Páginas

domingo, 27 de outubro de 2019

How to Use - Sukeban Deka II

E aí pessoal,
Prontos pra cabular aula e caçar uns maus alunos da escola?
Como tradição no mês de Outubro, abordamos temáticas femininas nos Games e vamos com este clássico que não pousou no Ocidente.
Confira comigo este Sukeban-Deka II.


Para seguir a gente, é necessário usar a Rom em inglês (trabalho excelente do Enigmaopeia) ou ser fera em japonês.
Os comandos podem ser encontrados  no review que fizemos aqui.
Vamos então:


PARTE I
Você está no seu quarto com sua amigas perguntando o que fazer. Temos como escolha 3 escolas pra investigar.
Vamos tentar ir na ordem sugerida pelo jogo.

Takahona
Na Escola 1, você encontrará um valentão (sem camisa?!) na sala 1, Yamato “N. 1”. Não recomendo enfrenta-lo por último, pois ele guarda a chave do melhor item. Fale com o Speak e entre no “Fight”, você enfrentará uma galerinha de vermelho. Você deve fugir deles, bem como no anime, ganhando distância e usando o yo-yo. Tente usar movimentos diagonais, eles serão úteis pra frente.
Ao encarar o enorme Yamato, evite voadoras e ataque de chão, você não tem como vencê-lo. Vá ao topo do cenário, espere-o correr. Pule sem sair do lugar e mande o yo-yo em sua cabeça, ele vai ficar tonto, espere-o de novo e repita a operação.
Venceu? Agora vá às salas e leia os recados com Examine. Dê no quadro negro da sala um Hit bem no meio, aparecerá um cofre secreto. Use a chave que pegou de Yamato, lá está a Iron Mask, use o Take pra pegar.


Hacucho
Agora vamos pra escola 2, vá logo ao Ginásio (Gym) encontrará uma Kabuki que pertence à gangue dos 7 assassinos. Fale com ela, e antes do Fight, use como item a Iron Mask (entendeu por que ir em Takahona primeiro?) você encontrará a ganguezinha de novo, mas eles usam preto e amarelo. Agora quando for a vez do Boss, você estará usando a Iron Mask temporariamente, que te dará invencibilidade temporária. Ela salta de um lado pro outro soltando fireballs, mas nada que atacar antes do salto e subir/descer o cenário na hora do salto não resolva. Com a Iron Mask, você ganhará vantagem perdendo menos life que ele no final.
Pegou a chave? Então vá a sala x e examine o recado, use o hit no lado direito ao quadro em cima do apagador. Use a chave e o Take para pegar uma parte de um mapa.


Seiryu
Vamos à ultima escola da primeira fase. Podemos ler o bilhete na sala 3 logo, o segredo do cofre, é que você tem que usar o Hit na mesa do professor. Vá ao pátio (backyard) e encontre o inimigo: um motoqueiro diz que sua gangue a pegará. Use de novo, a Iron Mask.
Virá uma ganguezinha de branco, mas no Boss Stage virão várias motos em você, o lance é te atropelar várias vezes. Minha tática é saltar de um lado para o outro, uma hora você acertará um dos motoqueiros e o life do Boss reduzirá, repita isso até acabar com todos.
Agora pegue a chave e abra o último cofre.



PARTE II
Agora vamos pro quarto de Saki. Juntamos o mapa e o Move habilitará a opção Seirotai. Você encontrará um escritório, nem tente abrir a carta na mesa, pois suas amigas vão censura-la (mas as outras podiam porquê?). Use o Hit no ponto vermelho do mapa do Japão e aparecerá uma escada.
Desça e terá um labirinto fácil. Siga em frente até encontrar uma parede. Vire pra direita e pegue a primeira pra esquerda. Siga em frente até a parede final e vire pra esquerda. Pronto, no fim tem uma porta e...surpresa. Você acha uma sósia sua!
Ela é a primeira Saki Asamiya e revela que seu nome verdadeiro é Shiori. Ela lutará contigo para tomar seu lugar de novo.
Saki me deu um bocado de trabalho. Até eu descobrir que não devo saltar contra ela, mas me mover no sentido vertical, enquanto ela anda neste sentido (seu único ponto fraco) ela fica vulnerável ao ataque do yo-yo na diagonal.
Se conseguir, Saki 1 aceita sua derrota.

Encontro uma sala onde tem um homem com cara de bocó e um martelo, o que fazer com ele? Depois de tentar lutar ou conversar, cliquei o Hit nele e depois usei o Yo-Yo, entendi que ele era um capanga e detonei ele. Apareceu uma chave que peguei usando o Take.


Encontro outro labirinto. No final, há uma porta e uso a chave que aparece como “Jail Key”, há um homem parecido, mas menos esquisito que o do martelo. Usando o Speak apresento-me e digo meu nome. Ele diz ser criado de meu pai, e a máscara de ferro é uma herança de família. Conta-me que o cordão de minha mãe é o Cordão da Terra (“Earth Pendant”) e há 3 deles.

Agora você encontra um lugar que parece uma creche e acha familiar, a Black Rose. Ao examinar o quadro, você o colocará na parede pra se lembrar. Você cresceu neste lugar. Agora como saímos daqui? Tentei usar o Examine na lareira das 4 grades, a segunda da esquerda, havia um botão lá e usei o Hit. Fui para na escola Tenchi.
  


