Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2018

Meme Retrogamer: O que Você jogou em 2018?


Fala gente!
Tudo joia?!
2018 tá acabando, mas nós do QG Master estamos deixando aqui nossa retrospectiva de games que mais nos  felicitaram. Escolhemos aqueles mais bacaninhas como dica pra vocês abrirem o ano bem. Vamos conferir os jogos de cada membro?



DOUGLAS

Saudações, pessoal!
Tudo bem com vocês?

Este ano foi um tanto escasso no quesito “jogatinas”. Também, foi o período, que mais senti saudade de um aspecto da juventude: ter todo o tempo do mundo para jogar o quanto quisesse. 

Essa falta de tempo hábil (entre outros “probleminhas”), refletiu ainda, em minha ausência quase completa dos trabalhos do QG. Entretanto, a lista dos games que encarei em 2018, não poderia faltar. 

Aí vão meus destaques...


Power Rangers – Legacy Wars (Mobile)


Foi o que mais joguei no primeiro semestre, contrariando, uma certa “antipatia” por games mobile. Não me acostumei bem, em dar comandos, esfregando o dedo na tela do aparelho.

Este título é muito divertido, viciante e possui uma jogabilidade bem dinâmica, que me surpreendeu bastante. Mesmo com comandos simples, a luta é rápida e precisa, lembrando bastante, fighting games de consoles (isto com um controle e na tela de uma TV, seria lindo!). 

Infelizmente, em uma das atualizações de versão, meu celular não foi mais capaz de instalá-lo... nem deu tempo de jogar com os Street Fighters convidados.

Como a nWay não parece querer parar o suporte tão cedo, quem sabe, eu consiga jogar mais num futuro próximo? Vontade não falta.


 
Bad Dudes (Nintendo)


Não me chamem de “Traidor da Causa”, ok? Este ano, joguei mais Nintendo do que qualquer outro sistema. Revistei alguns títulos que mais gosto e redescobri outros, como este Bad Dudes. 

Este clássico da Data East, pegou carona em Double Dragon e nos muitos filmes de ninjas que viviam tomando sopapos de fortões norte-americanos. Também, é um dos tantos que a empresa fez, seguindo a fórmula de ação lateral com dois níveis de movimentação, como Joe and Mac e Two Crude Dudes. 

Mesmo não sendo um ”port 100%” da versão original de arcade, ficou bem decente (é meio truncadinho mas, pegando a manha, dá pra jogar numa boa). Um típico exemplar de sua época, o que, para mim, é ótimo.



Test Drive II The Duel (Mega Drive) 


Na época de seu lançamento, nem dei bola. Quando ganhei meu Mega, em meados de 1992, tinha caído no esquecimento e, só fui me deparar com ele novamente em emulação, anos depois. Por já estar acostumado com games de corrida modernos, o achava datado demais. Taí, uma barreira que tenho hoje, games assim de 8 e 16 bits, salvo pouquíssimas excessões, não consigo mais jogá-los. 

Cerca de três anos atrás, joguei Super Monaco GP 2 com controles analógicos do Playstation 2 e foi é uma experiência surpreendente. A impressão que passou, tamanha compatibilidade, é como se fossem feitos um para o outro. Fiz testes ainda com outros jogos e, os resultados, variaram entre “Indiferente” (OutRunners), “Inviável” (Virtua Racing) e “Incrívelmente Bom” (OutRun 2019).

Recentemente (escrevo isto em 03 de novembro), não sei que “cargas d’água” me deu e decidi encarar Test Drive II e “NOOOSSA!!! É muito melhor do que lembrava!”.


O game tem visão interna do carro, com boa sensação de velocidade e controles precisos. A proporção que se tem do volante, painel e dimensões do veículo é muito próxima da realidade, lógico, levando em conta, se tratar de um título do início da década de 90. Uma coisa que me chamou a atenção, foi a grande semelhança com os primeiros Need for Speed e Road Rash... a Eletronic Arts deve ter sido fonte de inspiração.

Futuramente, tentarei experimentar tais games com volante e pedais. Acredito que, se ficaram bons com um controle analógico, deve funcionar também.




