de 14 anos lutando mesmo), mas não há nenhum efeito visual de fundo quando elas executam seus poderes o que é uma pena.




Os sons são quase idênticos ao anime, com as composições de Aki Hata, utilizando a placa Model 2 e a ASIC YM3438, com  musicas tranquilas nas primeiras fases, e temas mais sombrios conforme vai avançando no QG dos vilões. Na fase 3, o arranjo me lembrou muito um que ouvi em Mystic Defender (Kujaku Ou 2)  As vozes das meninas fazem o Mega suar pra extrair o mais próximo do original. A única coisa fora é o grito dos inimigos quando eles caem, muito alto e exagerado.





Como o jogo é inspirado nas primeiras temporadas você terá as cinco primeiras Sailors.
Usagi (Serena) como Sailor Moon na liderança, Amy como Sailor Mercury e Rei como Sailor Mars (as dos primeiros episódios); Lita (Makoto) como Sailor Jupiter e  Mina (Minako) é Sailor Venus. Contam com a participação de Mamoru Chiba - Tuxedo Kamen (que é o Principe Endymion). Não podemos ignorar a Data de Nascimento (como em Saint Seiya, relacionando o signo do personagem a um planeta) e o sobrenome que relaciona a simbologia chinesa (Tsuki = Lua; Mizu = Água; Hi = Fogo; Ki = madeira, raio; Ai = amor)

Dica: Você pode dar essa voadora com dois toques pra frente, pular e atacar.

Se você acha que é um jogo meigo e delicado, você errou feio. As meninas batem feio, mais que muito marmanjo, não fariam vergonha pra Haggar, Cody, Axel ou Blaze. Pra aproveitar o máximo da diversão, estamos passando um guia completo:




SAILOR MOON
A líder das Sailors, romântica e estabanada, tem golpes aparentemente atrapalhados. Mas ainda assim é a melhor personagem. Ela  é tão louca que dá cabeçadas dignas do Batman. Seus poderes da Tiara Lunar é projétil e o Cetro Lunar é em todas as direções.
Sailor Moon
Usagi Tsukino
Poder – A segurado
Moon Tiara Action
Data de Nascimento
30 de junho (Câncer)
Back Special 1 – Botão C
Moon Healing Halation
Sangue
O+
Agarrão
Grab n’ Headbutt/ Toss
Passatempo
Cozinhar (Bolos)
Special 2
êé+A
Super Sonic Attack



SAILOR MERCURY
A estudiosa e metódica do grupo que sonha ser médica, tem também golpes que inicialmente parecem de quem não gosta de brigar. Sua Bolha de Mercúrio é lenta pra lançar. Seu golpe de flanco é uma rasteira, mas em compensação, ela tem um Tiger Uppercut, véi! Com bolhas de Sabão!


Sailor Mercury
Ami Mizuno
Poder – A segurado
Shabon Spray
Data de Nascimento
10 de setembro (Virgem)
Back Special 1 – Botão C
Sweep
Sangue
A-
Agarrão
Slam/ Toss
Passatempo
Xadrez, Ler
Special 2
èêè+A
Shabon Upper


SAILOR MARS
A "temperamental do grupo" como Usagi se refere a ela, é uma estudante pra ser sacerdotisa  de um Templo. É a que na falta de namorados, se afunda na comida. Seu poder é o Fogo. Tem uma giratória como golpe de defesa, mas ela manda um Tornado de Fogo de invejar o Joe Higashi!! 


Sailor Mars
Rei Hino
Poder – A segurado
Fire Soul
Data de Nascimento
17 de abril (Áries)
Special 1 – Botão C
Spiral kick
Sangue
AB-
Agarrão
Grab n’ Knee/ Flip
Passatempo
Ler, Ler a Sorte
Special 2
êèé +A
Huricane Fire




SAILOR JUPITER
A mais velha, mais alta e a esportista. É órfã e por isso amadureceu mais rápido. Tem mais de um poder baseado em Jupiter: o Raio. O projétil normal é a Tempestade Elétrica mas no lugar do golpe que atinge por trás, ela manda um furacão, bom pra inimigos voadores!
Sailor Jupiter
Makoto Kino
Poder – A segurado
Supreme Thunder
Data de Nascimento
5 de dezembro (Sagitário)
Special 1 – Botão C
Tornado
Sangue
O-
Agarrão
360º Extension
Passatempo
Cozinhar, Shopping
Special 2
èéê+A
Ground Pound



