Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Master System 3 Compact com Sonic na memória


Saudações galera!

Antes de mais nada, peço mil desculpas pelo sumiço da equipe do QG Master, infelizmente estamos bem atarefados com os deveres da vida pessoal, então tá bem difícil postar alguma coisa recentemente. Mas o blog não tá abandonado não, de um jeito ou de outro a gente continua firme e forte e postando! =D

Bom, aproveitando o meu post anterior sobre a análise do Mega Drive 3, hoje vou analisar o Master system 3 Compact que comprei esse ano. E o melhor é que o console veio com caixa, manual, poster do Aladdin contendo uma lista de jogos lançados para o console, e Sonic na memória com manual de instruções do jogo. Só ficou faltando o isopor para ficar perfeito!

Enfim, pressione o botão 1 para começar e boa leitura!



O que era bom ficou ainda melhor?

Depois de duas versões lançadas em território brasileiro (a primeira com Super Hang On e Safari Hunt, a segunda com Alex Kidd in Miracle World na memória), a Tec Toy lançou o Master System 3 Compact, conhecido como Master System 2 no restante do mundo. A princípio, essa terceira versão ainda vinha com a nostálgica caixa branca quadriculada e com Alex Kidd na memória, mas versões posteriores como a que eu comprei passaram a vir com a caixa azul e com Sonic the Hedgehog 1 na memória, e em algumas versões acompanhado de outro cartucho como o horrendo 20 em 1. Teve até versão com Hang On e Safari Hunt.

Para maiores informações sobre os tipos de Master System lançados no Brasil, recomendo ler este post que eu escrevi há um ano atrás e que pode ser muito útil caso esteja interessado em comprar um Master System.


O console perdeu bastante do charme nostálgico do Master System anterior, embora ele seja um console muito bonito por seu próprio mérito. O design é totalmente diferente do original, deixando de lado o estilo quadradão, gigante e futurista para adquirir um visual mais descontraído, arredondado e cor grafite. É um visual que foge dos padrões que a SEGA usa em seus consoles, mas ainda assim é muito bonito. Detalhe para o desenho do Sonic no console, que embeleza ainda mais o meu Master 3, e a tampa da entrada de cartuchos que é excelente para proteger o interior do console contra poeira, além de ser muito estilosa!

Assim como as versões Slim de todo console, o Master System 3 sofreu algumas perdas: sumiu o Reset, a entrada para óculos 3D e a saída A/V. Esta última na minha opinião foi o maior pecado cometido pela Tec Toy nesta versão. Para jogar MS 3 Compact, só na TV tubão mesmo. Há tutoriais na internet que ensinam a criar uma saída A/V, mas de qualquer forma foi uma atitude bem infeliz da Tec Toy. Já o corte do reset e da entrada para óculos 3D não prejudicam tanto. São poucos jogos que justificam o investimento em óculos 3D, e felizmente é possível viver sem o botão de reset.


O controle é o mesmo das versões anteriores, o clássico controle quadradinho. É verdade que o botão direcional possui relevos de setas com potencial para causar calos no polegar, especialmente no Jogos de Verão, mas o controle é pequeno, leve e muito preciso, com excelente resposta. Não lembro se o controle machucava minhas mãos depois de longas horas de jogatina na época, mas recentemente zerei Sonic 2 nesse console e não tive do que reclamar. Ah sim, o mesmo problema das versões anteriores de Master System continua aqui: o botão de pause no console e não no controle. Infelizmente essa falha de design da SEGA amaldiçoa todas as versões oficiais do console, sendo resolvida apenas no Master System Super Compact, quando o console virou joystick e o botão de pause ficou ao alcance das mãos do primeiro jogador.

Quanto ao jogo que vem na memória, dispensa apresentações não é mesmo? Sonic the Hedgehog já foi analisado aqui no QG mas não canso de dizer que este é um dos melhores jogos do Master System! Ainda acho Alex Kidd in Miracle World melhor, mas Sonic não fica muito atrás não e é uma boa opção para ser incluído na memória do Master System.

No geral, o Master System 3 tem algumas falhas, mas na época compensava o investimento pois o console ficou ainda mais em conta e com um design bacana que ocupava menos espaço. É claro que a experiência completa do sistema Master System não será encontrada nesta versão, mas vale a pena para quem quer gastar pouco, ocupar menos espaço na estante e simplesmente curtir os melhores jogos da biblioteca do nosso querido 8-bits da SEGA. Mas caso queira curtir TODOS os jogos e faça questão da saída A/V, recomendo pegar os primeiros modelos de Master System.

Quais jogos poderei aproveitar com este console?


Como escrevi anteriormente, esqueça os jogos 3D caso compre o Master System 3 Compact, mas sinceramente não há do que se queixar, afinal são poucos jogos que necessitam dos óculos, e na biblioteca do Master tem jogo muito melhor! De Hang On à Mortal Kombat 2, o Master possui um excelente catálogo de ports de arcade, alguns jogos de PC da época, localizações da Tec Toy e demais clássicos da SEGA!

Até mesmo os games de pistola podem ser jogados neste console, desde que a sua TV permita isso. Ou seja, pode ficar sossegado porque Gangster Town e Rambo III continuam funcionando muito bem no Master System 3 conectado na TV tubão.

Aproveitando, segue o meu TOP 20 de jogos para curtir com o Master System 3:
  1. Turma da Mônica em o Resgate
  2. Phantasy Star
  3. Alex Kidd in Miracle World
  4. Psycho Fox
  5. Mônica no Castelo do Dragão
  6. Castle of Illusion
  7. Jogos de Verão
  8. Hang On
  9. R-Type
  10. Sonic the Hedgehog
  11. Black Belt
  12. Ys
  13. Out Run
  14. Asterix
  15. Sonic the Hedgehog 2 
  16. Shinobi
  17. Aleste
  18. Alex Kidd in Shinobi World
  19. Astro Warrior
  20. Golden Axe Warrior
Pra variar, ficou muito jogo bom de fora. Tem Ninja Gaiden, Spellcaster, After Burner, Psychic World, Land of Illusion, Kenseiden, Vigilante, e muitos outros jogos que merecem atenção e que tornam o console especial e memorável.


E quais jogos eu comprei até agora? No momento, além do Sonic the Hedgehog na memória, tenho na caixa e com manual Mônica no Castelo do Dragão e Nuclear Creature. Em caixa mas sem manual tenho Asterix. Em caixa de locadora tenho Altered Beast, Psycho Fox, Fantasy Zone the Maze e Great Volleyball. Por fim, loose e bem guardados numa nostálgica caixa de sapatos tenho  Jogos de Verão, Fantasy Zone II, Asterix and the Great Rescue, Game Box série Lutas, Game Box série Corridas, Paper Boy, Sonic the Hedgehog 2, Wonder Boy, Astro Warrior e por último mas não menos importante Black Belt! E a coleção continua!





E é isso galera! Quero aproveitar e deixar um recado: se você tiver algum cartucho que não joga mais ou deseja simplesmente vender algum jogo, entre em contato que eu tenho interesse em adquirir mais games do Master System.

Quanto aos próximos posts, devo postar mais uma análise sobre outro console que adquiri recentemente, mais precisamente um certo portátil chinês que todo retrogamer deveria ter. Já devem saber do que eu estou falando! =)

Mas antes disso devo postar alguns master reviews de jogos do Master, faz tempo que não analiso nenhum jogo e ficar só analisando hardware cansa também né? Bom, tenho idéia para o próximo post, mas aproveitem o espaço dos comentários para sugerir mais jogos para análise.

Abraços e até o próximo post!

34 comentários:

  1. Muito bom Adinan ^^

    Cara, a algum tempo atrás eu ganhei um Master System 3 Alex Kidd XD veio alguns jogos junto, coisa e tal. A única coisa que me desagradou mesmo nesse console foi a falta de uma saída AV traseira... só tem RF!

    Aí o resultado é o seguinte: consegui uma caixa pra ele que infelizmente NÃO É A DELE mas serve kkkk (a que eu consegui é a do Sonic, igual a sua), recortei um isopor e fiz duas bases pra encaixar o console dentro dela, vou jogar o Alex Kidd, e depois vou realizar uma rifa no Retroplayers ^^ o prêmio será o videogame

    Claro, eu tenho um Master quadradão, por isso que esse vai para a rifa ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Sabat!

      Realmente a falta de saída AV do Master System 3 é o que estraga esse console, fora isso é muito bom! Preciso arranjar um Master quadradão também, é lindo demais aquele console! Espero encontrar um com caixa e de preferência com o jogo do labirinto na memória.

      Abraços

      Excluir
    2. Ola Adinan A. você ainda tem este master system 3?

