Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ancient Ys Vanished Omen (Parte 2)



E aí pessoal como estão? Preparem-se pois no post de hoje teremos bastante coisas bacanas. E também, assim como fiz no primeiro post (caso alguém tenha perdido a primeira parte clique aqui), continuarei com as curiosidades deste game, e o de hoje será dedicado à um glitch muito bacana. Vamos em frente !



Capítulo 2: Em Busca Dos Livros Sagrados!


Começando a aventura

Aron está no vilarejo de Minea, um local bastante movimentado. Não é um lugar relativamente grande, mas é aqui onde você compra boa parte dos ítens e equipamentos que vão te ajudar no decorrer do jogo. Aqui está a imagem do vilarejo, ah eu também numerei os locais pra facilitar, abaixo você tem mais detalhes de cada um:


Pim, o comerciante do pequeno mercado de Minea.
1 - Village Market: Aqui você encontra alguns ítens à venda como o Sapphire Ring, Wing, Mirror e a Silver Armor. Caso encontre algum ítem valioso você poderá vender aqui por um bom preço.




Ohman (fundio), Donis (esquerda) e Galek.
2 - Ohman Bar: Aqui você poderá conversar com o pessoal, eles possuem informações que irá ajudar na aventura.







Lisa, enfermeira auxiliar do Dr. Kraze (Dr. Klaus)
3 - Kraze Hospital: Enfermaria de Minea. Além de recuperar sua energia, eles também possuem Potion à venda.


4 - Seer's House: Local mais importante da cidade, é aqui onde você encontrará Sara Tovah (Sarah Tobah em outras versões), a vidente. É uma das personagens importantes no jogo, e também uma das poucas pessoas que conhece a história de Ys.




Rossety, o vendedor de espadas.
5 - Weapon Shop: Outro local importante pois é aqui onde você comprará boa parte das espadas existentes no jogo.







Dios, o vendedor de armaduras e escudos.
6 - Armor Shop: Assim como o Weapon Shop, grande parte dos armaduras e escudos existentes no jogo serão encontrados somente aqui.






Ok, agora que conhece bem a cidade, faça o seguinte:

. Entre no Village Market, fale com o vendedor e compre o Sapphire Ring. Depois vá para o Ohman Bar e fale com todos. Ohman e Galek te darão informações importantes no jogo. Você se lembra do Sapphire Ring que comprou à pouco tempo? Então, fale com Donis, o rapaz que está com tapa-olho (One-eyed man), ele estará interessado pela jóia e então vai lhe oferecer 1500 por ela.



. Entre na casa de Sara, ela vai dizer que estava esperando por ele, mas antes de pedir um favor ela pede para que você esteja com seus equipamentos. Então entre na loja de equipamentos para comprar um Chain Mail e um Little Shield. A espada vamos deixar pra comprar depois, agora vamos para as planícies, que ficam ao norte de Minea.


Localização do Gold Pedestal.


. Siga para o norte até chegar na ponte. Atravessando a ponte, procure por um grande lago que fica mais ou menos ao sudeste pois lá tem um Gold Pedestal (Golden Vase em outras versões) escondido, com ele você poderá vender no Village Market por 2000 Golds e assim comprar logo uma Long Sword ao invés da Short Sword. Agora que está com os equipamentos básicos entre na casa de Sara pois agora ela vai conversar com você.

Tendo uma Conversa com Sara

Ao entrar na casa de Sara, ela pergunta a Aron se já ouviu falar à respeito dos livros de YS. Não tendo a mínima ideia do que se trata, Sara explica: "Ys era o nome de um antigo reino que governou a terra de Esteria por muitos anos. Antes do reino desabar, os 6 livros desapareceram nas trevas".
Com uma bola de cristal, ela explica que com isso seria possível localizar o primeiro livro, que está escondido no Templo (Santuário nas outras versões), no topo das montanhas. E então ela pergunta se ele ajudaria a encontrar os livros, aceite o pedido e receba o Crystal.
Antes de seguir para o templo, vamos para as planícies enfrentar alguns monstros e acumular bastante pontos de Exp. pra depois não ter dor de cabeça. Chegou no monstro e ficou apertando o botão 1 que nem um besta e viu que não deu em nada? Calma, eu lhe explico:

Sistema de Batalha

Muitos acham que esse é o maior problema do jogo e quando jogar pela primeira vez você vai estranhar já que não há nenhum botão de ação, é isso mesmo que você acabou de ler, os dois botões do nosso joystick apenas servem para acessar os menus (Botão 2)e para usar ítens (Botão 1), para atacar você apenas precisa avançar em direção do monstro, mas mesmo assim ainda há uma pequena estratégia já que tem certos pontos onde você atinge no inimigo que pode te dar vantagens ou não. Se você decide bater de frente com o monstro haverá uma grande chance de tomar dano, então o recomendado é você atingir mais na direção do ombro ou as costas. Não entendeu muito bem? Sem problemas, dê uma olhadinha na imagem abaixo, a porcentagem está de acordo com a chance de atingir o inimigo, quanto maior a porcentagem, melhor.