SAILOR VENUS
Meiga e delicada, a quinta Sailor lembra muito Usagi, trabalhava sozinha combatendo o crime antes de se unir as outras. Seu elemento é o metal e a luz. É a única que não tem ataques com as mãos, mas usa uma corrente de corações como arma, deve ter se inspirado no Shun da Andromeda. Seu projétil é um raio e seu golpe de flanco é um giro com a corrente.


Sailor Venus
Minako Aino
Poder – A segurado
Crescent Beam
Data de Nascimento
22 de outubro (Libra)
Back Special 1 – Botão C
Chain Spin Attack
Sangue
B+
Agarrão
Flip Toss/ Flip Over
Passatempo
Jogar, Caçar autógrafos
Special 2
é êè+A
Earth Direct Throw (P)



Das coisas divertidas deste jogo são os power-ups. Os itens que recarregam vida são doces como sorvetes. Há um leque que pode ser usado como arma, mas não está sempre disponível. Há também cristais que aumentam a barra de Life e Tuxedo Mask comparece pra jogar um flor que recarrega as energias.




As fases na versão Mega Drive formam um caminho do bairro das Sailors até o Castelo de Beryl, mas tenta evocar a lembrança de alguns episódios conhecidos. A chefe da primeira fase, Super Goon, é lembrança do primeiro episódio. 



Os cenários são competentes tanto no colorido quanto em entreter o jogador. A única coisa que achei negativo, porém, uma questão de sensatez possa ter evitado isso, é que na fase da estrada, os personagens não caem dos caminhões mesmo que caiam na fase do elevador, o que daria uma tensão a mais na dinâmica. Um dos visuais mais belos é na base Hi-Tech em que as Sailors são transportadas em plataformas metálicas.



Você lutará também com os 4 generais de Beryl. Parecem todos nomes de alergias! Jaedite te enfrentará na casa de doces. Nephrite lhe espera na base Hi-Tech. A Sailor Fake fica por conta de Zoycite, o ultimo e poderoso general é Kunzite.  


Beryl que não é boba nem nada hipnotiza o Principe Endymion para fazê-lo lutar contra a própria amada, antes da batalha final. E sim, ela é mais dificil que muito boss de jogo clássico.



CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para aumentar o sabor do jogo, o final só é revelado na dificuldade Hard. O que já seria suficiente pra ter o efeito replay dos jogadores mais novos (que como eu) sempre jogando os levels fáceis antes de começar a pegar pra valer. Agora, o melhor é que cada Sailor tem um final o que me fará querer zerar com todas. (Até esta publicação, apenas com Usagi e Makoto). 

O jogo em si, podemos dizer que é bonito, mas não é nenhum mistério. Bem no estilo imortalizado por Golden Axe, você enfrenta um grupo de inimigos que são diferenciados sua energia pela cor. Conforme você avança os sub-chefes de uma fase se tornam inimigos comuns da seguinte. Quem gosta de uma boa pancadaria, ou heroínas bonitas e carismáticas é um prato cheio. Mesmo amigos que não curtiram o desenho, gostaram muito desse jogo. Quem sabe não é hora de banir os medos e abraçar este lindo jogo em nome da Lua?




 




6 comentários:

  1. Jguei essa versão no Snes na casa de um amigo do meu irmão ele tinha ido ao Japão para trabalhar nisso trouxe esse jogo pelo que me lembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas versões são bem parecidas, Rock!
      É bem legal! Nosso mês aqui será postagens sobre universo feminino, acompanhe aí! ;)

      Excluir
    2. Vou dar uma conferida agora mesmo kra.

      Excluir
  2. Vale mais a pena a versão do mega?
    Curti a publicação, vou dar uma chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão SNES é boa pelo multiplayer, mas a Mega é melhor pelo one-shot, Fernando.
      Abraços

      Excluir
  3. you could have an ideal weblog right here! would you wish to make some invite posts on my blog? gsn casino slots

    ResponderExcluir