      Excluir
  2. Cara ja´tive um com o Alex Kidd na memória nunca cheguei a zerar ele no console só no emulador mas pelo que eu me lembre cheguei a ter o Tazmania e o Kenseiden.Bons tempos desse grande videogame viu fiquei com ele uns 2 anos se não me engano depois ele quebrou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz que pena que o seu console quebrou. =(
      Mas pelo menos teve dois anos felizes com Alex Kidd, Kenseiden e Tazmania, que na minha opinião detona o de Mega facilmente!
      Abraços

      Excluir
  3. Eu tinha o master 3 com sonic na memoria era um console incrivel jogava muito nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um console incrível mesmo, Victor! Só jogão!
      Abraços

      Excluir
    2. Eu tenho um master sustém 3 quem se interessar me chama no ZAP 965534488

      Excluir
  4. Depois de uma semana, cá estou eu vendo o post! hehe
    Aparentemente vc curte as terceiras versões dos consoles, não? Mega Drive 3, Master System 3, ... hehehe!
    Mas sabia que esse de caixa azul e com Sonic na memória é um que eu quero ter na minha coleção de qualquer jeito? Até pq eu acho que dá pra considerar como um item para a coleção de coisas do ouriço, acho que seria bem bacana entrar pro estoque de velharias aqui. Só vai ser difícil achar um completinho por um preço não absurdo.
    As perdas deste console foram grandes mancadas, hein? Quem quiser jogar jogos 3D faz como? Não faz, né? Péssimo! E mais: se quiser resetar o jogo, terá que desligar e ligar? Mas a falta do cabo A/V foi realmente a maior das mancadas, eu jurava que este, por ser mais novo, tinha sim esta entrada. Que sacanagem!
    E eu prefiro Sonic do Master do que Alex Kidd, mesmo que este segundo seja um BAITA jogo (pra não falar um palavrão)! Mas eu sou mais do que suspeito, não? hehehe
    Sobre o Top 20, eu te perdôo por não colocar Phantasy Star em primeiro... mas só desta vez! kkkkkkkk
    Todos os que vc colocou e eu conheço estão entre meus favoritos, são jogos excelentes mesmo. Os que desconheço: Ys, Aleste e Golden Axe Warrior (este último joguei muito pouco, os demais nem cheguei a ver).
    Ahhh, as caixas de sapato pra guardar jogos loose... eu também faço utilização delas até hj! hahaha! Clássico demais!
    Bom, que venha o próximo post sobre jogo e depois o post sobre o Dingoo, este eu quero muito ver. Usei ele muito no feriado pra jogar Mega Man 4 e fui até que longe. Gamer viciado é aquela coisa, né? Vai viajar e leva o raio do videogame junto, é xingado pela galera, não liga e continua jogando! huahuahuahauauhahuahu
    Ótimo post, Adinan!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa valeu Caduco! =D

      Cara se você curte Sonic e coleciona tudo dele, vale a pena pegar este Master 3, vem com um poster com o Sonic sentado na cadeira de diretor e os jogos do sistema, e o Sonic desenhado na carcaça do console é demais! Este que eu comprei não tava muito caro não, veio com caixa e manuais por 60 dilmas, só faltou o isopor pra ficar completo. Felizmente este console não é muito caro, já a primeira e segunda versão são facadas bem maiores!
      Ah rsrsrs se eu colocasse Phantasy Star em primeiro seria muito clichê rsrsrsrs mas de fato o jogo que me faz amar o console é Turma da Mônica/Wonderboy 3. Um clássico imbatível para mim, não tem jogo que chegue perto em nenhum console!
      Em breve lanço o review e o post do Dingoo. Este tá quase pronto, só falta acabamento e em breve tá no ar! Cada dia que passa amo ainda mais meu Dingoo, carrego até pro trampo rsrsrs

      Valeu pela visita, amigo! Abração!

      Excluir
    2. Olá Caduco e demais. Tenho o master system III compact para vender e ainda tenho um cartucho com joguinhos infantis. Está na caixa e funcionando perfeitamente, só a caixinha que não está mt legal. Se interessados, mandem email para inez_arraial@hotmail.com e coloque no object> master system III.Abraços!

      Excluir
  5. Matou a pau o post, Adinan!!
    O Master 3 é o que possuo e consegui usar nas TV's modernas com um certo cabo pra Dvd com entrada Mip. Depois eu explico melhor isso...
    Seu Top 20, eu faria um quase identico, mas talvez tiraria o R-Type, Aleste e o Hang On por não tê-los jogado, e incluiria aí o Kenseiden, Ninja Gaiden e Spellcaster numa ordem bem parecida. Já, já, saí meu próximo post.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rodrigo!

      Cara depois você tem que me explicar esse lance da TV moderna, fiquei interessado!
      E cara que tarefa ingrata criar um TOP 20 hein? Master merece TOP 50, e ainda assim vai ter jogo de fora!

      Abração!

      Excluir
  6. Desde criança nutro certa ANTIPATIA pelo SMS 3, acho que é por ser o modelo que um primo tinha. Pelo menos tiraram o Reset, salvando um monte de jogos de quem era distraído.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKkkkk cara não tinha pensado nisso, mas realmente nos primeiros modelos os botões de Reset e Pause são idênticos. Se o jogador estiver distraído vai se dar mal mesmo.
      Mas viu, o SMS 3 é um console bom, mas a falta de saída AV é um crime mesmo.
      Abraços

      Excluir
  7. Meu primeiro console de videogame foi esse Master III Compact. Até hoje acho que foi o melhor console que tive, foi a era de ouro dos games para mim.
    Na epoca voce comprava, mandava uma carta para a Sega e eles te davam o cartucho do Mortal Kombat 1, MAS NÃO RECEBI O MEU ATÉ HOJE! rs
    Depois tive uma outra versao do master, a portátil! Não sei se vocês ouviram falar dela, mas era um master que ao mesmo tempo era controle, uma coisa a frente do seu tempo visto que hoje o novo wii-u incorporou esse conceito.

    Para bens pelo blog e continuem alimentando-o sempre por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Toninho! Master pra mim foi uma época maravilhosa também! SNES e SMS são os consoles da minha vida, as melhores fases de games para mim estão nesses dois consoles!
      Cara eu não sabia desse lance de ganhar o cartucho do MK, que pena que não recebeu o seu, mancada da Tec Toy hein? A versão portátil é muito legal né? Realmente estava a frente do seu tempo, e é um produto nacional, nem a SEGA japonesa pensou nisso! Já aproveito para recomendar este post onde falo um pouco de cada modelo de Master lançado no Brasil: http://qgmaster.blogspot.com.br/2011/03/qual-master-system-comprar.html

      Valeu, abraços!

      Excluir
  8. Sobre a lista de melhores games: O master tem tantos jogos bons que numa lista de top 10 caberiam uns 50.

    Na minha lista teriamos Battletoads, Taz Mania, The Lucky Dime Caper, Choplifter, The Ninja (um dos jogos mais dificeis que ja joguei), Kung Fu Kid, Mortal Kombat II (mesmo sendo super limitado em relação a outras versoes), Star Wars, Ghouls N' Ghosts, além de todos esses que voce colocou na sua lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com um TOP 50, hehehehe
      E MK 2 é bom sim, ótimo jogo pro Master, o melhor dos 3 lançados...

      Excluir
    2. Cara o Mortal Kombat 2 do Master é uma obra prima! O que eles conseguiram com esse port foi fantástico! E realmente um TOP 50 seria mais justo, e ainda assim falta jogo!
      Abraços

      Excluir
  9. Não sei porque mas essa semana me deu uma vontade duka de jogar master system...Dai fucei, fucei e achei meu Master System 3...Peguei ele, limpei e instalei na tv...Na hora que liguei e começou a tocar a musiquinha do Sonic, cara, juro que juntou lagrimas nos olhos e voltei la para os meus 4-5 anos de idade quando ganhei ele...FOi uma sensação incrivel e agora voltou a vontade de ter mais jogos desse console que pra mim foi muito importante...Eu tinha uma fita que era SUBMARINE ATTACK, ficava horas e horas jogando e cara, era muito dificil ahahaha ... mas um certo dia eu desmontei ela e minha mãe jogou fora achando que estava quebrada =( ...
    O pior é que hoje em dia, voce mostra um console desse para uma criança e eles riem da sua cara, grafico hoje em dia é o mais importante pra eles...mas eles não sabem a essência de um console antigo, não sabem o que e zerar um jogo sem ter um salve ali...por isso que eu digo que meus filhos, começaram pelo meu master...
    Ah uma coisa, meu Mater System 3 ta instalado com um cabo A/V, funciona direitinho.
    To a procura de jogos pra ele, mas vou em busca do Submarine attack =D....Eu tenho um SNES, Play 1 tijolão e o 2...Mas to afim de comprar um portátil agora, queria saber se vocês tem alguma sugestão...Vi um master system portátil azul recente la, alguem ja se aventurou nele???

