Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MD Play - 20 (mil) Jogos

Olá, olá amigos do QG Master! Se ainda lembram de mim fico feliz, caso contrário permitam me apresentar, eu sou o Leo S. e costumava escrever nesse blog junto com meus parceiros Adinan A. e Matheus T. (e o Ed? Nem incluo mais aquele desnaturado aqui, hahaha).

Enfim, o que me traz aqui hoje, pela primeira vez desde que minha princesa nasceu, e já vai completar 2 meses (orgulho do papai babão), é pra falar da minha nova aquisição, meu brinquedinho que me dei de natal: o MD Play.

E com certeza, você deve estar pensando "E o kiko?" tem um trilhão de blogs que já falaram sobre ele. Então outro pensamento deve percorrer sua cabeça: "Ah, mas ele vai falar algo novo sobre esse aparelho!" Errou. E feio. Tudo que vou dizer aqui já disseram. E o motivo de você continuar lendo esse review? Nenhum, lê só se quiser saber mais do mesmo =p.



Bom, no começo do ano escrevi um review sobre o Mega Drive 4 Guitar Idol - 100 Jogos que ganhei numa promoção do Natal passado da Tec Toy (clique aqui se quiser ler) e fui acusado de babar ovo por um aparelho que muitos não gostaram. Mais precisamente pelo fato dele não ter slot para cartucho e principalmente pela lista de jogos conter muitos desconhecidos como "Pedreiro Polar", "Bolas e Cores" e "Pense Bem".
Bom, agora vou falar de um aparelho que comprei e por isso não me acusem de puxar o saco da empresa, pois eles não me deram esse, infelizmente...

O MD Play
Trata-se de um Mega Drive portátil com 20 jogos na memória (confira a lista aqui), sendo que tem entrada para cartão SD, e é aí que tá o pulo do gato. Com essa entrada, é possível aumentar consideravelmente o número de jogos. Sua gameteca de roms do Mega Drive pode ser jogada no bichinho, e a qualidade da emulação é show.


Agora, que fique claro a advertência para não me acusarem de apologia ao crime: Você só deverá fazer downloads de roms se possui o cartucho original em sua casa, tendo o rom como forma de um backup. Ou apenas para conhecimento do mesmo, sendo que deverá ser apagado depois.

É claro que eu tenho arquivado aqui em casa mais de um trilhão de cartuchos, por isso posso jogar meus emuladores tranquilo, huahuahuhah.

Foto meramente ilustrativa

Caso o caxias cdf do caralho amigo queira aumentar sua gameteca de jogos no MD Play sem dor na consciência, a Tec Toy disponibilizou os MD Cards para venda. Trata-se de um cartão SD com jogos autorizados pela empresa, como a tranqueira do o incrível "Pedreiro Polar", "Corrida das Tampinhas" e outras pérolas.




Mas fica a dica, retirada do Gagá Games, de como usar um cartão SD e enfiar jogos à rodo nele:
“Peguei um cartão SD qualquer que tinha e formatei”, explica o engenhoso A. Percy. “As ROMs DEVEM estar em formato bin (pode ser usado o ‘Super converter 1.1b’ pra converter smd para bin). Crie uma pasta chamada ‘GAME’ na raiz do cartão SD e dentro dela coloque as roms. Pronto, só ligar, escolher a opção de usar SD card, escolher o jogo e se divertir.”

Prós
O MD Play é lindão, estiloso e prático. Você conta com uma tela de LCD de 2,8" que deixa os jogos com o gráfico perfeito e ainda pode jogar na TV conectando o cabo A/V que vem junto. Os 20 jogos não deixam a desejar, tirando um ou outro, a grande maioria é clássico e foram bem escolhidos. A bateria é excelente, aguenta muito bem o tranco e demora a descarregar. O melhor de tudo nele é a entrada para cartão SD e o fato de ter 6 botões. Ah, vale lembrar o óbvio: cabe no bolso e você pode levar aonde quiser. Isso tudo sem contar o fato de que os jogos são leves, então você liga o bichinho e já sai jogando, não tem que ficar esperando uma eternidade pra carregar o aparelho e depois os jogos.


Contras
Assim como ele demora a descarregar, demora um pouco a carregar também, média de 3h30 (e não 5h como vem informando). No manual também diz que não devemos ligar ele enquanto carrega, isso é chato, pois as vezes é necessário. Se bem que preciso confessar a vocês que liguei uma vez, porque tava zerando o Shinobi 3 e a bateria ia acabar e pasmem, não explodiu! Agora o pior de tudo, não tem save state. Isso não deveria ser tão ruim, pois a sensação de terminar um jogo na raça, por horas a fio, bem no estilo old school é muito mais emocionante. Mas convenhamos, agora que somos adultos, não dispomos sempre de tempo e as vezes você precisa parar no meio da aventura para ir resolver um pepino aqui, um abacaxi ali... e o jogo vai pra casa do caraio cucuia. Quem sabe ainda descubram um meio de ajustar isso, se for possível.