Ah e outra coisa importante, mesmo estando numa posição de vantagem nunca, mas nunca fique parado pois assim será atingido e o prejuízo será enorme. É bom lembrar que há outros fatores que contribuem na vantagem como o seu Level e os equipamentos que está utilizando, então caso enfrentar algum monstro e não causar nenhum dano nele, verifique se está num level alto e com bons equipamentos. Ah sim, aqui tem outra coisa que vai te ajudar bastante, caso você esteja numa área onde existem monstros, você pode recuperar a sua energia sem a necessidade de ter que passar no hospital, para isso basta ficar parado. Mas lembre-se, não são em todas as partes que isso funciona como na hora em que está enfrentando algum chefe, por exemplo.

Lembre-se:

Ys tem a função de save, e ao contrário de alguns jogos, você tem a possibilidade de salvar a qualquer momento e lugar (exceto quando estiver enfrentando algum chefe). Portanto salve sempre o seu progresso para evitar o problema de morrer e aí ter que fazer tudo de novo. Quem já passou por isso sabe o quanto não é nem um pouco bacana, principalmente depois de ter passado a tarde toda acumulando pontos de Exp e morrer em seguida.Agora o que lhe recomendo fazer é:. Aproveite que nas planícies tem monstros fracos pra você ganhar pontos e também se acostumar com o sistema do jogo. Aqui você encontra 3 monstros diferentes, que são:
Curloyd (Mutant Dwarve)
Exp: 01
Gold: 10

Rheboll (Kaenine)
Exp: 03
Gold: 14

Oacrot (Forrest Walker)
Exp: 02
Gold: 06

. Acumule pontos até evoluir para o Level 2. Feito isso vamos para Zepik (Zeptic) , que se encontra ao leste, próximo ao lago onde encontrou o Gold Pedestal.


Capítulo 3: À Procura Do Sino De Prata!


Chegamos em Zepik, uma aldeia próximo de Minea. Sendo bem pequeno, não há muito o que explorar já que apenas duas casas estão abertas. Vamos lá!



1 - Home of Mayor: É aqui onde mora o prefeito de Zepik. Ele tem um pedido importantíssimo a lhe fazer.








2 - Jeba's House: Casa de Jeba Tovah (Jevah Tobah), tia da vidente Sara. É a única pessoa que entende a linguagem antiga de Ys.








Vamos fazer o seguinte:

. Passe na casa do prefeito. Ele vai lhe dizer: "Você veio no hora certa. Se eu lhe contar algo você manterá em segredo?" Diga que sim e então ele contará o grande problema: "O símbolo de nossa aldeia, o Sino de prata (Silver Bell), foi roubado. Você encontrará para nós?" Aceite o pedido (escolha a opção Leave it to me!) e ele te contará onde fica o esconderijo dos supostos ladrões, que fica nas montanhas, ao norte.

. Antes de ir para lá, passe na casa de Jeba. Ela vai dizer: "Este Cristal é da Sara! Por acaso você está a procura dos Livros de Ys? Então pegue isso, é a chave do Templo!"

Com a chave do templo em mãos, é bom se preparar antes pois lá terá monstros fortes. Aproveite que nas montanhas tem monstros para acumular pontos até ficar no Level 4. Ah sim, há um novo monstro por aqui:

Unugan (Black Knight)
Exp: 04
Gold: 14
Entrando no Templo

Estejam preparados pois agora começa o nosso primeiro desafio. O templo é um pouco grande e possui vários caminhos, o que faz você se perder com facilidade. Há também muitos ítens pra pegar, pessoa pra resgatar e o pior, monstros novos e bem fortes. Pra não ficarem tão perdidos, eu montei um mapa, com direito à indicações dos ítens, rotas, etc.