    ABraços e curti demais esse blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu TonhaO, seja bem vindo e volte mais vezes! =)
      Cara que sensação maravilhosa ligar um console que há anos te deu muitas alegrias né? Rolou uma lágrima aqui também quando o meu Master chegou, parecia que eu tinha comprado um PS3 de tão feliz que eu fiquei!
      Agora cara, esse Submarine Attack era totalmente desconhecido por mim, nem sabia da existência desse jogo, sério mesmo! Testei aqui no emulador e poxa é um jogo muito legal, e difícil pacas! Tomei gameover logo na primeira fase, e na segunda rodada cheguei até o chefão da terceira fase antes do segundo gameover. É uma pena que a sua mãe tenha jogado fora, é um jogo muito bom! Se eu achar no Mercado Livre vou comprar, gostei bastante. Aliás vou fazer um review desse jogo, aguarde! =)
      E você falou uma verdade, é uma pena que hoje em dia a qualidade de um jogo está amarrada aos gráficos. Meus filhos também vão começar com um Atari só para conhecerem o que é jogo de verdade! XD
      Agora, quanto aos portáteis de Master System, o azulzinho tem uns joguinhos legais, é bem melhor que o Handy que vinha com muito lixo, mas se puder investe num Master Super Compact, é sem fio e possui o hardware original e entrada pra cartucho, tô até pensando em pegar um também. Mas se quiser um emulador portátil, vai de Dingoo mesmo, tem bons emuladores de Master System para ele.
      Abraços

      Excluir
  10. Primeiramente parabéns pelo Blog Adinan A.
    Eu sempre quis um Master System III quando era criança, mas a situação $$ não permitia. Acabou que meu irmão comprou um snes com cartucho brinde de "International Super Star Soccer" e uma fita VHS do Zico, acabei esquecendo do Master.
    Esse ano um amigo que tinha um sebo aqui no RJ se mudou para o Japão e me deu caixa de sapato All Star com alguns cartuchos de Master, ai fiquei feliz pra caralh* e resolvi comprar um console no Mercado Livre. Agora estou comprando algumas fitas interessantes e clássicas para fazer uma pequena coleção. O único problema que aconteceu com o Master System III Compact que eu adquirir foi não conseguir jogar jogar os cartuchos de jogos em 3D nele, sem o óculos fica difícil kkkk'. Mas tirando esse pequeno detalhe do 3D eu posso dizer que estou muito empolgado com o System... Grande abraço e o post está ótimo (y)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa obrigado, Iziel, pena que eu não te respondi antes :(
      Mas cara que loco ganhar essa caixa cheia de cartuchos de Master hein? Um tesouro sem dúvidas! E sim, é uma pena que o Master III não rode os jogos em 3D, mas pelo menos são poucos jogos e os grandes sucessos do console nem precisam deste recurso.
      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  11. galera queria muito saber o nome de um jogo que eu jogava no master system III que era um bebê com um porrete na mão que batia em latas de lixo e tal tinha uns inimigos também.. queria muito lembrar o nome desse jogo pois marcou muito minha infância.
    vlw ai e parabéns pelo artigo ! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Kaique! O jogo que você tá falando é o Chuck Rock 2, Son of Chuck. Inclusive o nosso amigo Cyber Woo fez uma matéria dele aqui no QG, um jogão! Eu sou muito mais o primeiro Chuck Rock mas este do bebê é muito bom tb, vale a pena!
      Abraços

      Excluir
  12. Qual o valor atua desta consola. Tenho a Mastersystem III compact. Sou de Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo, André!

      Bom, na época paguei R$ 60,00 nesta consola com caixa e manual. Hoje pelo que andei pesquisando o valor atual no Mercado Livre é em torno de R$ 80,00 à R$ 120,00.

      Abraços

      Excluir
  13. Parabéns pelo blog!! Mas como que não Tem Dragon Maze nessa lista? Era o jogo favorito meu e de meus amigos na época :)

    ResponderExcluir
  14. Obrigado, Mauro! Cara Dragon Maze não é meu jogo top mas chega bem perto, é bem divertido, ainda mais de dupla! Pena que o desafio dele é tenso demais! Mas para a época era o melhor port de Bubble Bobble para consoles, extremamente fiel ao original e com 200 fases.

    Escrevi uma resenha desse jogo neste link: http://qgmaster.blogspot.com.br/2012/12/master-review-bubble-bobble-1988.html

    Não deixe de ler e comentar!
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Primeiro Parabéns pelo Blog
    Eu tenho um master system 3 igual a esse seu com sonic na caixa e com o isopor original e também com o adaptador pra tv, acho que vou vender ele no bom negocio.com.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Faltou os jogos do Donald Duck :3 resto perfeito!

    ResponderExcluir
  17. Vc ainda tem esse conjunto completo? Tem interesse em vender?

    ResponderExcluir