Conclusão
Comprei meu MD Play numa loja do Shopping, aqui em Sorocaba, a RiHappy (olha o "merchan" gratuito =S). Foi o único lugar que achei, já tava desistindo. E comprei pelo preço sugerido mesmo: 149 reais. Sinceramente, valeu muuuuito a pena. Por esse valor, com todos os benefícios que ele oferece, eu estou feliz demais com o brinquedinho. Mesmo que só ficasse com os 20 jogos da memória. Pra mim, a única coisa que mais incomodou foi a falta de save state. Mas nem tudo é perfeito, aliás para ser perfeito, bem que podíamos jogar Master System nele, aí sim.

32 comentários:

  1. > Bom, agora vou falar de um aparelho que comprei e por isso não me acusem de puxar o saco da empresa, pois eles não me deram esse, infelizmente...

    Não vai adiantar, Leo, sempre rolam aqueles leitores Che Guevara que pensam que a gente é vendido... o lance é se divertir às custas deles em vez de se aborrecer ^_^

    Muito boa a análise, deu até vontade de comprar um. O lance dos save states eu até levaria numa boa, mas o problema é que os RPGs provavelmente não gravam também, nem usando o save ingame, certo?

    ResponderExcluir
  2. RPGs sem save in-game?

    Aí não dá pra encarar não...

    ResponderExcluir
  3. @Orakio "O Gagá" Rob
    Pois é, falou tudo, o jeito é se divertir as custas deles, heheh
    Então, exatamente isso, não rola nem o save ingame dos jogos que deveriam ter, um bom exemplo é sonic 3, não funfa... uma pena realmente.

    @Cosmão
    É... o esquema com esse bichinho é não jogar RPGs =S

    ResponderExcluir
  4. Legal sua compra, Leo. Eu não sabia desse MD Play, pensei que só existisse o Mega Drive Portátil (e que ele tinha entrada pra cartão SD).

    Eu gosto muito de ler uma, duas, centenas de vezes sobre esses portáteis e aparelhos gerais de emulação. Tenho muito interesse sobre estas plataformas, até não tenho vontade de comprar, mas gosto de saber como elas são, e sobre seu funcionamento. Uma vez eu queria um Dingoo, mas depois de comprar o PS2 e posteriormente o PS3 (e emular retroconsoles neles) a vontade passou. Mas ainda sim sou bastante curioso no que diz respeito a essas plataformas.

    Grande abraço Léo!

    ResponderExcluir
  5. Excelente oost, Leo! =D

    Fiquei interessado no MD Play! É verdade que sem o save state não rola RPGs, mas para mim o Mega Drive sempre foi a experiência Arcade em casa, então dá pra viver sem. Só achei estranho esse papo de não ligar o console enquanto ele está carregando, no DS e em outros portáteis nunca deu problema isso. Provavelmente é papo furado da Tectoy, mas na dúvida melhor não arriscar...

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Poxa cara que isso, como pode achar que alguém ia esquecer de você? Você aqui é o nosso chefão. :)
    Brincadeiras à parte, ainda bem que é possível passar as roms (apesar de não ter a opção de save), isso ajuda porque se fosse contar só com esses MD Cards que a Tec Toy vende ia ser uma tristeza, mas acho que mesmo se não fosse possível passar eu ia curtir por muito tempo os 20 jogos inclusos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. @Willi JRCW
    Fala Willi! Valeu meu amigo. Sabe que eu tb pensei em adquirir um dingoo, só que a dingoo imports estava com problemas e eu não quis esperar. Quem sabe mais pra frente. Abração!

    @Adinan A.
    Concordo contigo, Mega Drive tem essa cara de Arcade em casa. Então, tb acho que é papo furado, mas como vc mesmo disse, melhor não arriscar né? Abraços

    @Matheus T.
    hahaha valeu Matheus. Bem isso mesmo, se não rolasse colocar roms, ia me divertir muito só com os 20 jogos, pq os MD Cards da Tec Toy é de doer... Abração.

    ResponderExcluir
  8. Oi, quando voces dizem "sem save" significa que nenhum avanco nos games, como passagem de fases, etc, ficam salvos? ou apenas o "save" eh um congelamendo da emulacao?

    ResponderExcluir
  9. @marco
    Então, quando a gente diz "sem save", siginfica nada, absolutamente nada de salvar o jogo em hipótese nenhuma. Nem por save state conhecido em emuladores, nem avanço de games com essa possibilidade no cartucho original.
    Se vc desliga o bichinho e liga de novo ele zera tudo.
    Infelizmente é assim, até que descubram um jeito de burlar isso... =S

    ResponderExcluir
  10. Olá! Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Tenho uma pergunta: alguém conhece http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-215709329-play-pal-videogame-portatil-com-20-jogos-de-master-system-_JM#questionText

    ResponderExcluir
  11. @Anônimo
    Olá amigo, antes de qualquer coisa, obrigado! =D
    Já ouvi falar sim sobre esse portátil do Master System. O PlayPal (ou  Pocket Gear como é chamado na Europa) é um portátil da Coleco e foi lançado em 2006.
    Tem saída A/V, o que permite jogar na TV. Os jogos na memória não são apenas do Master System, mas 5 do Game Gear e 15 do Master.
    Infelizmente o que mata nele, é que a alimentação é a pilha e o pior, não tem entrada nenhuma para mídia para aumentar o número de jogos. Nem slot (claro!!! rs), nem pra cartão SD.

    ResponderExcluir
  12. Olha, eu não sei se eu te elogio ou te xingo pelo post. Elogio é pq está ótimo, mas pelo mesmo motivo dá vontade de xingar pq eu fiquei com vontade de ter um MD Play agora... hahahaha!
    Sério, parece legal, eu não sabia que dava pra turbinar com mais jogos. Com a disposição dos 6 botões ele parece ficar um pouco mais interessante que o Dingoo (pra rodar Mega Drive, claro).
    E acho que ausência de save state é um contra, mas também um pró! Justamente pelo que vc disse, jogar "estilo old school". Claro que vc tem razão quando diz que na atual fase da vida é difícil conseguir tempo pra zerar um jogo assim.
    Apesar que depois de terminar de ler o post e antes de clicar no postar resolvi ler os comentários e... não salva nem o in-game????? Putz, aí cortou um bocado do interesse... como vou terminar PSIV (grande tabu meu com a série)? huahua

    ResponderExcluir
  13. @gamercaduco
    hahaha, meu, eu curti muito, jogo o meu todo o dia.
    Mas não ter como salvar nem no "in-game" mata mesmo. Judiação...
    Abração!

    ResponderExcluir
  14. - Olá pessoal quero saber se tem outra maneira de colocar os jogos no SD (formatação especial ou algo parecido), pois coloco na pasta de nome GAME, os jogos estão no formato .bin e nada acontece, é como se eu não tivesse colocado nenhum cartão...Se alguém tiver alguma solução eu agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Eu estava com o mesmo problema no meu MDPlay, eu formatei em FAT32 e funcionou!
      - Depois de formatado coloca o SD e põe para rodar mesmo estando vazio, vai dar um erro de leitura, depois você tira o SD e verá que foi criado uma pasta de nome GAME, agora é só colocar os jogos dentro desta pasta e ir para o abraço...
      Obs.: Tem jogos que mesmo no formato .bin não funciona, é ir testando mesmo

      Excluir
    2. tambem estou com o mesmo problema!!!! me ajudem!! por favor

      Excluir
  15. bom queria saber se roda sega cd ou sega sturn , mas no meu md play master system pega muito bem

    ResponderExcluir
  16. Boa a pergunta do anomimo ai, sobre ele rodar sega cd, tentei aqui jogo 32x, ele vê o jogo, até carrega, mas nada acontece, fica toda preta a tela e não sai disso, se pusse rodar jogos 32x e segacd tb, seria muito legal e completão, só não entendi os 6 botões, pensei que fossem 3 normal e 3 turbo, mas no meu não é assim, os botões x,y e z não funcionam, alguém tem alguma resposta do por que?

    ResponderExcluir
  17. Olá amigos.
    Vamos fazer um baixa assinado para a tectoy lançar uma segunda versão do MD Play com tudo aquilo que o desqualifica.

    1º Poder Salvar (possível solução: colocar uma bateria de de HP 12C ou memória cArd,para manter os jogos salvos).

    2º Suportar os Jogos do Máster, Mega, 32x Sega SD, Sega Saturno. ( Sou fã do jogo Corvo ,Enemy zero e Grandia).

    3º Slot para 2 controle.

    4º rede hi fi, para jogar O Futebol ou corrida em Rede com os Amigos (até 4 pessoas).

    5º Possibilidade de escutar MP3 junto com o jogo ou MP4 para assistir nossos filmes.

    6º Acessórios:

    1-Bateria Adicional tipo Celular para não termos que esperar a próxima carga

    2- controle adicional para duas pessoas jogar ( na TV).

    3- Cabos Prolongadores para não termos que ficar grudados na TV e / ou suporte para infravermelho (abrindo janela para futuros jogos de movimentos o que acham?).

    4- Suporte (base) para deixar o aparelho em segurança em quanto jogamos na TV, Com Sensores de controle sem fio para 2 pessoas (para não ficar com os cabos no meio da sala e não correr o risco de nossos filhos passar correndo e danificar o aparelho. ( pois o publico alvo deste console em sua grande maioria já é pai de família, rsrsrs).

    5- e a possibilidade de se conectar a internet pode até ser uma intranet da TecToy para jogarmos online com aqueles amigos de infância que não encontramos com frequência devido a distancia ou a vida corrida.

    O que acham?

    Agora fica a pergunta, qual o valor deste aparelho, quantos vocês estariam disposto a pagar por este super console nostálgico MP3/4 Videogame e DVD ao mesmo tempo?

    Eu apago até R$ 500,00 e ma daria como presente de aniversário.
    E vocês quanto gostaria de pagariam?

    Vamos começar este movimento e enviar para a TecToy pensar no projeto, consumidor em potencial tem.

    ResponderExcluir
  18. ta pedindo demais tbm neh kkkkkk
    Se desse para salvar estado rodar Roms 32x e CD,mp3, e um tipo de slot pra jogar com 2 pessoas ou mais ja estaria muito bom!

    ResponderExcluir
  19. Galera. Ganhei um desses "brinquedinhos" recentemente e tenho que confessar que é muito legal jogar "Megão" novamente. Praticamente virei criança de novo! Tenho apenas duas reclamações do aparelho. A primeira, como todos já comentaram, é não salvar os jogos, tava seco pra jogar Phantasy Star IV de novo, joguei por mais ou menos uma hora e adivinhe... desliguei o aparelho e perdi todo o jogo! A segunda é falta de um botão RESET. Se vc quiser trocar de jogo, ou mesmo começar de novo o mesmo que estava jogando tem que desligar o aparelho, esperar ele abrir de novo para selecionar outro. Outro ponto falho é que as músicas e sons estão um pouco piores, nada que atrapalhe a diversão, mas tem alguns jogos que te prendem pela trilha sonora, com isso a imersão é prejudicada em alguns casos.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do seu review. É bem informativo e descontraído. Mas vamos ao ônus da questão. Eu recentemente adquiri esse console. Estou muito contente com tudo nele. Mas a única coisa que me deixou um pouco triste nele, foi o jaypad. Eu não estou mais acostumado com consoles reais, depois de jogar milhares de jogos no celular touch screen, eu me senti um pouco perdido com os direcionais do console. Ele tem oito posições, mas se você não pressionar exatamente para cima, pode perder um pouco de jogabilidade, já que ele em vez de ir para cima, vai para frente. Mas isso é só coisa de costume, mas em que se adaptar de novo. Eu sei que não é nada demais, mas é algo que eu tinha que acrescentar. Talvez, alguém passe por isso também.

    ResponderExcluir
  21. Pow o MD é bom,mas o "save state" faz falta !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Save state é para os fracos e q nem tem saco pra zerar nem um Golden axe até o final, mega drive, super Nintendo, master system, entre outros retros não tinham esse recurso, jogo antigo é zerado na raça, na disposição, na vontade, do começo ao fim, isso sim é q da muito mais emoção, o q eu mais desejaria é ter ter o recurso de ter 2 jogadores....

    ResponderExcluir
  23. Se o de vocês está funcionando, ótimo! Pra mim o meu é uma grande porcaria, pois já formatei em fat32 (tanto lento quanto formatação rápida), converti para bin, tentei colocar poucos games pra ver se roda, enfim... tentei de TUDO e não roda. Detalhe, já comprei dois SDs de marcas diferentes (Sandisk e Kingston) e não adiantou!!! Repito, grande porcaria!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com o mesmo problema amigo, ja nao sei o que fazer

      Excluir
  24. Alguém pra me ajudar... Meu mdplay na tela de menu não funciona os direcionais pra cima e baixo... Já no jogo funcionou normal o que pode ser?

    ResponderExcluir
  25. Gente a alguns anos desabilitei o som do meu porém não lembro onde reabilita. Alguém pode me ajudar.

    ResponderExcluir