Retrogamer Adventure (PC)

Feito com a engine Open BOR - que possibilita criar games no estilo beat’n up - foi uma grata surpresa. Diferente da grande maioria (cujos elaboradores, sempre pecam, em um aspecto ou outro), aqui, temos um projeto super divertido, com grafismo bonito e trilha sonora envolvente. Algumas melodias são conhecidas de títulos famosos como Golden Axe ou Ninja Gaiden mas, tem composições próprias também (creio eu).

Z Vitor – quem fez este game – resolveu prestar homenagem à alguns youtubers como o Velberan (canal de mesmo nome), Sr. Wilson (do Colônia Contra-Ataca), entre outros. Ele os colocou numa aventura dentro da cultura retrogamer e, quando falo dentro, é dentro mesmo! Entenderá ao jogar.
Destaque para o “vilão da treta toda”. É hilário!

P.S.: Z Vitor... pode fazer um game com a galera aqui do QG Master? Nunca te pedi nada! Rss!!! 




Sonic Chaos (Master System)

Meu tempo pode estar escasso mas, sempre terei algum, para o Master System... seria “heresia” de minha parte deixá-lo esquecido. 

Há pouco, revisitei este título incrível do Sonic. Game que não deve em nada para as versões em 16 bits pois, conserva tudo, o que há de melhor neles. Gráficos bonitos e parte sonora bacana, embalam a correria desesfreada do “porco espinho azul” e de seu “amigo raposa de duas caldas” (que, naqueles tempos, jurava ser uma menina. Rss!!!). Detalhe... foi aqui que, Tails apresentou pela primeira vez, sua habilidade de voar sob o controle pelo jogador. 

Um aspecto que sempre achei interessante é que, a Sega, fez jogos totalmente diferentes nas platoformas 8 e 16 bits, assim, um não inviabiliza o outro. Até porque, quem tinha um Mega Drive, poderia aproveitar a compatilbilidade via Power Base Converter e jogá-los numa boa.




Sega Heroes (Mobile)


Quando achava que não jogaria algo de destaque este ano, eis que surge, Sega Heroes. Lançado no mês de novembro, este game para celulares reúne alguns dos mais emblemáticos heróis da Sega. Com batalhas por turnos de ação, os comandos são dados combinando pedras coloridas, de acordo, com cada personagem da equipe. Há um modo campanha, com a história principal (sim, há uma), Arena e missões alternativas. 

Desde que conheci Namco Vs Capcom, esperava algo assim com os ícones da Sega também. Fizeram Project X Zone 1 e 2, onde a incluíram junto com a Nintendo... mas, ainda não era o ideal. Sega Heroes, não chega a ser o que desejava mas, já quebra o galho. Montar uma equipe com Joe Musashi, Gilius Thunderhead, Blaze Fielding, Alis Landale, Sonic, entre outros, chega a ser mágico de tão nostálgico. A única queixa de fato, é a ausência de Alex Kidd. Mas, como terá atualizações futuras (e a galera tá pedindo “horrores”), logo ele deve dar as caras.

O jogo é gratuito, para IOS e Android mas, não é tão muquirana como outros do gênero. Dá para destravar tudo sem maiores transtornos (ou, sem ir à falência. Rss!!!).

---
Então, é isto!

Que 2019, seja um ano repleto de alegrias e games para todos os amantes deste mundo eletrônico.

Até mais!

MATHEUS T.



Pokémon Omega Ruby (Nintendo 3DS)

Comprei essa beleza em 2016 mas só tive tempo pra jogar durante as férias do trabalho, em julho neste ano. A geração Advance é uma das minhas favoritas e poder rever a região de Hoen toda refeita foi demais! A trilha sonora continua sendo, pra mim, uma das melhores da série. Agora já posso migrar para Alola, em Sun/Moon.


Armored Core V (PS3)

Foi o meu primeiro contato com a série. De início ele pode espantar com o seu sistema de personalização, onde existem inúmeras possibilidades de armas e equipamentos para deixar a sua máquina do jeito que mais agradar. Gostei muito da física pesadona que deram para os robôs e também da jogabilidade um tanto complexa. Na época em que foi lançado existia um servidor para as competições online, mas ela já encerrou. Para a minha alegria, já que não jogo online, o jogo possui um modo campanha solo, com uma duração consideravelmente alta. Estou curioso para jogar os outros jogos da série.