Agora faça o seguinte:



. Ao entrar no templo, toque na estátua dourada que está ao fundo do templo (imagem ao lado). Pegue o Ruby. Depois siga em direção à sala onde está o primeiro chefe do jogo: Jenocres, o feiticeiro.
Jenocres
Hp: 100
Exp: 500
Aqui não tem segredo, Jenocres não possui nenhum ataque, a única coisa que ele faz é ficar teletransportando de um lado para outro, os únicos problemas aqui são as chamas que saem das estátuas nas paredes aos lados. Eu costumo ficar em um ponto específico da tela, aqui você tem menos chances de ser atingido pelas chamas, dê uma olhada:


Derrotando Jenocres abrirá uma nova passagem. Se prepare porque vem monstros perigosos por aí:

Uhnos (Bone Warrior)
Exp: 40
Gold: 50

Bolner (Gubidebis)
Exp: 50
Gold: 60

Looter (Screamer)
Exp: 60
Gold: 70

Por enquanto não será possível fazer muita coisa nesta área pois os baús e os portões a,b e c estão trancados. Siga em direção à escada, tenha muito cuidado com os monstros pois eles podem te matar com apenas um esbarrão, e aqui não há possibilidade de se recuperar, a não ser que tenha Potion guardado. Assim que subir as escadas, faça o seguinte:

. Primeiro pegue o Necklace (Golden Necklace), em seguida a Key to Chest e a Key to Prison. Agora será possível abrir as celas e os baús. Volte para a área anterior e abra as celas a e b, pois a c tem uma armadilha. Na cela a você encontrará o baú com o Silver Bell, enquanto na cela b você encontrará uma garota (imagem abaixo). Ela vai lhe dizer o seguinte: " Você vai me ajudar a me tornar livre de novo? Isso parece um sonho. Meu nome é Feena, eu fui mantida presa aqui por muito tempo. Nós nos falamos mais tarde, eu vou distrair os guardas para que possamos escapar. Volte para a aldeia passando pelas montanhas. Rápido!"


. Antes de voltar para Zepik, abra os baús restantes desta área, que contém os ítens Mask of Eyes e Potion. Não esqueça que na primeira área tem mais um baú com o ítem Ring Mail (Armor Ring). Este ítem será muito útil pois com ele equipado você ficará com a defesa em dobro.

Chegando em Zepik, devolva o sino para o prefeito. Ele irá dizer: "Você recuperou o Sino de Prata? O que?? Então não foram os ladrões? Foi encontrado dentro do Templo?! Isso tudo é muito estranho! Eu lhe devo uma recompensa, por favor aceite este anel, é uma herança de família. Este anel lhe dará forças!" Você ganha o Power Ring em troca do sino. Como já dito pelo prefeito, com ele equipado você ficará com a força em dobro. O problema é que só é possível manter um ítem equipado, então cabe à você decidir qual dos dois anéis utilizar.





Se você passar na casa de Jeba, vai notar que a 
foto mudou, isso porque Feena está descansando em sua casa. Se você for falar com ela, ela vai dizer: 
"Graças a Deus você está salvo! Eu estarei descansando nesta casa por 
um tempo. Você deve estar se perguntando porque eu estava presa naquele templo, mas eu não consigo me lembrar claramente!"

. Antes de voltar para o Templo, dê uma passada em Minea e venda o Ruby e o Necklace no mercado. Depois passe na loja de equipamentos e compre o Plate Mail. Eu recomendo que compre uma Talwarl (Katana) na loja de armas, pois será bastante útil já que os monstros que você encontrará no 3º andar do Templo são muito fortes .

. Chegando no 3º andar, esteja com o Ring Mail equipado pra reforçar a sua defesa. Tenha muito cuidado ao encarar qualquer monstro dessa área, eles são fortíssimos a ponto de tirar a sua vida com apenas dois golpes. Os monstros que encontrará são:
Recoyd (Headquats)
Exp: 70
Gold: 100

Lyus (Feralyans)
Exp: 80
Gold: 120

Dinvel (Diabolus)
Exp: 90
Gold: 140

Agora dê uma olhada no mapa, tá vendo aqueles locais numerados? Então, são aonde as estátuas estão. Como a estátua do 1º andar, encostando nelas você teletransportará para outro ponto. Por isso que existem pontos com a numeração repetida, pois são pra onde elas vão te levar. Agora vamos fazer o seguinte:

. Passe nos pontos 2, 4 e 3 pra pegar os ítens Ivory Key, Silver Shield e Marble Key. Mas tenha cuidado pois vai encontrar alguns monstros no caminho, e mesmo estando no Level 6 eles ainda são uma ameaça. Aproveite que agora está com o Silver Shield para enfrentar os monstros dessa área e acumular pontos até chegar no Level 7. Por enquanto você não terá forças para derrotar um Dinvel, então o recomendado é que acumule pontos derrotando Recoyds pois eles são mais fracos.