PARTE III


Tenchi
Aqui é mais uma escola que tenho de investigar. O bilhete me dará uma diga pra bater na esquerda e depois direita... qual é? Direita e Esquerda o quê? Vou investigar. Na sala 2, finalmente aparece um professor. Ele não ajudará até eu falar meu nome, ele dirá que é também amigo do meu pai. Vou ao pátio e vejo duas árvores, e não resisti: usei o Hit na da Esquerda e da Direita, elas começaram a brilhar, mas nada aconteceu depois. Me movo e vejo uma coisa estranha na sala 3. Nada acontece, mas o botão some. Volto no Backyard e rachou a parede, leio uma mensagem, há lá o Espelho de Kidora e leio uma mensagem com uma melodia. Uso o Hit e depois o Take pra levar o Kidora’s Mirror. Agora vou pra Ryozan.

Ryozan
Nesta escola, acho bem parecida com as outras. Mas o recado fala de um botão na 4 parte. Vou no pátio de novo, e uma pessoa com uniforme rosa e uma katana que me chama de “amor” (Eu, hein?) e eu era sua amiga de infância, mas ao me apresentar, diz não compreender. Uso o Yo-Yo como distintivo e digo:



                                                               “I don’t forgive you!” 

Use a Iron Mask e bora lutar.
Genjurou também é um Boss difícil, mas há duas táticas pra fugir de sua katana. Uma é parecida com Yamato, saltar e usar o Yo-Yo quando saltar. A segunda é parecida com a de Saki 1nd.


Ao vencer, aparecerá um painel com vários tijolos. Use o Hit na quarta pedra de cima pra baixo, primeira coluna. Nada aconteceu? Sim! Vá ao Gym, há um botão abaixo da cesta de basquete, aperte o Hit e volte. Aparecerá uma estatueta.
 Tentando fazer qualquer coisa pra avançar no jogo (desespero!) usei o Yo-yo na estatueta, aí ela quebrou ("Lascou! O jogo travou aqui agora!"), só que pus (usando o Drop) o Espelho de Kidora, e adivinha, surgiu uma passagem secreta! Isso depois de um dia pensando como avançar, e desligando de raiva e voltando a jogar desde o início de novo.

PARTE IV
LABIRINTOS E PAINÉIS
Encontro outro labirinto, e encontrei finalmente, algo perigoso, abri uma caixinha e tava lá uma bomba relógio! ("Cara, isso é um jogo de 1 Mega! Como puseram depois de tudo uma bomba-relógio?!") Consegui fugir antes da explosão, mas acredite, é game-over se você se perder.
Acho uma porta e uso o Yo-yo pra abrir, aparece um painel, uso o Hit e o painel vira um teclado com 8 notas. Sigo a sequencia musical, e dá certo. 
Aí aparece outro que parece feito de lava de vulcão é um puzzle de encaixe. Tento de primeira e fico com apenas 1 peça fora do lugar (o centro deve estar vazio). Consultei um cara do exterior em minha obsessão em zerar este game, ele deu uma sequência que não entendi nada. Aí relaxei e fiz o mais simples: Fiz com o cursor o símbolo do infinito (8 deitado!) no painel, começando por baixo centro pra esquerda. Abriu! Nem acreditei! Pego a Golden Mask e deixo com o Drop a Iron Mask. Cheguei ao meu destino.


PARTE V
Jigoku
Abro os portões e o Mestre recebe a Golden Mask. Me desafia para a luta final. O mestre não é simples, aliás me lembra o Wang de Black Belt. Mas usando os truques contra 1nd Saki e Genjurou conseguirá vencer. Cuidado apenas com suas multiplicações.

FIM?
Você venceu, mas haverá uma pergunta se deseja terminar ou continuar o game. Se clicar “Não”, então parabéns, você zerou o jogo e Saki foi pra casa.
Mas se você clicar o “Sim” você retorna a parte do Labirinto e voltará tudo de novo. Mas o truque aqui é deixar a Iron Mask, mas PEGÁ-LA DE NOVO. Você retorna à batalha, mas quando vence o velho a Golden Mask aparece como inimiga, você deve derrotar os espíritos que a flutuam, e ela cairá.
____________________________
Agora sim, temos o Fim, com um close muito bem trabalhado (em contraste com as cutscenes) de Saki. Parabéns, Sukeban Deka!
Chegando ao final, comemore comigo. Mais uma pérola oculta pro meu currículo de amante do Master System! Até a próxima




4 comentários:

  1. E´um jogo meio adventure com ação pelo que estou vendo nunca joguei esse na época quando tinha meu Master System.

    ResponderExcluir
  2. Tambem não conheci, Rock. Mas quando a Internet facilitou, soube desse jogo e a curiosidade foi muito forte em mim.
    Vale jogar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo me pareceu bem interessante. É da biblioteca do Master System ou do anterior a ele? Vou atrás do anime antes pra compreender um pouco melhor desse universo, que me pareceu bem atraente, hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim, Diogo! O interesse pelo jogo é principalmente pelo anime que é muito bom.
      O live action ainda ajudou a inspirar junto com Sailor Moon o seriado Patrine.

      Excluir