Legend of Zelda: Link's Awakening (Game Boy)

Esse é um dos meus favoritos da série, contando apenas com os jogos com essa mesma perspectiva, por cima do personagem/cenário. Tudo nele me agrada, do desenrolar da história até os outros elementos que compõe o jogo, como a jogabilidade, trilha sonora, gráficos. O visual é um dos mais belos da biblioteca do portátil monocromático. Além disso, o jogo conta com muitas referências do universo de Super Mario. Quem imaginaria que um dia seria possível matar um Goomba com uma espada?


Dragon Quest III (NES)

Fechando a primeira trilogia da série, o terceiro jogo da série principal corrigiu alguns "probleminhas" apontados pelos fãs no segundo jogo. Para quem não tem contato com a série, o segundo Dragon Quest é considerado um dos mais difíceis devido a falta de senso de direção, com um mapa gigantesco onde é possível andar por tudo depois que você pega o navio; e com batalhas desbalanceadas, com monstros que abusam das magias de efeito que te envenena, reduz MP e também faz dormir. Já no terceiro jogo, o mapa ficou ainda maior, mas ficou um pouco mais fácil passar por ele sem se perder. As batalhas ainda estão um pouco desbalanceadas, mas agora você tem a possibilidade de montar a equipe do jeito que bem entender graças ao sistema de recrutamento, onde é possível determinar a classe dos personagens que irão acompanhar o nosso protagonista. Ainda assim, é um jogo indispensável para os fãs do gênero. Para os padrões do NES, é visualmente bonito e agradável, e ainda traz as artes do grande Toriyama e as belíssimas composições de Sugiyama. 



RODRIGO


Salve pessoas! 

Meu repertório esse ano, como o anterior foi sem muitas novidades em termos de gênero.



Samurai Spirits (Mega Drive)


Sempre tem um jogo de luta entre os meus mais jogados e este ano foi o Samurai Spirits, aquele primeiro jogo mesmo, portado pro Mega Drive. Sem ter mais um console da geração atual e nenhuma habilidade pra jogar no celular, foi com este port que matei minha vontade. Mas sim, lembrando mrus tempos de fliper, quando ainda estava impressionado com o primeirão, deu pra me divertir. Primeiro, joguei menos com os meus favoritos Haohmaru e Ukyo, e o poderoso Wan-Fu; e decidi investir em outros menos escolhidos como Nakoruru e Kyoshiro. Parece que o jogo que joguei por anos teve que ser repensado em ritmo e estratégia. Segundo, ao pegar este SS, relembro como era a mecânica original, que o Mega conservou bem, a despeito do corte de Earthquake e o zoom. Inclusive a Takara acrescentou alguns combos não possíveis no Arcade, mas que não alteraram as táticas, como nas outras versões. Vejo que melhor que este só o Samurai Spirits 2. 



Arabian Nights: Spirit King Desert (Snes)


Depois de ter jogado o Defenders of Oasis, me perguntei porque haviam tão poucos jogos com a temática árabe-persa. Aí minha amiga Michele me mandou essa sugestão (entre outros) no emulador de SNES.


Uma menina com habilidade em espada, um Gênio com jeito de Zankuro e um ladrãozinho em busca dos Cristais que devolverão um poder milenar ao Gênio, tudo porque o desejo da menina quando o achou era acabar com as mazelas do mundo (como inflação e monstros errantes!). Gostei que pra quebrar um pouco a monotonia genérica há um sistema de cartas baseados em elementos da natureza que afetam personagens e terreno. A ambientação oriente médio e as cartas são o grande diferencial deste jogo.


Battletoads N' Double Dragon Mega Drive)


Esse aqui foi dica do Douglas em outro episódio dessa nossa publicação. A principío achei a ideia meio louca, de juntar personagens de pancadaria de universos tão estranhos, mas joguei mesmo assim...



Cara, não é que o crossover casou bonitinho? Como os vilões dos dois jogos se unem numa estação espacial, os irmãos lutadores e os Sapos de Batalha deram as mãos pra enfrentá-los.

O que mais gostei é que ele pega os melhores elementos de cada jogo, inclusive o Double Dragon I que pra mim é o melhor da franquia. E para quem tem dúvida (e preocupação), a fase da motinha ficou mais fácil. Curti demais!



Road Rash (Master System)

Esse foi da lista o menos jogado, mas entra nos mais queridos esse clássico da Electronics Arts. A conversão, com exceção do tamanho dos sprites e limites no som, é perfeita. 

Jogos de corrida são praticamente  iguais, mas Road Rash incluiu a pancadaria. Gosto muito das dicas dos personagens, que podem estar sendo sinceros ou falsos com você, e mudam de reação se você luta com eles ou não. 

No inicio, pensei numa versão água com açúcar pro 8 bits, mas quando cheguei no Nível 3... rapaz, é um jogo maligno, com direito a moto voando igual o Vegeta nervoso, amiguinhos me atropelando em sequencia no asfalto e game over por não pagar a multa de trânsito. Passei raiva? Não, eu gargalhava com cada bizarrice.







Phantasy Star I e IV (Mega Drive/Master System)


Parece que estou trapaceando com 2 jogos, mas é porque estou fazendo uma experiência conjunta de reviver a série do clássico RPG da SEGA, (sim, TODOS OS JOGOS) e percebendo a ligação das histórias de Alis (PS I – Master System) e Chaz (PS IV – Mega Drive). A versão Master é o limite máximo que um 8 bits pode fazer um RPG, e ainda acho impecável este jogo, mesmo vendo seu sucessor definitivo no Mega.
Viajar pelos planetas de Algol e enfrentar uma força maligna que assombra o sistema ganha outras nuances com este quarto episódio  (e percebo o quanto poderia ter sido usado nas versões 2 e 3 vários de seus elementos).

Divertido é ver as referencias dos gatos que já podem abrir vidros no IV, A dungeon  que tinha uma confeitaria no I, foi reaberto num humilde subsolo no IV com o mesmo nome, ou ainda a entrega de um item do jogo 1 pra outro personagem no jogo 4 e como fica parecendo que é uma mitologia já quase esquecida o primeiro jogo. Além do Bem e o Mal, o PS IV ainda faz uma crítica à destruição do meio Ambiente.
Confesso inclusive sentir um certo arrepio quando Lassic que não morreu reconhece Noah/Lutz... E parecem que alguns mistérios continuarão flutuando sem respostas. Posso jogar até os 80 anos que não consigo enjoar deste jogo e sua história. 
__________________
Bem, meus jogos são esses. Espero que tenham gostado. Um ótimo 2019 a todos.

ADINAN

Saudações Pessoal!

Este ano consegui um Nintendo Switch, e olha tô curtindo demais esse híbrido da Nintendo! É uma ótima plataforma para jogos, e a possibilidade de jogar tanto na TV quanto na telinha do console é um grande atrativo. Assim a grande maioria dos jogos são desta plataforma.




SEGA AGES: Phantasy Star (Nintendo Switch)

O primeiro Phantasy Star é um RPG a frente do seu tempo, com protagonista feminina e ambientação em ficção científica. Mas se tem algo que me incomoda nesses jogos são as dungeons em primeira pessoa mas sem auto-mapping. Confesso que me incomoda muito ter que ficar mapeando a dungeon no papel quadriculado; respeito quem ama mapear dungeons mas não é pra mim. 

Já essa versão nova do Switch adiciona auto-mapping e um novo nível de dificuldade chamado Ages, que torna o balanceamento do gameplay mais fácil mas sem estragar a dificuldade, oferecendo mais EXP e Mesetas em cada batalha e eliminando um pouco do grinding.
Fora isso podemos escolher a trilha sonora em PSG ou usando o chip FM e alguns filtros gráficos. Ah, e no pause tem menus contendo a listagem de magias, itens e equipamentos detalhando preços, efeitos e quais atributos eles alteram. São alterações que tornam este belo jogo bem mais acessível, vale cada centavo!




Battleheart 2 (Android/iOS)

Taí um jogo que poucos conhecem mas que merecia muito mais reconhecimento! O jogo original surgiu lá nos primórdios da ascensão dos jogos mobile, sendo um jogo premium (pago), com gráficos que parecem ter sido desenhados no Flash. Mas não se enganem, em sua essência está um Action RPG extremamente viciante, onde o jogador indica aos heróis quais inimigos atacar ou quais aliados ajudar. Cada personagem evolui e adquire novas técnicas de combate, e cada batalha dura alguns minutos, sendo perfeito para jogatinas curtas. 

A continuação veio arrebentando com lindos gráficos, ótima trilha sonora e jogabilidade ainda mais viciante, com o sistema de seleção de estágios de acordo com o nível da party. Assim você pode optar por batalhas mais tranquilas ou arriscar vencer batalhas 2 ou 3 níveis acima da sua party para obter recompensas maiores. Um jogo simples mas muito divertido! E um dos poucos que não se rendeu ao triste freemium dos jogos atuais.



Super Mario Odyssey (Nintendo Switch)

Mario é sempre Mario, mas o que falar desta nova aventura do bigodudo? Cada estágio é um mini mundo aberto, e as possibilidades para se cumprir os desafios são imensas. Em um dos estágios, um cachorro se aproximou do Mario para brincar e logo depois saiu andando sozinho rumo ao deserto. Fui seguindo ele e o cachorro foi farejando até desenterrar uma lua, um objeto necessário para avançar no jogo. Além disso, temos a possibilidade de incorporar os inimigos e assim usarmos suas habilidades para alcançar novas áreas. 

E claro, a trilha sonora está impecável, com a música Jump Up, Super Star cantada pela Pauline, antiga donzela em apuros e agora prefeita de uma cidade do jogo. Adorei Breath of the Wild, mas se tivesse que recomendar um jogo para quem está comprando um Switch, sem dúvida Mario Odyssey é o que vai arrancar sorrisos do começo ao fim nos jogadores!



Wonderboy The Dragon's Trap (Windows PC/Steam)

Está bem claro que sou um fã de carteirinha da saga do Wonderboy! Adoro os jogos dessa franquia, e eu não poderia estar mais feliz nestes últimos anos. Recentemente a FDG lançou a sequência espiritual Monster Boy and the Cursed Kingdom que vêm obtendo rios de elogios da crítica, e anos atrás saiu o remake da terceira aventura, a The Dragon's Trap. 

Este remake primoroso mostra como trazer jogos antigos para os tempos modernos, com lindos gráficos desenhados a mão, trilha sonora orquestrada e a possibilidade de alternar entre a versão clássica, podendo alterar a trilha sonora e/ou os gráficos com apenas um botão. Sem dúvida um remake feito de fã para fã, jogo obrigatório para os fãs de Wonderboy!




Sonic Mania (Nintendo Switch)

E pra encerrar, não poderia deixar de fora esse jogo maravilhoso que mostrou à SEGA como dar sequência ao ouriço mais querido dos anos 90 sem destruí-lo no processo. Enquanto a SEGA continua errando feio com Sonic Forces, entra Christian Whitehead e Cia, monstros dos hacks e fangames de Sonic, e lançam o saudoso Sonic Mania! Não bastava apenas recriar com perfeição as mecânicas consagradas por Yuji "Yu2" Naka, mas encheram o jogo com easter eggs, envolvendo até mesmo spin-offs como Dr Robotinik's Mean Bean Machine. E que trilha sonora incrível! 

Mesmo as novas zonas conseguem replicar bem o que gostamos de ver nos jogos clássicos do porco espi...ouriço! E foram além com a bela animação de abertura e os curtas divulgados no YouTube, saindo até um especial de natal. 

Leitor, faça um favor a si mesmo e compre este jogo! Não tem um Switch, sem crise; tem pra tudo que é plataforma atual, no PC mesmo esse jogo está bem em conta, vale cada centavo!

---
É isso pessoal, um excelente 2019 para todos! Abraços!

10 comentários:

  1. Caramba galera só jogão ai viu gostei bastante desses citados por vocês vou zerar mas alguns ainda antes de colocar a minha lista por aqui.