Fique esperto com os Dinvels, eles sempre ficam próximos aos baús.

Agora você deve estar se perguntando, cadê o caminho para o 5º ponto? É simples, vá para o ponto vermelho (no mapa), neste ponto tem uma estátua azul. Use o Mask of Eyes e então surgirá uma passagem, como mostra a imagem abaixo:

Fique esperto e entre rápido, pois com ela equipada você não enxerga os monstros.

Enfim chegamos no 5º ponto. Assim que entrar na porta você verá o baú, que provavelmente está com um dos livros dentro. Mas aí vem a surpresa, o baú está selado sob a força das trevas. Esteja preparado, verifique se está equipado com a Talwarl (como foi avisado anteriormente), Silver Shield e a Plate Mail e o Power Ring. Caso tenha sofrido algum dano enquanto fez o trajeto até aqui, use a Potion que achou no 1° andar. Você deve ter reparado na figura que está na parede, é a mesma da sala onde enfrentou Jenocres. Pois é, encoste na parede e então surgirá o segundo chefe: Nygtilger, a centopéia.

Nygtilger
Hp: 100
Exp: 500

Assim como Jenocres, não existe uma estratégia exata para derrotar Nygtilger, sendo que ela avança de maneira totalmente aleatória. Procure sempre ficar próxima à sua cauda, pois assim enquanto vai causando dano você evita de tomar algum golpe dela, como mostra a imagem abaixo:

Se você tiver a sorte de atacar a parte que vem antes da cabeça vai causar um grande estrago, pois aí será um dano por cada parte do corpo.
Depois de derrotá-la, o baú poderá ser aberto. Abra-o e pegue o Book of Hadal, o primeiro livro da nossa jornada. Como o livro está escrito em outra linguagem, Aron não consegue ler. Então vamos voltar para Zepik e falar com Jeba.


De volta para a aldeia de Zepik

Ao entrar em sua casa, Jeba diz "Eu ouví dizer que a vida de Sara está em perigo. Eu estou muito preocupada com ela!" Ao ver que você está com um dos lívros de Ys, ela fala: "Esse é um dos livros de Ys. Provavelmente você não tem a habilidade de lê-los! Gostaria que eu lesse para você?" Diga sim e então ela começará a ler: "Ys floreceu uma vez por causa de um metal chamado Cleria. O grande Templo nas montanhas era um reflexo daquela prosperidade. E então o grande problema começou."
Aron finalmente encontra o primeiro livro de Ys, conhecido como O Livro de Hadal. Porém sua felicidade durou pouco ao saber que a vida de Sara está em perigo. O que será que está havendo em Minea? Vamos descobrir isso no próximo post...

Curiosidade de Hoje: O Glitch do Espelho

Realmente, jogar um RPG requer muita paciência. São tempos dedicados para acumular pontos de Exp, juntar dinheiro para comprar equipamentos melhores e etc. Mas nem sempre temos tempo pra fazer isso, e quando tem, sejamos sinceros, não vamos querer gastar o nosso precioso tempo pra ficar fazendo isso certo? Sem problemas! Com esse glitch você vai chegar ao Level máximo em questão de segundos. Veja como faz:

1- Logo no início do jogo, no vilarejo de Minea, vá para o Village Market, mas antes de entrar, tenha certeza de que a visão da área esteja de forma em que a parte esquerda da casa fique tampada. Pra deixar assim é só você andar até a borda da janela, como mostra a imagem abaixo:

Tive o azar de tirar uma foto justo no momento em que a mulher ficou na frente de Aron ¬¬

2- Feito isso entre no Village Market e compre um Mirror três vezes. Como não tem dinheiro, você apenas comprará uma, e as duas próximas vezes será recusado. Feito isso saia imediatamente do local e...


Você aparecerá nas planícies, bem próximo de Zepik, no Level máximo. Incrível hein? Mas antes que se empolgue eu quero deixar avisado que eu não tentei terminar o jogo com esse glitch feito, então não sei se haverá alguma consequência durante o jogo. Dependendo de como você deixou a visão da área, o jogo poderá ter reações diferentes. Dos que presenciei, foram personagens com sprites bagunçados, tela em preto e branco (como se estivesse usando a Mask of Eyes), e também a sorte de ser teletransportado para a última parte do jogo...sem armas. Mas creio que não terá com o que se preocupar, pois já encontrei vídeos na net de pessoas que terminaram esse jogo com o glitch feito.