    ResponderExcluir
  2. COMENTANDO OS COLEGAS:
    ADINAN: Eu gosto da maioria dos jogos que você citou. O Mario Odissey pra mim é um dos melhores jogos do encanador. Confesso ter estranhado esse lance do chapéu quando vi a primeira vez...
    Agora esse Phantasy Star pro Switch é uma mão na roda com esse mapeamento. Lembro de vários RPG's de Mega que já vinha com esse recurso de mapear o que já andou. Inclusive, só quando já estavamos na Era 16 bits, que fui descobrir que a bussola ajudava a mapear as dungeons.
    O Sonic Mania já joguei e achei maravilhoso, é ótimo essa sensação de voltar ao antigo estilo. E o Wonder Boy... o ano passou e não mexi nele.
    No resto, ótimo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando puder joga esse novo Wonderboy porque ta muito bom! Todo remake deveria ser assim, sem dúvida um trabalho primoroso.
      E recentemente zerei o Phantasy Star, finalmente! Tô agora na torcida para que lancem um Ages do Phantasy Star 2, gostei muito do tratamento que deram ao jogo, a equipe M2 da Sega vale ouro!
      Abraços

      Excluir
  3. Saudações, meus caros! Tudo bem?
    Sim... estou vivo! Rss!!!
    Se eu soubesse que este ano seria do Phantasy Star, teria incluido o Online na minha lista. Antes de virar o ano, cheguei dar uma boa jogada nele.
    Com relação à confeitaria dentro de um dungeon, posso dizer, que não ficou apenas nos Master e Mega, viu?
    Até mais, nobres pares e Feliz 2019 a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PS Online eu confesso que não curto muito o visual, mas andei jogando o do PSP e acabei gostando. Sou mais fã da jogabilidade por turnos mas achei um jogo bem divertido e competente! Vou tentar jogar o do DS tambem.
      Abraços e feliz 2019!

      Excluir
    2. Parece que é o Ano do Phantasy Star! Zerei o 4 pela quarta vez (desta vez sozinho), o 1 to quase zerando pela vigésima "alguma coisa" vez, o 2 e o Gaiden finalmente to em vias de zerar.
      O Online é minha dívida, justo porque meus hardwares atuais só tenho retro, mas isso vai mudar!
      Abraços e bom 2019!!!

      Excluir
  4. COMENTANDO OS COLEGAS II
    DOUGLAS: Test Drive eu joguei há muito tempo atrás e na época achei muito bom! Quanto aos Power Rangers, tem vindo una safra de hogos de celular muito boa, o problema é manter as atualizações. O Sega Heroes é bacana pr resgatar a memória gamer da SEGA, sem um console percebo o quanto a nova geração confunde com personagens de outros sistemas e está apagabdo a menória do legado, com exceção do Sonic.
    Agora esse Bad Dudes me chamou a atenção e quero muito jogar pra ver qual que é!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Msx - Akumajou Dracula, Knigthmare
    Nes - Darkwing Duck, Teenage Mutants Ninjas Turtles 2 The Arcade Game
    Master System - Turma da Monica o resgate, Golvellius
    Pc Engine - Salamander, Soldier Blade, Legendary Axe ,Legendary Axe 2 Gokuraku Chuka Taisen
    GameBoy - Trax, Super Mario Land 2, Super Mario Land 3, Castlevania Legends, Bomberman GB, Contra, Donk Kong Land
    GameBoy Color - Spiderman 2 sinister Six, Donald Duck Goin Quackers, Disney's Alladin
    NeoGeo Pocket Color - Dark Arms, Metal Slug 2nd Mission
    GameGear - Sonic Triple Trouble, Wonder Boy, GG Aleste
    Mega Drive - Toejam e Earl, Bonanza Bros,
    Super Nintendo - Go Go Ackman, Asterix, Super Adventure Island
    Pc Engine Cd - Double Dragon The Revenge, Valis 3, Last Alert, Lords of Thunder
    PlayStation - Gramstream Saga, Ninja Shadow of the Darkness
    Mame - Ninja Baseball Batman
    Psp - Legend of Heroes Tears of Vermillion
    Nintendo DS - Moon, Draglade, Super Robot Taisen Og Saga Endles Frontier Exceed, Alien Infestation, From the Abyss
    Xbox 360 - Ninja Blade, Infinite Undiscovery, Enslaved Jorney to West
    PlayStation 3 - Darksiders, Deus Ex Human Revolution, Killzone 2, One Piece Unlimited world Red, Uncharted Drake's Fortune
    Android - Callys Cave 2, Illusion of Castle, Mahluk, Shadow of Death,
    Ghoulboy
    Jogos Indie - Castle of Darkness, Hydra Castle Labyrinth

    ResponderExcluir