É isso pessoal, eu espero que tenham gostado. Até a próxima!

19 comentários:

  1. Legal esse seu post Matheus curti cara nem imaginava que tinha esse jogo pra Master deve ser bem legal o jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa valeu! E pode acreditar, esse jogo tem lá as suas simplicidades mas não deixa de ser um bom jogo. Super recomendado para os donos do Master.

      Abraços!!

      Excluir
  2. Pra quem nunca sequer saiu da praia do início (meu caso), tá bem bacana de ver como é esse jogo além daquilo.

    Continue com o ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cosmão pelos elogios!! Comigo foi assim também, de cara eu não tinha gostado, mas aí fui atrás da história e acabei me interessando tanto que joguei até o fim. Agora eu quero ver se consigo arrumar um tempo pra jogar as continuações dessa série que também são muito bons.

      Abraços!!

      Excluir
  3. Caraca Matheus, esse post tá incrível!
    Desculpe a demora pra comentar, mas eu só consegui terminar de ler agora, devido a correria do dia.
    E fiquei de cara, vc mandou muuuuito bem mesmo!!! Show
    Parabéns meu amigo. Continue com esse capricho todo =D
    Abração,
    Leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa cara não fala assim não, vai fazer o marmanjo aqui chorar ahuahuahuahuah. Valeu mesmo, fico feliz por isso.

      Abraços!!

      Excluir
  4. Muito bom o post! Achei legal você ter colocado muitas imagens, e ter destacado os personagens e lojas com fotos e tal... acaba estimulando a leitura, ótima ideia!

    Aliás, algumas imagens não estão abrindo aqui... será que é tilte do meu navegador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa valeu Gagá!! Por algum motivo misterioso até a foto do meu perfil sumiu, será que Ys tem a ver com isso? hahaha brincadeiras à parte, pode deixar que as imagens já foram arrumadas.

      Abraços!!

      Excluir
  5. Pow, cara! Mandou bem, nunca joguei esse jogo, comecei a me interessar! Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rodrigo! Eu sempre ouví falar de Ys, mas assim como você eu nunca arranjava um tempo pra jogar. É um jogão, e o que mais gosto nesse jogo além da história são as músicas, fantásticas! Jogue quando puder pois eu garanto que não vai se arrepender.

      Abraços!!

      Excluir
  6. Matheus! Cara me desculpa por não comentar antes, mas rapaz você se superou neste post! Ficou muito legal ver as informações dos inimigos, as dicas...vai ser difícil alguém ficar perdido com essa série de posts. Meus parabéns! =D

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Adinan, fico muito feliz por ter gostado. E nem esquente com o comentário, eu sou o que mais demora pra comentar aqui, mas não é nem porque eu demoro pra ler os posts pois eu leio logo quando vocês postam, mas aí acaba surgindo coisas pra mim fazer aqui e aí esqueço de comentar hauahau.
      Enquanto ao post, apesar de trabalhoso, eu estou gostando muito de fazer. Agora é torcer para que ninguém fique perdido mesmo hauahau.

      Abraços!!

      Excluir
  7. Ai vi esse post procurando sobre o jogo na minha infancia eu joguei muito nao consegui zerar e estou curioso pra saber se voce tem ou terá mais dicas com o jogo...sei que faz um tempo mais só lembrei e tentei ir atras das dicas hoje.abraço e parabens pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fabio! Eu tenho sim mais dicas para dar ao jogo, é que acabei ficando sem tempo para terminar o guia. Em janeiro eu posto as partes finais do guia.

      Abraços!!

      Excluir
  8. parabens ao autor do topico, pensei que só eu no mundo jogava esse jog, e nao sabia nem por onde começar... agradeço desdeja abração vc é o cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí, agora achou mais um que conhece o jogo. E melhor, saiba que a galera que escreve aqui no blog também curte as histórias de Ys. =D

      Abraços e valeu pelo comentário!

      Excluir
  9. Essas imagens ajudam demais. Você explica muito bem. Tens a continuação deste detonado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo! E sobre a continuação, já era para o guia ter acabado há muito tempo, mas acabei ficando ocupado resolvendo uns problemas aqui em casa. Vou fazer o possível para que o post esteja pronto até o fim de janeiro.

      Abraços!!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir